Área gratuita da Campus Party começa hoje em Brasília
- Rodrigo Carvalho
- 19 de jun.
- 5 min de leitura
Proporcionar uma experiência gratuita, interativa e inspiradora que desperte a curiosidade e a criatividade de pessoas de todas as idades. Esta é a proposta da Arena Open, espaço gratuito ao público da Campus Party Brasil 17, que acontece no estádio Mané Garrincha, em Brasília, de 19 a 22 de junho. Realizada em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, a CPBR17 contará com uma programação repleta de oficinas, batalhas de robôs, experiências com inteligência artificial, e-sports e conteúdos sobre ciência, tecnologia e inovação. A área promete atrair desde os apaixonados por tecnologia até aqueles que estão apenas começando a explorar esse universo.
“A área Open é uma porta de entrada para milhares de pessoas que querem entender melhor o universo da tecnologia. É nesse espaço que elas têm a chance de ter o primeiro contato com temas como inteligência artificial, robótica e games de forma prática e acessível. Nosso objetivo é inspirar essas pessoas, mostrar que elas também podem fazer parte desse ecossistema e, no futuro, até se tornarem campuseiros e protagonistas da inovação”, explica Francesco Farruggia, proprietário global da Campus Party.
Um dos destaques da programação é a Campus Kids. Promovida pelo programa Include, do Instituto Campus Party, o espaço realizará três oficinas: Construa seu Pinball Maker, na qual as crianças aprenderão a montar uma máquina de pinball com materiais recicláveis, explorando física, design e sustentabilidade. Outra atividade é Monte seu Robô RabiscoBot, na qual as crianças criarão um robô que desenha enquanto se move – uma mistura de arte, robótica e engenharia. Por fim, Explore o Projetor Sonoro, os participantes entenderão como funciona a acústica e montarão um projetor com materiais simples.
Outra novidade é o Palco What's Next, em formato 180ª, que trará palestras com com nomes como Gabriele Mazzini, idealizador da Lei de IA da União Europeia; Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo; Caito Maia, fundador da Chilli Beans; o professor Gustavo Guanabara, com uma abordagem acessível sobre IA; e o astrônomo Sérgio Sacani, que discutirá a possibilidade de vida fora da Terra. Outros destaques são os painéis com Marcelo Tas,Maíra Donnici, Tiago Mochileiro, Gordox, Muca Muriçoca, Camila Farani, Gabriela Bilá, Bruno Playhard, Carlos Afonso, entre outros.
A CPB17 receberá o maior campeonato de robôs da América Latina. Em parceria com a Robocore, que espera receber mais de mil participantes de diversos estados do Brasil, realizará as batalhas de sumô, futebol, hockey de robôs, além de oficinas e workshops com o objetivo de ensinar ao público da Arena Open, de forma prática, os conceitos básicos e componentes necessários para controlar um braço robótico e seus componentes.
Outra atração que sempre entusiasma os participantes da área gratuita da Campus Party é a Arena de Drones. Para CPBR17, a equipe da DroneLab promete novidades, como o Balão Ecológico, lançado por um drone, euma competição acessível com ranking online.
Para os aficionados por games, o espaço gratuito conta com a Arena Campus Play e o Palco Games, oferecendo não apenas os tradicionais campeonatos de jogos, mas também workshops e palestras sobre temas relacionados ao universo dos jogos eletrônicos.
O Printer Chef também estará na edição deste ano. E com uma novidade. A final nacional será realizada no dia 21 de junho, com os vencedores das edições de Pernambuco e Goiás, juntamente com o campeão do Distrito Federal. Nesta disputa, os participantes deverão elaborar pratos a partir de alimentos produzidos por uma impressora 3D. Outra atração dentro do Printer Chef, é a Missão Printer Chef by Prof. Guanabara, uma mistura de mundo geek com a gastronomia que dará a chance do público ser jurado da grande final da competição.
