top of page

2024: Hábitos alimentares saudáveis podem mudar o seu ano

Manter uma alimentação balanceada pode ser mais simples – e saboroso – do que parece. De acordo com especialistas, é possível realizar uma reeducação alimentar com uma dieta equilibrada. Porém, a mudança deve ser gradativa, reformulando a rotina com novos padrões.

 

De acordo com Cintya Bassi, supervisora de nutrição do São Cristóvão Saúde, “hábitos alimentares equilibrados não excluem nenhum alimento. Porém, é importante que 80% das refeições sejam baseadas em alimentos naturais, frescos e saudáveis. Nos 20% restantes, podemos encaixar nossas preferências, seja um chocolate, bolo ou pizza, sempre lembrando de respeitar a saciedade e evitar o exagero”.

 

Principais desafios

Quebrar hábitos exige disciplina e rotina, o que nem sempre é confortável. “Precisa ser uma decisão, pois se quiser contar apenas com a vontade ou motivação para perder peso e ganhar qualidade de vida, as chances de desistência são grandes”, ressalta a especialista. 

Dentre os principais desafios acompanhados por nutricionistas, estão os alimentos processados e industrializados, que além de agradarem ao paladar de muitos, são práticos e de fácil acesso. “Porém, são bastante calóricos e contém muitos ingredientes que prejudicam a saúde”, sinaliza a nutricionista.

 

Com um acompanhamento nutricional, é definido um planejamento alimentar saudável que inclui nutrientes fundamentais ao bem-estar físico e mental, atendendo necessidades individuais e com cronograma personalizado. Consulte uma nutricionista para definir horário de refeições, pausas para lanche, considerando seus intervalos. Assim, sua rotina ficará organizada e sem deficiência de nenhum nutriente, que possa acarretar em outras complicações.

 

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 111 anos em dezembro de 2022. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 18 mil vidas do Plano Odontológico. 

O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.

bottom of page