top of page

2º Motriz Festival de Cinema de Planaltina acontece em outubro


Em outubro, o Complexo Cultural de Planaltina vai virar uma gigante sala de cinema e passarela da diversidade. O espaço cultural será ocupado por corpos e vozes, afetos, danças, esperança, resistência, ousadia e criatividade. Nesta edição, o CineMotriz desponta em apresentar produções nacionais e internacionais inéditas, periféricas e independentes. Exibição de filmes brasileiros, e a grande novidade, a internacionalização do Festival, com apresentação de curta-metragens da América Latina na mostra paralela e um longa-metragem de Luanda - Angola - África em sessão especial de abertura. Em outubro, vão ser realizadas oficinas de formação cineclubista, sessões de cinema e debates nas escolas, rodas de conversa, shows e atrações culturais, e a noite de gala com entrega de troféus e premiação para os escolhidos. Cinema gratuito e aberto a todo público amante do cinema de Planaltina e de todas as quebradas do Distrito Federal. O CineMotriz acontece de 25 a 28 de outubro, no Complexo Cultural Planaltina, com entrada franca e livre.


Programação


25/10 - quarta

16h - Sessão Especial: Esta é a nossa memória

19h30 - Abertura oficial com Gilson Senna

20h - Mostra competitiva – Sessão 1

Festa de abertura

22h - Aggin

22h50 - DJ Sapo


26/10 - quinta

14h - Mostra Paralela – Sessão 1 – Acessível com Linguagem para surdos e ensurdecidos – LSE

16h - Debate com realizadores da Mostra Competitiva – mediação curadoria

19h30 - Abertura com Gilson Senna

20h - Mostra competitiva – Sessão 2

Sarau Motriz

22h - DJ Sapo + Palco aberto


27/10 - sexta

14h - Mostra Paralela – Sessão 2

16h - Debate com realizadores da mostra competitiva – mediação curadoria

19h30 - Abertura com Gilson Senna

20h - Mostra competitiva – Sessão 3 – Acessível com LSE

Sextou no CineMotriz

22h - DJ Sapo

22h30 - Coco de Quebrada


28/10 - sábado

10h - Sessão Especial: Palco de Luta

11h20 - Debate Sessão Especial

com a presença do diretor Iberê Carvalho

14h - Mostra Paralela América Latina

16h - Debate com realizadores da mostra competitiva – mediação curadoria

19h30 - Sessão homenagem à Zózimo Bulbul

19h50 - Cerimônia de Premiação

20h - Exibição dos filmes ganhadores

Festa de Encerramento

21h40 - DJ Rud Boing

22h20 - Prethaís

23h20 - Afoxé Omó Ayó


Sagrada Esperança

Este ano, Motriz é inspirado na Sagrada Esperança, poema e livro escrito pelo primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, referência aos ideais de esperança para o futuro de Angola. Liberdade, identidade, justiça social, resistência, tradições, história, valores e a unidade do povo angolano na luta pela independência são alguns dos temas abordados pelo autor e tocante para o Motriz como janela de exibição da produção cinematográfica de curtas-metragens do país.


Motriz - Festival de Cinema de Planaltina

Nesta 2ª edição, tem por vocação, democratizar o acesso da população planaltinense, em particular, e do Distrito Federal em geral, à produção brasileira contemporânea de curta-metragens. Sensibilizar o olhar e estimular a formação de público e debater temáticas que abordam os corpos ditos periféricos e as próprias lutas de emancipação. Compreender a periferia como centralidade na construção de uma cultura política de ação, reflexão e organização sob a situação de exclusão social, possibilitando a ampla visibilidade das próprias narrativas, que não se limitam à apenas espaço geopolítico enquanto periferias brasileiras, mas também como corpos periféricos em suas diversidades e territorialidades que integram e transformam a sociedade.


Este é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


SERVIÇO

CineMotriz - 2º Festival de Cinema de Planaltina

Quando: 25 a 28 de outubro de 2023

Onde: Complexo Cultural Planaltina

Quanto: Entrada Franca

Programação Completa: cinemotriz.com.br

Redes Sociais: instagram.com/cinemotrizbr/

bottom of page