top of page

2ª Mostra de Teatro Circuito Cultural tem programação gratuita

No próximo fim de semana o Espaço Cultural Pé Direito recebe, entre os dias 29 de fevereiro (quinta-feira) e 3 de março (domingo), a 2ª Mostra de Teatro Circuito Cultural, que terá quatro espetáculos, todos com entrada gratuita. A mostra é uma iniciativa do Coletivo Truvação de Teatro, idealizada a partir da fusão de artistas da periferia do Distrito Federal. Os ingressos são retirados a partir de uma hora antes do início de cada atração, no local. Todas as sessões têm interpretação em libras e audiodescrição.


A peça que abre a programação, na quinta-feira (29/fevereiro), às 20h é “Isto também passará, antes que eu morra”, da Cia. Víçeras, que reúne quatro mulheres, seus conflitos, memórias e a pluralidade do feminino. O espetáculo traz à cena o efêmero em múltiplas histórias que se confundem e se refratam em uma dramaturgia viva e híbrida em linguagens, seja pela dança que ocupa os lugares da casa, pela projeção que invade a geladeira e o varal, pela interação com outras intérpretes-criadoras que passaram pelo espetáculo e suas mães. Ao se encontrarem no palco e no vídeo, essas mulheres reais e virtuais se tornam espelhos umas das outras, refletem a si mesmas, duplicadas, multiplicadas, mesmo quando sozinhas..


Sexta (1º/março), às 20h, o Coletivo Ubuntu apresenta “Dia de baile”, um espetáculo teatral em processo, cuja pesquisa investiga a cultura do funk, manifestação cultural originada na periferia. A narrativa constrói uma linha temporal sobre a história do funk, que conduz os personagens e o público em uma noite no baile.


Já no sábado (2/março) a programação começa mais cedo, às 15h, com o espetáculo infantil “Equilíbrio exterior”, solo de João Aguiar. Criado para crianças, o espetáculo surge a partir de uma rotina de equilíbrio de objetos. O artista explora a relação com alguns objetos cotidianos de uma forma diferente e joga com seu público através de truques, brincadeiras, música e muita curiosidade. O trabalho tem a intenção de despertar reflexões no público sobre a simplicidade e as possibilidades corporais, virtuosas, entre outras, que podem existir a partir da multiplicação de movimentos e interação com esses objetos. E às 20h o espaço recebe uma sessão extra de “Isto também passará, antes que eu morra”, da Cia. Víçeras.


A atriz Amanda Reis encerra a 2ª edição da mostra no domingo (3/março), com o monólogo “Maria atravessa o tempo”, às 19h. O espetáculo resgata e narra a verdadeira história da independência do Brasil a partir de Maria Felipa, uma guerreira da independência, que tem sua história atravessada por Marias de outros tempos, mas que viveram e vivem lutando pela liberdade.


ProgramaçãoDia 29/02

20h - "Isto também passará, antes que eu morra", Cia. VíÇeras

Dia 01/03

20h - "Dia de baile", Coletivo Ubuntu

Dia 02/02

15h - "Equilíbrio exterior", com João Aguiar

20h - "Isto também passará, antes que eu morra", Cia. VíÇeras

Dia 03/02

19h - "Maria atravessa o tempo", com Amanda Reis


CircuitoO Circuito Cultural foi concebido tendo como ponto de partida a pesquisa em coletividade, descentralização e arte-educação em regiões periféricas do Distrito Federal. O projeto tem como objetivo estreitar diálogos com a população do DF, tendo como princípio a formação de público, criação e apresentação de espetáculos e difusão de saberes artísticos das mais variadas frentes.


Nova operação

À frente da gestão do Espaço Cultural Pé Direito está a Guinada Produções, que atua há 18 anos no setor cultural de Brasília e passa a operar todo o cronograma de atividades do espaço. O projeto de manutenção tem fomento do FAC-DF e inclui temporadas de peças, oficinas de circo, teatro e dança para adultos e crianças.


Serviço2ª Mostra Circuito CulturalDe 29 de fevereiro a 3 de março

No Espaço Pé Direito (Rua 1, Lote 23. Vila Telebrasília)Ingressos gratuitos com retirada 1h antes do início cada apresentação, no local


Comments


bottom of page