3ª edição online do FICA em Casa (20 anos) apresenta 27 atrações artísticas e 10 oficinas


Festival independente de arte, cultura e lazer chega aos seus 20 anos de realizações e apresenta sua terceira edição em formato 100% online

Fruto da união de agentes culturais, o FICA nasceu em 2003 do desejo de fortalecer a cena cultural do DF, em especial da região do Guará. E mais do que isso, servir de vitrine aberta a todo o DF exibindo a qualidade da produção artística local.

Por suas características democráticas e participativas, o Festival ganhou força e engajamento ao longo dos anos e é abraçado por apaixonados por arte, cultura e lazer. No conceito, está a aplicação das artes como ferramenta de transformação social, atributo que atravessa todas as edições.

Neste sentido, os cinco dias de programação, entre 27/04 e 1º/05, privilegiam criações artístico-culturais pensadas e executadas por pessoas pretas, periféricas e com alguma deficiência, além de mulheres, pais e mães solo, e povos tradicionais, quilombolas e indígenas. E mais, propostas artísticas cujos conceitos alimentam o fazer cultural do DF com inovação e contribuem para a promoção da igualdade sociocultural e acessibilidade.

Para esta edição, serão apresentadas 15 atrações musicais, duas de teatro, duas de circo, três performances, além de três contações de histórias, duas sessões de cinema e 10 oficinas. No campo das artes plásticas, abrigada no site do Festival, internautas poderão visitar uma mostra de artesanato e artes visuais com a participação de artistas do DF, Goiás e Bahia.

A comissão organizadora, responsável pela seleção das atrações dentre as mais de 200 inscritas, chegou a nomes de destaque da cena cultural do DF como Letícia Fialho, Rênio Quintas, Brasília Ska Jazz, Shabdanna Dark, Gabriel Jahbê, Eliana Carneiro, Os Cachorros das Cachorras, Corpus entre mundos, Banda Deus Preto e Mano Dáblio, dentre outros que prometem levar diversão e arte ao público.

Interessados em se aprofundar ou adquirir noções básicas sobre temas relacionados ao fazer artísticos e à produção cultural, podem se inscrever nas 10 oficinas formativas disponíveis. Ministradas por gestores, produtores e artistas, os assuntos apresentados vão desde artesanato sustentável, literatura, artes plásticas, gestão de carreira e elaboração de projetos.

A programação completa está disponível em www.ficafestival.com.br, e poderá ser conferida através do canal oficial em www.youtube.com/c/FICAfestivalGuara

Por fim e de grande importância, o FICA em Casa criou um ambiente virtual para homenagear Retz Core - ficafestival.com.br/retzvive. Falecido em abril de 2021, o ativista, produtor, articulador e agitador cultural guaraense, foi um personagem icônico, que atuou em momentos importantes da história cultural do DF, em especial na cena Rock, e na carreira de bandas locais.

O FICA : Festival de Incentivo à Cultura e Arte será realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio em formato 100% online. Todas as atividades são gratuitas ao público. Em 2020, ainda no início do confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, o festival foi pioneiro, no DF, ao realizar uma edição 100% online e gratuita, formato que agora chega à sua 3ª edição.

Serviço:

FICA: Festival de Incentivo à Cultura e Arte, 20 Anos

Programação: www.ficafestival.com.br

Transmissão: www.youtube.com/c/FICAfestivalGuara

Realização: de 27 de abril a 1º de maio de 2022

Nas redes: Instagram: @ficaemcasafestival; e Facebook: @ficafestivalculturaearte

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações: ficafestivalcontato@gmail.com