top of page

4ª Edição do Festival Solos Férteis abre inscrições para oficinas gratuitas


Entre os dias 12 e 17 de setembro, o Festival apresenta um recorte expressivo da presença feminina nas áreas do fazer cênico com a apresentação de 17 espetáculos no Teatro da CAIXA Cultural (SBS), à noite, e, à tarde, no Teatro SESC Garagem (913 Sul), local onde ocorrerão debates após cada sessão. Solos Férteis tem como marca, além da diversidade de temas e linguagens sob a ótica feminina, textos autorais.

O festival também promove quatro oficinas gratuitas, entre os dias 13 e 15 de setembro, no Instituto Bíblico (601 Norte), e no IFB - Campus Brasília (610 Norte). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário disponível em: https://bit.ly/Oficinas4SolosFerteis.

Oficina Palhaça a Pina Bausch, ministrada pelas paulistas Bárbara Salomé e Bruna Betito

O encontro entre referências da Palhaçaria e o processo criativo de Pina Bausch por meio da repetição ao esgotamento e da transformação do que é estranho em riso, partindo da inadequação como matéria prima no trabalho da palhaçaria. Durante a oficina, cada participante fará uma travessia por improvisações, comicidade e exercícios práticos, tendo como princípios: escuta, presença e conexão.

Local: IFB - Campus Brasília (610 Norte). De 13 a 15 de setembro, das 9h às 12h.

Oficina Corporeidades Dissidentes e Performatividade Negra, com a carioca Danielle Anatólio e Juliana Pardo, de São Paulo

Nesta oficina, serão trabalhadas expressividades artísticas de matriz africana, como técnicas de teatro negro e das danças ao som do atabaque em sua totalidade: corpo-voz-ritmo, ancestralidade, rito e resistência. Os encontros acontecerão com música ao vivo e abordarão, inclusive, a construção de estruturas rítmicas e vocais tradicionais, explorando ressonadores corporais e ação vocal.

Local: IFB - Campus Brasília (610 Norte). De 13 a 15 de setembro, das 9h às 12h.

Oficina Lab Bambu - Jogo das Formas em Cena, ministrada por Poema Mühlenberg

Uma estrutura em bambu como dispositivo para criação de dramaturgias que emergem do encontro entre forma e corpo. As participantes irão aprender a criar uma estrutura de baixa complexidade, em maquete, e depois construí-la em tamanho real e como explorar possibilidades de interação do corpo com estas formas.

Local: Instituto Bíblico (601 Norte). De 13 a 15 de setembro, das 9h às 12h.

Oficina Em Busca do Segredo da Flor, com Priscilla Duarte, do Teatro Diadokai. Especial para mulheres acima de 60 anos de idade

Esta oficina pretende deslocar o sentido de “flor da idade” para a maturidade da mulher, fase da vida que traz transformações para o feminino, e como a atuação teatral pode ser vivida como prática de cultivo de si. O trabalho também propõe um passo atrás, uma suspensão do cotidiano contemporâneo e um momento de contemplação de si para compartilhar experiências. Como introdução, haverá uma prática coletiva baseada no yoga.

Local: Instituto Bíblico (601 Norte). Dias 14 e 15 de setembro, das 9h às 12h.

O Festival Solos Férteis é uma realização da Tao Filmes e da Cia Yinspiração, com fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF e apoios da CAIXA Cultural Brasília, Governo Federal - União e Reconstrução, SESC DF e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF


Comments


bottom of page