20º Arte Fato traz a criatividade feminina nas artes e sua importância na política


Arte Fato tem como tema para a próxima edição: “Dia Internacional de Lutas das Mulheres”

O palco será delas. Desde o primeiro programa, o Arte Fato busca a paridade de gênero em sua programação, mas dada a celebração do Dia Internacional de Lutas das Mulheres (8 de março), sua 20ª Edição será exclusivamente dedicada a reforçar a inventividade feminina nas artes e sua potente força nas frentes políticas.

Nas vozes das participantes desta edição, a ser transmitida ao vivo no dia 8 de março, terça-feira, a partir das 20h, pelo canal do Sindicato das Bancárias e dos Bancários de Brasília, serão apresentadas questões contemporâneas acerca de suas lutas por igualdade. Além da transmissão pelo canal do Sindicato, a TV Comunitária também irá veicular o programa em seus canais @tvcomdf no YouTube, Facebook e Instagram.

Na atualidade, são várias as frentes por emancipação de mulheres, em todo o mundo, e que vão além dos feminismos. Em suas pautas, assim como o desafio pela assimilação da igualdade, a eliminação de injustiças, como o racismo e a transfobia.

À pauta também serão acrescidas memórias históricas que fortaleceram o empoderamento de todas, a exemplo da Marcha por Paz, Pão e Terra capitaneada por mulheres russas em 08 de março de 1917, e que precedeu a Revolução de Trabalhadoras e Trabalhadores em outubro do mesmo ano.

Serão convidadas lideranças locais e nacionais de organizações sociais e políticas. Entre elas, mulheres que têm como propósito de luta dar voz e vez aos anseios coletivos de muitas brasileiras.

O Arte Fato trará também artistas da música e das artes cênicas, como a cantora, compositora e poeta Débora Kelly, que iniciou sua carreira profissional em 2013 na Banda SoundFÉ. Com seu projeto autoral, lançado em 2020, a bancária da CAIXA Econômica, já se apresentou no DF, Goiás, São Paulo e Maranhão, em bares, teatros e até hospitais.

Outra atração musical será Kika Ribeiro, cantora e compositora há mais de 10 anos, que já se aventurou pelo rock e reggae, mas se apaixonou pelo samba. Kika já se apresentou em diversos palcos e foi residente do projeto “Samba da Mulher Bonita”, no Cruzeiro Velho.

Das artes cênicas, Letícia Rocha Marques, moradora de Planaltina, se junta à programação do Arte|Fato para apresentar seus trabalhos como cordelista e contadora de histórias. Criadora do ContaLelê, um canal no YouTube, Letícia utiliza este veículo como meio de encantar as pessoas com narrações que mesclam teatralidade e brincadeiras musicais.

Serviço:

Arte Fato, XX Edição

Dia: 8 de março de 2022, terça-feira, às 20h

Transmissão gratuita: www.youtube.com/user/bancariosbsb e @tvcomdf no YouTube, Facebook e Instagram

Tema: “Dia Internacional de Lutas das Mulheres”

Apresentação: Sheila Campos e Murilo Grossi

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos