2º Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado
- Rodrigo Carvalho
- há 7 dias
- 3 min de leitura
A Comissão Organizadora do Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado convida mestres, mestras da tradição, pesquisadores(as), artistas, lideranças comunitárias, estudantes e representantes da sociedade civil a submeterem propostas de trabalhos para apresentação nas Mesas Temáticas do evento, que acontecerá nos dias 2 e 3 de julho, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), da Universidade de Brasília, e no dia 4 de julho, na Câmara Federal, com a entrega da Carta do Cerrado aos parlamentares. As inscrições estão abertas até o próximo dia 15 de junho, através de formulário virtual.
O 2º Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado se integra aos esforços de um plano de ação global da Organização das Nações Unidas – ONU, visando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a construção de um mundo melhor até 2030. Dentre outras metas, os ODS reivindicam a erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e garantia que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Numa ação específica, o Seminário deseja visitar as práticas culturais tradicionais como modelos sustentáveis que visam o envolvimento (em contraposição ao desenvolvimento); valorizar os conhecimentos tradicionais; incentivar parcerias entre saberes populares, academia e poder público; influenciar a criação, manutenção e/ou alteração de políticas públicas; celebrar a diversidade e a resistência dos povos do Cerrado; e debater os ODS com foco nas especificidades dos contextos nacionais, em especial no bioma Cerrado. Ao final, os debates vão subsidiar a Carta do Cerrado, com propostas para ações futuras de preservação cultural e ambiental, a ser entregue em sessão solene na Câmara Federal.
MESAS TEMÁTICAS
O tema geral A Cultura do Cerrado e os ODS: práticas, saberes e sustentabilidade orienta as mesas do 2º Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado. Serão quatro debates. Para a primeira mesa, Tradições do Cerrado, são esperadas contribuições para a preservação e regeneração do bioma, articulando a Agenda 2030 no Brasil com os saberes e compromissos territoriaisde povos e comunidades tradicionais do Cerrado. Em Mulheres do Cerrado, as discussões deverão destacar o papel das mulheres para a construção da identidade, a transmissão de saberes, a saúde coletiva, as questões ambientais e a economia de base comunitária no bioma Cerrado.
A terceira mesa vai destacar O Cerrado como Paisagem Cultural e Ambiental, com um debate sobre tradições artísticas, políticas, estratégias e saberes que se mostram urgentes para a proteção da integridade ecológica e simbólica do bioma. E Diversidade Técnica e Inovação Ecológica pretende abordar a grande variedade de práticas e técnicas dos povos e comunidades tradicionais do Cerrado – plantio, manejo, coleta, gestão de recursos e resíduos, circularidade, entre outros – que devem estar no centro do debate sobre Desenvolvimento Sustentável.
Cada trabalho inscrito pode ter até 06 (seis) autores(as) identificados. Os trabalhos selecionados serão apresentados oralmente nas mesas temáticas, com exposição de até 15 minutos, oferecendo recursos técnicos para exibição de elementos visuais (PPT, vídeo, cartaz, entre outros). Serão oferecidos instrumentos diversos de acessibilidade comunicacional, como intérpretes de LIBRAS, serviços de audiodescrição e elementos textuais em braille.
O 2º Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e conta com as parcerias institucionais do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais- MESPT/UnB; da Diretoria de Difusão Cultural - DDC/UnB; do Decanato de Extensão - DEX/UnB; da Secretaria das Mulheres do Distrito Federal; da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura SCDC/MinC; e da Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Presidência da República - CNODS – Governo Federal.
2º SEMINÁRIO AGENDA 2030 E OS POVOS DO CERRADO
Mesas e debates: 2 e 3 de julho de 2025 - Memorial Darcy Ribeiro - Beijódromo - UnB – Universidade de Brasília
Entrega da Carta do Cerrado: 4 de julho de 2025 – Câmara Federal – Congresso Nacional
Inscrições para trabalhos: https://forms.gle/ucWPi5ZkteYEHGLY6.
Opmerkingen