Confira abaixo mais informações sobre as atividades do espaço:
Arena de Drones
A Arena de Drones promete trazer novidades para a Campus Party Brasil 17. O espaço oferece experiências inéditas ao público de todas as idades, combinando criatividade, interatividade e tecnologia de ponta. Entre os destaques estão o Balão Ecológico, lançado por um drone; o Desafio Drone Lab, uma competição acessível com ranking online; o Garçom Voador, que vai circular com uma bandeja pelo Printer Chef; além de atrações como a I.A. Voadora, controlada por movimentos do corpo, o desafio de Drone ao Alvo, a simulação de Entrega de Emergência e até uma Corrida de Drones Virtual. O espaço ainda contará com workshops de mini drones e palestras com especialistas da comunidade.
Robocore
Uma das atrações mais esperadas da Campus Party Brasil, a Robocore, retorna à 17ª edição do evento com o maior campeonato de batalhas de robôs da América Latina. A programação inclui combates entre robôs de até 27 quilos, partidas de hóquei robótico e sumô, além de oficinas para o público e um espaço interativo para pilotagem de equipamentos.
Palco What’s Next
Em um formato gratuito e acessível a todas as idades, o palco What’s Next traz palestras inspiradoras com nomes de destaque no mercado e ideias que apontam para o futuro. Localizado dentro da Área Open, é o espaço ideal para se conectar com tendências e troca de conhecimentos.
Printer Chef
O “Printer Chef” é um campeonato gastronômico de pratos produzidos a partir de alimentos vegetais, produzidos em impressora 3D. A dinâmica contará com workshop sobre a impressão de alimentos equipamento, para que, na sequência, os competidores produzam seus pratos.
Campus Kids
Voltado para jovens de 12 a 20 anos, o programa social Include oferece oficinas práticas e criativas. Os participantes podem:
Construir seu Pinball Maker: monte uma máquina de pinball com materiais recicláveis, aprendendo sobre física, design e sustentabilidade.
Montar o Robô RabiscoBot: crie um robô que desenha enquanto anda — uma mistura de arte, robótica e engenharia.
Explorar o Projetor Sonoro: entenda o básico de acústica ao montar um projetor com materiais simples.
Crie seu primeiro jogo com inteligência artificial: nesta oficina, as crianças treinarão uma inteligência artificial e programarão interações inteligentes, descobrindo na prática como funciona essa tecnologia do futuro.
Campus Play
A Campus Play traz uma verdadeira arena de entretenimento digital, com campeonatos gratuitos e abertos ao público. Os jogadores poderão se inscrever para disputar modalidades como EA FC, CS2, League of Legends e Free Fire, com etapas classificatórias e finais presenciais ao longo do evento. As disputas começam com classificatórias de EA FC na quinta-feira (19/06), seguem com Free Fire na sexta-feira (20/06), CS2 e LoL no sábado (21/06), e encerram com a final de LoL no domingo (22/06). As equipes campeãs recebem R$ 2 mil, e os vice-campeões levam R$ 500 por modalidade.
Campus Future
Espaço para que estudantes de diversos segmentos acadêmicos apresentem seus projetos ao público da CPBR17. O objetivo deste programa é selecionar e incentivar soluções tecnológicas que sejam inovadoras, criativas e possuam impacto social relevante.
Nossos parceiros
A Campus Party Brasil conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante os cinco dias.
Apoio Institucional: Fundação de Apoia à Pesquisa do Distrito Federal, e Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Parceiro Institucional: Sebrae.
Patrocínio Platinum: Petrobras e Governo Federal.
Patrocínio Gold: 4.events e Serpro.
Patrocínio Silver:, RNP; audienSee.ai; Monster; Brasal (Coca-Cola sem açúcar); Reiko Candies
Realização: Instituto Campus Party e Campus Party Brasil
Parceiros: GigaCandanga e Grupo Jet.
Serviço 17ª Campus Party Brasil
Data e horário: de 19 a 21 de junho, das 10h30 às 20h00, e domingo (22), das 10h30 às 16h.
Local: Arena BRB Mané Garrincha
Ingressos: Link
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há mais de 15 anos.
Comments