140 horas de dança com o projeto Corpomanifesta


Com uma proposta de compartilhamento e multiplicação de saberes por meio da experiência coletiva de criação de resistência e reação, o projeto CorpoManifesta realizará 140 horas de atividades voltadas à dança na capital

O projeto CorpoManifesta realizará 04 (quatro) residências artísticas conduzidas por diferentes profissionais do Brasil e exterior. Os interessados poderão se inscrever pela internet e vivenciar de perto diferentes metodologias de trabalho. Ao final de cada residência, haverá uma apresentação aberta ao público, estimulando e promovendo a sinergia entre artistas e espectadores.

CorpoManifesta será realizado no Centro de Dança, espaço reaberto em 2018 e situado no coração de Brasília, essa cidade plural, multifacetada, com habitantes oriundos de todas as partes do país. O projeto dialoga com uma cidade planejada para poucos, mas que hoje abraça muitas culturas. O projeto de ocupação fortalece a imagem do Centro de Dança como como aglutinador de ideias e arte, estimulando a livre criação artística e o pensamento crítico.

As residências contarão com uma artista internacional e três artistas brasileiros. Realizá-las sob o prisma da pesquisa coreográfica, sem perder o foco na formação artístico-humana, é um dos objetivos dos artistas que compõem o núcleo criativo deste projeto. Todas possuem larga experiência em Dança e em seus estudos desenvolveram modos particulares de absorver suas heranças e transformá-las em mote criativo, imprimindo originalidade e identidade cultural.

O projeto será dirigido ao público jovem e adulto, com faixa etária a partir de 16 anos. Espera-se atingir professores, artistas e pesquisadores das artes cênicas, além da comunidade em geral, que será convidada a também sentir, provocar e refletir por meio de investigações cênicas diversas.

ARTISTAS

CorpoManifesta contará com profissionais como Daniel Calvet, ex Quasar e Deborah Cia de Dança, fundador do Ateliê do Gesto de Goiânia, Kanzelumuka, fundadora da Nave Gris de São Paulo, a colombiana radicada em Berlim, Martha Hincapie, ex-bailarina da cia de Pina Bausch e diretora da Plataforma Berlim, festival de artes da cena, e Edson Beserra, multiartista das artes cênicas de Brasília, ex Grupo Corpo, Quasar e Deborah Colker Cia de Dança, que também assina a idealização do projeto.

O conceito de Residência Artística é uma das formas mais características de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes e, a partir dos anos 80, consolidou-se em várias cidades da Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão. A residência é uma plataforma para atuação e reflexão sobre práticas artísticas, centrada na necessidade de pensar a produção de forma crítica como geradora de conhecimento.

MÚLTIPLOS CORPOS, MÚLTIPLAS FORÇAS

Por meio das temáticas propostas pelo idealizador Edson Beserra às pessoas coreógrafas convidadas, tanto o público quanto artistas são convidados a refletir e estimular seus pensamentos críticos a respeito de corpos que vem sendo negligenciados durante séculos por uma supremacia branca, elitista: o corpo negro, o feminino, o indígena e o corpo queer.

A primeira residência será com Martha Hincapie, que irá desenvolver um trabalho com os participantes tomando como ponto de partida a sua trilogia "Pensamiento sobre el antropoceno", um ensaio aberto que compartilha sua pesquisa física por meio de um projeto de performance de longa duração. Baseado na influência dos seres humanos sobre o estado atual da natureza e da sociedade e com foco na pesquisa de mitologia, animalidade e progresso, o objetivo do projeto é olhar para o passado e assim ter uma visão do futuro. A pesquisa é dedicada ao grande tema da atual crise existencial e de recursos naturais da humanidade e é investigada através da dança, do movimento e do sensorial, com referências nas culturas ancestrais das Américas.

Para acompanhar a série de residências que compõem o projeto CorpoManifesta, acesse a rede social: @corpomanifesta

Residência artística é resistência, é barricada de corpos, é reação e manifestação. Criar coletivamente com respeito às individualidades e identidades de cada pessoa, pode ser a potencial ferramenta transformadora dos próximos 20 anos de nossa existência.

PROJETO CORPOMANIFESTA

14/02 a 25/02 Residência com Martha Hincapie (Colômbia/Alemanha)


14/03 a 19/03 Residência com Edson Beserra (DF)

04/04 a 09/04 Residência Com Daniel Calvet (RJ/GO)

02/05 a 07/05 Residência com Kanzelumuka (SP)

Local: Centro de Dança de Brasília - St. de Autarquias Norte Q 1 -

Horário das Residências: 18h às 22h segunda a sexta-feira e 14h às 22h aos sábados

No último dia de cada residência haverá apresentação aberta ao público e à comunidade, com entrada franca.

Público- alvo: artistas da cena que se interessam pelo movimento

Inscrições Via Formulário: Clique aqui e faça a sua!

Informações pelo e-mail: corpomanifesta@gmail.com, com o assunto Residência com (Nome da pessoa que irá ministrar).

O projeto é produzido pelo coletivo Composto de Ideias e conta o patrocínio do Fundo De Apoio a Cultura da SECEC-DF.

Posts Relacionados

Ver tudo