14º Festival Visões Periféricas anuncia os filmes vencedores

O 14º Festival Visões Periféricas anunciou nesta última quarta-feira, dia 31, durante a sessão de encerramento, os filmes vencedores desta edição. A definição dos filmes consagrados nas quatro mostras competitivas aconteceu através da escolha do júri técnico e também pelo júri popular. Além dos filmes premiados em cada uma das mostras, o festival concedeu também o Prêmio de Aquisição Elo Company para o longa-metragem Anastácias e menções honrosas em cada uma das mostras competitivas.
A idealização do festival é de Marcio Blanco e a curadoria desta edição foi assinada por Marcio Blanco, Kamilla Medeiros e Janaína Damaceno. A iniciativa teve patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Números do Festival em 2021:
O Festival Visões Periféricas, que ocorreu entre os dias 24 e 31 de março, foi exibido pela primeira vez on-line para todo o Brasil e de forma gratuita. Foram exibidos 50 filmes distribuídos em 5 mostras, num total de 1137 minutos de exibição de filmes de periferia para todo o Brasil. Ao todo a exibição dos filmes contou mais de 6000 visualizações, atingindo 18 estados do Brasil. Além da exibição de longas, médias e curtas-metragens, o festival realizou 4 debates, 3 oficinas e 1 palestra. O festival foi notícia em mais de 60 veículos de comunicação, distribuídos em sites, programas de rádio e de TV, podcasts e jornais.
Lista dos filmes premiados de 2021:
JÚRI TÉCNICO: MARIA SHU E CALEBE LOPES
⠀
MOSTRA FRONTEIRAS IMAGINÁRIAS:
⠀
Em Reforma
Direção: Diana Coelho. RN. 20 min. 2019
Troféu Mostra Fronteiras Imaginárias
⠀
Brooklin
Direção: Coletivo Cineleblon. MG. 22 min. 2019
Menção Honrosa
Traçados
Direção: Rudyeri Ribeiro. PA. 23 min. 2020
Menção Honrosa para Atriz Tertuliana Lopes.
⠀
Exu Matou um Pássaro