Ópera “Réquiem de Mozart” será apresentada na capital do Brasil
Um dos maiores compositores e músicos de toda história, Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) é revivido na capital do País. O Coral do Conservatório de Música e Artes de Brasília (CMAB) e coral Schola Cantorum apresentam em agosto de 2024 o “Réquiem em Ré Menor, K.626”, uma das obras mais conhecidas do compositor. Regência de Felipe Ayala, Orquestra de Câmara da Ópera Nacional do Brasil e grande elenco será apresentada em única sessão no dia 25 de agosto, domingo, às 19h, no Teatro da Escola de Música de Brasília (EMB), na 602 Sul. Gratuito. Livre para todos os públicos.
“Requiem em Ré Menor, K. 626” é uma obra de Mozart composta em 1791 para coro, solistas e orquestra. O texto é baseado na missa de réquiem da liturgia católica romana, uma missa em memória dos mortos (Requiem aeternam - Repouso Eterno). O clássico se tornou ainda maior, já que Mozart morreu durante a composição da peça. Em cena os solistas Renata Dourado (soprano), Janette Dornellas (mezzo-soprano), Roger Vieira (tenor) e Philipe Moura (baixo) dão vida a megaprodução assinada por Renata Dourado. “É uma ópera solene, com um ar misterioso e de suspense. Foi como se Mozart estivesse escrevendo a sua própria missa de morte na época. Temos a honra de trazer essa obra impecável para a Escola de Música de Brasília”, destaca Dourado.
O coral CEMAB apresentou ainda em agosto outro clássico do eterno compósito em Brasília. A ópera “Mozart e Salieri”, foi sucesso de público na capital federal. Do compositor russo Nikolai, a obra é um clássico operístico que relata a lenda do envenenamento de Mozart por Antonio Salieri. Dois estes eternos compositores que tinham estilos iguais de composição e técnica, mas com uma história de aparentes rivalidades. “O sucesso com ““Mozart e Salieri”’ foi o motivo para o Coral do CEMAB preparar e apresentar o “Réquiem de Mozart””, ressalta Dourado.
Ficha Técnica de “Réquiem de Mozart”:
Realização do Coral do CEMAB
Apoio: Ópera Nacional
Corais: CMAB e Schola Cantorum
Solistas: Renata Dourado (soprano), Janette Dornellas (mezzo-soprano), Roger Vieira (tenor) e Philipe Moura (baixo)
Regente: Felipe Ayala
Produção: Renata Dourado
Serviço:
Ópera “Réquiem de Mozart” será apresentada na capital do Brasil
Data: 25 de agosto, domingo
Horário: 19h
Local: Escola de Música de Brasília
Gratuito
Comments