2ª edição do Seminário de Arquitetura e Cinema tem inscrições abertas


A Cinema Urbana realizará a 2ª edição do Seminário de Arquitetura e Cinema, onde serão apresentados artigos científicos que divulgam pesquisas relacionadas à essa interseção entre arquitetura, cidades e cinema. O tema desta edição é “Imaginar Mundos Possíveis”. O seminário terá o formato híbrido com sessões presenciais no Espaço Cultural Renato Russo nos dias 16 a 20 de Agosto de 2022. As palestras previstas serão transmitidas online e ao vivo.


O seminário acontece concomitantemente à quarta edição da Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura - Cinema Urbana, que ocupará o Cine Brasília, localizado a 1,5 km do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) e o percurso pode ser feito a pé nas quadras modelo da unidade de vizinhança do projeto de Lucio Costa para Brasília.


As inscrições de artigos estão abertas até o dia 01 de junho, pelo link bit.ly/SeminarioArquiteturaeCinema

Serão recebidos artigos completos (até 4 mil palavras) e o template está disponível no site cinemaurbana.com


Os artigos serão avaliados e selecionados por uma Comissão Científica composta pelos Professores Xico Costa (PPGAU-UFBA), Gustavo Racca (PPG FAU-UFRJ) e Milene Migliano (ESPM-SP) e poderão ser apresentados presencial ou virtualmente. Mas, caso o artigo seja aprovado pelo comitê científico, será necessário que pelo menos um dos autores se inscreva no Seminário. Os artigos são apresentados em espaço que permite exibição de filmes, onde é possível exibir trechos dos filmes relacionados às pesquisas. Neste ano o Seminário terá formato híbrido, o que amplia a possibilidade de participação e debate.


Os artigos serão publicados nos anais do evento. Na primeira edição, os melhores artigos foram publicados em um dossiê temático do Periódico Paranoá - Cadernos de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação da FAU-UnB e fizeram parte do catálogo da Mostra.

O seminário tem o apoio do PPG FAU-UnB e do grupo de pesquisa TOPOS.

Sobre o Cinema Urbana:

Cinema Urbana - Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura já está preparando a sua 4a edição, que vai acontecer em agosto de 2022. A mostra exibe filmes nos gêneros documentário, ficção e experimental nos quais a arquitetura e as cidades são protagonistas.

Mas a cidade não foi sempre o principal cenário e tema dos filmes, desde a origem do cinema? A cidade e a arquitetura foram, não somente inspiração, mas estabeleceram as bases e o suporte para o surgimento do cinema. É possível dizer que um não existe sem o outro!

Entre essas indagações, Cinema Urbana convida todas a explorar, ver, sentir e ouvir sobre cidades, arquiteturas, arquitetos, habitantes de cidades de vários lugares do mundo. Já foram exibidos na Mostra mais de uma centena de filmes de mais de 70 países, com uma programação diversa que conta com palestras, seminários, painéis de debates, homenagens, visitas guiadas e exibições ao ar livre, que são uma verdadeira experiência cinematográfica.


Serviço: Cinema Urbana - Inscrições abertas para 2ª edição do Seminário de Arquitetura e Cinema

Até 1 de junho de 2022

No link bit.ly/SeminarioArquiteturaeCinema

Informações: cinemaurbana.com