12 de dez de 20213 min

Marina Ernandes compartilha história e destaca como exercícios posturais podem transformar sua saúde

A personal trainer premiada Marina Ernandes, especialista em dores e incômodos posturais, conta dicas essenciais para uma maior qualidade de vida

Dentre as complicações de saúde que se agravaram em decorrência da pandemia, é inegável que a falta de cuidado com nossa postura, a rigidez e o desgaste de articulações estão entre as consequências negativas de um período físico e mentalmente desafiador. A especialista Marina Ernandes trabalha com o incentivo deste autocuidado para além das fórmulas e técnicas que buscam um corpo saudável e reforça a necessidade de profissionais na área quando as lesões se agravam.


 
O aumento do Home Office, o constante uso de aparelhos eletrônicos e a desatenção com nosso corpo destacaram a necessidade de cuidados diários com nossa saúde e bem estar. Eleita a melhor Personal Trainer nos últimos dois anos, vencendo premiações como Top Trainers Awards e Profissional do Ano pela WTTC e Sociedade Brasileira de Personal Trainers, Marina também é campeã brasileira de tango, conquista que alcançou após longos anos afastada com lesões na coluna.


 
“Foram complicações em minha jornada, mas que me fizeram estudar e buscar alternativas para me reinventar, embora pensasse que não poderia mais voltar aos palcos nunca mais.”, conta Marina. “Percebo que as pessoas não têm informação e consciência sobre saúde e longevidade corporal, tanto na área física quanto na emocional. Mesmo em pessoas fisicamente ativas, não existe a cultura do cuidado do corpo para que ele dure até a terceira idade. Nosso corpo é nossa morada, e funciona como uma máquina, que precisa passar por revisões assim como um carro para não dar problema”.


 
“Sei o que as pessoas que têm dores na coluna passam e como pode ser frustrante ter que viver assim. Eu cheguei a acreditar que não teria mais condições de ser a Marina dançarina e atleta de antes nunca mais, engordei, fiquei deprimida. Foi um processo de descoberta na minha vida entender que meu corpo precisava de outro tipo de cuidado e que isso seria uma jornada de paciência. Hoje, isso faz parte do meu propósito, consigo me conectar com quem atendo. Sinto total empatia e quero motivá-las, pois sei o quanto podemos melhorar e o quão valioso é esse tipo de trabalho”.
 

 
As dicas que Marina dá para quem busca entender melhor seu corpo, sua postura e conquistar longevidade corporal são:
 

  • 1- Faça uma avaliação postural para detectar desequilíbrios que podem virar lesões ou problemas posturais no futuro.

  • 2- Alongamentos e exercícios de mobilidade precisam ser feitos com frequência

  • 3- Periodicamente, é importante realizar solturas nas fáscias (tecido conjuntivo que envelopa os músculos)

  • 4- Cuide da ergonomia e posicionamento do corpo enquanto dormimos, trabalhamos, ou em outras atividades que nos façam permanecer por muito tempo em uma posição.

  • 5- Faça pausas, já que o tempo de permanência e a repetitividade são fatores determinantes no aparecimento de lesões e dores no corpo em nosso dia a dia.

  • 6- Cuide dos seus pés! Isso inclui exercícios e os tipos de sapatos que usamos.

  • 7- Se atente a alimentação anti inflamatória. Sim, a dieta pode ter muito a ver com dores no corpo porque podem aumentar as inflamações em tecidos moles e articulações.

  • 8- Beba bastante água e faça massagens corporais. A hidratação do corpo está completamente relacionada com a lubrificação dos tecidos moles e com a rigidez dos mesmos.

  • 9- Use alguns acessórios para se posicionar melhor, como por exemplo no carro, na cadeira do escritório ou na cama para dormir.


 
Para maiores informações, dicas e mais sobre a história de superação de Marina podem ser acessados em seu perfil no Instagram: @marinaernandes2. Em sua página, assim como nos materiais digitais que disponibiliza, ela busca inspirar caminhos possíveis para que todos possam conquistar uma vida mais saudável e mais consciente a partir das potencialidades de se cuidar bem da postura até a mente.