top of page

3 receitas de drinks para comemorar o Dia do Cocktail (18)

Sábado (18 de maio) se comemora o Dia Mundial do Cocktail, uma data que merece ser celebrada com um bom drink. A origem do nome “cocktail”, abrasileirada para coquetel, vem do México, quando os locais utilizavam raízes finas e lisas de uma planta com cores que remetiam à da cauda de um galo. No Brasil, o cocktail mais famoso é a caipirinha e no mundo, o drink mais consumido é o clássico Negroni.

 

Para quem não sabe, os cocktails são divididos em três categorias, long drinks, servidos em copos longos e geralmente com sucos de frutas ácidas, refrigerantes, champagne ou água gaseificada e gelo; os shorts drinks, em taças de coquetel e em pequena quantidade; e os hot drinks, bebidas quentes em copos geralmente com alças.

 

Confira uma lista com receitas exclusivas de cocktails de estabelecimentos de Curitiba, cuidadosamente selecionados para celebrar o Dia do Cocktail:

 

Lemí

O Lemí, bar inspirado em restaurantes de tapas espanhóis e izakayas japoneses, é uma das sensações da gastronomia curitibana. Sob o comando do chef Eduardo Richard, ex-participante da edição 2019 do programa Masterchef, o gastrobar tem movimentado a noite da capital paranaense. O drink Catatau é refrescante e marcante, um dos mais pedidos:

Ingredientes:

30 ml Aperol

10 ml suco limão siciliano

45 ml whisky Bourbon

30 ml xarope de tangerina

 

Preparo:

Bater na coqueteleira com bastante gelo, coar para copo alto com gelo, completar com espumante. Decore com um gomo de tangerina.

 

O Lemí Bar fica na Al. Augusto Stelfeld (nº 811), no Centro de Curitiba. A casa funciona de terça a quinta, das 18h30 às 23h30, e nas sextas e sábados, das 18h30 às 00h. Reservas e informações no perfil oficial da casa no Instagram: @lemi.cwb. 

 

Marcondes

 

O Marcondes Cozinha Autoral é um restaurante criativo e com sabores marcantes, destaque para o Menu Confiance, que projetou o Marcondes no cenário gastronômico curitibano e o elegeu como o melhor da cidade no TripAdvisor com frequência.  A receita compartilhada é o delicioso Blood Mary.

Ingredientes:

Suco de tomate temperado (60 ml)

Pimenta preta (2 pitadas)

Vodka Absolut Peppar (60 ml)

Suco de limão siciliano (10 ml)

Molho Tabasco (8 gotas)

Molho inglês (4 gotas)

Sal refinado (3 pitadas)

Gelo‏​     

Preparo:

Em um copo para Bloody Mary, adicione o suco de tomate temperado, a pimenta preta, a vodka Absolut Peppar, o suco de limão siciliano, o molho Tabasco e o molho inglês. Adicione o sal refinado e complete com gelo até preencher o copo. Misture bem todos os ingredientes até a mistura ficar uniforme. Enfeite com uma rodela de limão siciliano e uma pimenta-dedo-de-moça.

 

 

A casa abre de segunda a sábado para jantar, às 18h30, e para almoço de sábado, das 11h30 às 15h30. O Marcondes funciona na R. Recife, 220 – Cabral. Mais informações no perfil oficial do restaurante no Instagram (@marcondesrestaurante). Reservas por WhatsApp (41) 3205-4982. 

 

Miltes Bar

No coração de Curitiba, um novo ponto de encontro para os apreciadores de coquetéis está ganhando destaque. Com foco especial na cachaça, o Milter Bar oferece uma carta completa de drinks com preparo artesanal e autêntico, com destaque para o Chica, uma combinação de cachaça, água de mel orgânico (preparo próprio), suco de maracujá e limão.

Ingredientes:

45ml de amaretto

30ml de gin

30ml de suco de limão siciliano

15ml de Campari

10ml de xarope de maracujá (feito previamente com uma mistura de açúcar orgânico, água e polpa de maracujá, coado para remover as sementes)

 

Preparo:

Na coqueteleira, adicione todos os ingredientes com bastante gelo. Agite vigorosamente.

Coe e sirva em um copo baixo com gelo fresco. Para finalizar, decore com hortelã ou flor.

 

O Miltes Bar funciona na Rua Visconde do Rio Branco (nº 174), com horário de abertura nas terças, quartas, quintas, das 17h às 23h; nas sextas, das 17h às 00h; aos sábados, das 12 às 0h, e aos domingos, das 12h às 23h. Para mais informações, acesse o perfil oficial do bar Instagram: @miltes.cwb.


Comentários


bottom of page