2º Motriz Festival de Cinema de Planaltina acontece em outubro

Em outubro, o Complexo Cultural de Planaltina vai virar uma gigante sala de cinema e passarela da diversidade. O espaço cultural será ocupado por corpos e vozes, afetos, danças, esperança, resistência, ousadia e criatividade. Nesta edição, o CineMotriz desponta em apresentar produções nacionais e internacionais inéditas, periféricas e independentes. Exibição de filmes brasileiros, e a grande novidade, a internacionalização do Festival, com apresentação de curta-metragens da América Latina na mostra paralela e um longa-metragem de Luanda - Angola - África em sessão especial de abertura. Em outubro, vão ser realizadas oficinas de formação cineclubista, sessões de cinema e debates nas escolas, rodas de conversa, shows e atrações culturais, e a noite de gala com entrega de troféus e premiação para os escolhidos. Cinema gratuito e aberto a todo público amante do cinema de Planaltina e de todas as quebradas do Distrito Federal. O CineMotriz acontece de 25 a 28 de outubro, no Complexo Cultural Planaltina, com entrada franca e livre.
Programação
25/10 - quarta
16h - Sessão Especial: Esta é a nossa memória
19h30 - Abertura oficial com Gilson Senna
20h - Mostra competitiva – Sessão 1
Festa de abertura
22h - Aggin
22h50 - DJ Sapo
26/10 - quinta
14h - Mostra Paralela – Sessão 1 – Acessível com Linguagem para surdos e ensurdecidos – LSE
16h - Debate com realizadores da Mostra Competitiva – mediação curadoria
19h30 - Abertura com Gilson Senna
20h - Mostra competitiva – Sessão 2
Sarau Motriz
22h - DJ Sapo + Palco aberto
27/10 - sexta
14h - Mostra Paralela – Sessão 2
16h - Debate com realizadores da mostra competitiva – mediação curadoria
19h30 - Abertura com Gilson Senna
20h - Mostra competitiva – Sessão 3 – Acessível com LSE
Sextou no CineMotriz
22h - DJ Sapo
22h30 - Coco de Quebrada
28/10 - sábado
10h - Sessão Especial: Palco de Luta
11h20 - Debate Sessão Especial
com a presença do diretor Iberê Carvalho
14h - Mostra Paralela América Latina
16h - Debate com realizadores da mostra competitiva – mediação curadoria
19h30 - Sessão homenagem à Zózimo Bulbul
19h50 - Cerimônia de Premiação
20h - Exibição dos filmes ganhadores
Festa de Encerramento
21h40 - DJ Rud Boing
22h20 - Prethaís
23h20 - Afoxé Omó Ayó
Sagrada Esperança
Este ano, Motriz é inspirado na Sagrada Esperança, poema e livro escrito pelo primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, referência aos ideais de esperança para o futuro de Angola. Liberdade, identidade, justiça social, resistência, tradições, história, valores e a unidade do povo angolano na luta pela independência são alguns dos temas abordados pelo autor e tocante para o Motriz como janela de exibição da produção cinematográfica de curtas-metragens do país.
Motriz - Festival de Cinema de Planaltina
Nesta 2ª edição, tem por vocação, democratizar o acesso da população planaltinense, em particular, e do Distrito Federal em geral, à produção brasileira contemporânea de curta-metragens. Sensibilizar o olhar e estimular a formação de público e debater temáticas que abordam os corpos ditos periféricos e as próprias lutas de emancipação. Compreender a periferia como centralidade na construção de uma cultura política de ação, reflexão e organização sob a situação de exclusão social, possibilitando a ampla visibilidade das próprias narrativas, que não se limitam à apenas espaço geopolítico enquanto periferias brasileiras, mas também como corpos periféricos em suas diversidades e territorialidades que integram e transformam a sociedade.
Este é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
SERVIÇO
CineMotriz - 2º Festival de Cinema de Planaltina
Quando: 25 a 28 de outubro de 2023
Onde: Complexo Cultural Planaltina
Quanto: Entrada Franca
Programação Completa: cinemotriz.com.br
Redes Sociais: instagram.com/cinemotrizbr/