29ª Expotchê movimenta Brasília com shows, atrações culturais e gastronomia gaúcha


Evento começa dia 3 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a partir das 16h. Edição deste ano promete diversão para todas as idades

De 3 a 12 de junho, Brasília recebe a 29ª Expotchê, maior feira de artigos do sul realizada fora do Rio Grande do Sul. O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), de segunda à sexta, das 16h às 23h; e aos sábados e domingos, das 11h às 23h. Os ingressos custam R$ 25,00 a inteira; e R$12,50 a meia entrada. Todos os dias, na primeira hora, a entrada é franca, e quem estiver pilchado, ou seja, vestido a caráter, com a vestimenta gaúcha, também não paga para entrar.


A feira, realizada anualmente pela Rome Eventos, traz para o brasiliense a experiência de estar mais próximo da cultura e gastronomia gaúcha, conhecendo vinhos, pães, chocolates, embutidos, queijos e outras delícias da região com o clima mais frio do país. Além da possibilidade de compra de artigos de lã e de couro, o público poderá prestigiar shows e atrações culturais regionais. Para este ano, cerca de 250 expositores estarão presentes no evento.


“Para este ano, a programação está super especial, pois será a volta da tradicional Expotchê, depois de dois anos de pandemia. Por isso, nossa campanha para este ano vem com a chamada “Quem tem saudade, vem!", representando a saudade que temos do público e que o público tem do evento”, conta Rômulo Mendonça, diretor da Rome Feiras, promotora da Expotchê.


A Expotchê acontece em Brasília há 27 anos. Em seus dez dias de realização, o evento gera mais de 3.000 empregos diretos e indiretos, e também contrata aproximadamente 40 empresas locais para prestação de serviços.


Fortalecimento da agricultura familiar


Com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo do Governo do Rio Grande do Sul, o público poderá prestigiar estandes com produtos produzidos por pequenos produtores de Agroindústrias e da Agricultura Familiar. Quinze grupos da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul foram selecionados e coordenados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), na ocasião, eles irão proporcionar ao público uma festa de sabores.


Entre os grupos estão: Orgânicos Mariani, Mel Schüller Schwendler, Embutidos Bini, Lácteos Auler, Cachaça Casa Bucco, Casa do Sabor, Cachaça Wille, Vinícola Vista Gaúcha, Agroindústria Agnolin, Queijaria Somacal, Vinícola Baggio, Erva-Mate Amizade, Facas Cuiudo e Cachaçaria Harmonie Schnaps.


Eles trarão queijos temperados, queijos coloniais, parmesão de 6 e de 12 meses, ricota e nata, sucos integrais de uva, laranja, bergamota e abacaxi, sucos de polpas de frutas nativas como guria, pitanga, uvaia além de linguiça colonial, salame colonial, copa italiana, vinhos, espumantes, geleias diversificadas, conservas, chás naturais, biscoitos sem glúten e lactose, cachaça artesanal de alambique, licores, erva mate, cuias, mel, facas, artigos para churrasco, mandolate e própolis.


Os visitantes poderão visitar roteiros turísticos da região, promovidos pela Secretaria de Turismo do Rio Grande Sul, e também prestigiar aulas show com chefs preparando ao vivo pratos da gastronomia típica e a apresentação do Grupo Tholl diariamente no evento.


Programação


Tradicionalmente, a Expotchê conta com o espaço “Tchê Bier", dedicado aos amantes da cerveja e do chopp. Um dos espaços mais cobiçados do evento, terá diariamente apresentações no palco regional, onde o visitante pode passar horas tomando cerveja, batendo papo e experimentando algumas delícias do Sul, como o tradicional choripan.


Na Praça do Vinho, o público da Expotchê poderá degustar ainda os vin