top of page

Ópera Mozart e Salieri chega à capital do País em arranjo inédito sobre a Lenda do Envenenamento de Mozart


A ópera Mozart e Salieri (1830), do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908) e com libreto de Aleksandr Sergeevič Pushkin (1799-1837), é um clássico operístico que relata a lenda do envenenamento de Mozart por Antonio Salieri.  Dois estes eternos compositores que tinham estilos iguais de composição e técnica, mas com uma história de aparentes rivalidades.

A lenda que embora infundada inspirou vários artistas ao logo de séculos vai ganhar montagem única e inédita na capital federal. A ópera Mozart e Salieri chega a Brasília com renomada equipe de cantores líricos locais e nacionais. A produção que é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF estará em cartaz em sessões abertas ao público nos dias 10 e 11 de agosto, sempre às 19h, no Teatro do Sesc de Taguatinga (St.B Norte – CBN 12 – Área Especial 2/3 – Taguatinga Norte). Terá ainda sessão fechada no mesmo mês para escolas e gravação que depois será disponibilizada on-line. Tudo gratuito. Não recomendado para menores de 10 anos.

Com direção cênica de Janette Dornellas e regência do maestro Felipe Ayala, a ópera contará no elenco com Roger Vieira, no papel de Mozart, e Philipe Moura, como Salieri. Ainda, com a participação do coro do CMAB – Conservatório de Música e Artes de Brasília. Uma valorização para o coro e equipe local ainda incorporada por dezenas de artistas renomados em funções diretas e indiretas. Mozart e Salieri conta com a produção de Renata Dourado, multiartista e uma das fundadoras da Cia. De Cantores Líricos de Brasília.

Sinopse-  A ópera Mozart e Salieri segue a lenda de que o rival de Mozart e também compositor, Antonio Salieri, teria envenenado Wolfgang Amadeus Mozart por inveja dentro dos bastidores da música. Dentro desta perspectiva, o compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov chega com citações musicais de Requiem e de Don Giovanni no clássico embate trágico. As canções eternas serão rememoradas e interpretadas pelos atores/cantores que serão acompanhados pelo coro CMAB em grande cenário assinado por James Fensterseifer.

Projeto e extensões - A ópera Mozart e Salieri faz parte do projeto nacional “Ópera Nacional do Brasil”, do multiartista Philipe Moura, interprete nesta produção de Salieri. Philipe chega com a proposta de promover a ópera como uma arte acessível, democrática, atual e relevante para o público brasileiro e também para os profissionais e interessados em atuar em óperas.

“ A Ópera Nacional realiza adaptações de grandes obras do repertório operístico mundial com tradução para o português, de forma a tornar o gênero mais próximo da realidade da audiência local, especialmente pensando na formação de novos públicos”, destaca Moura.


Ficha Técnica:

Direção cênica: Janette Dornellas

Produção Renata dourado

Cenários e ilustração: James Fensterseifer

Elenco: Mozart  - Roger Vieira

Salieri - Philipe Moura

Regência: Felipe Ayala

Coro do CMAB - Conservatório de Música e Artes de Brasília

 

Serviço: Ópera Mozart e Salieri chega à capital do País em arranjo inédito sobre a Lenda do Envenenamento de Mozart

Datas: 10 e 11 de agosto

Horário: 19h

Local: Teatro do Sesc de Taguatinga (St.B Norte – CBN 12 – Área Especial 2/3 – Taguatinga Norte)

Terá ainda sessão fechada no mesmo mês para escolas e gravação que depois será disponibilizada on-line

Gratuito

Não recomendado para menores de 10 anos


コメント


bottom of page