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4 vantagens que explicam o crescimento dos consórcios

No último ano, o número de consorciados bateu um novo recorde, ultrapassando os 10 milhões de usuários, de acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Desde 2014,  o volume de negócios cresceu mais de 43%.

A modalidade se destaca no segmento de veículos leves, com 43,6% dos contratos ativos, também segundo a ABAC. Na sequência, as motocicletas representam 27,9%; imóveis: 16,4%; veículos pesados 7,5% e outros.

De acordo com o especialista Eduardo Rocha, CEO do Klubi, única fintech do Brasil autorizada pelo Banco Central a operar como administradora de consórcios no país, “o consórcio está entre as alternativas mais viáveis para adquirir um bem por conta da facilidade de comprovação de renda, além de não precisar de entrada e não ter juros. A modalidade ultrapassou os 10 milhões de usuários, mas possui um público endereçável de aproximadamente 100 milhões de brasileiros, que podem se interessar tanto pelas categorias de veículos, como também com a de eletroeletrônicos, por exemplo, que hoje representa apenas 2,8% dos contratos registrados pela ABAC”, explica. 

De acordo com Eduardo Rocha, existem pelo menos 4 vantagens que ajudam a explicar o crescimento da adesão aos consórcios no país:

1. Sem taxa de juros

Com a Selic em 11,75% ao ano, os juros altos atrapalham os planos de quem quer adquirir carros, imóveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Mas os consórcios não possuem nenhuma taxa de juros, apenas taxa de administração. “Na verdade, com o consórcio você vai juntar mensalmente o valor e poderá conquistar o crédito antes de pagar todo o montante”, explica Rocha.

2. Menor burocracia para acessar o crédito

A modalidade se destaca por ser menos burocrática que as demais opções de categorias de compra, por eliminar intermediários, como por exemplo, o financiamento, que conta com a participação de instituições financeiras como bancos. “Um consórcio se parece mais com um investimento do que com uma dívida, por isso, a modalidade se torna uma opção mais acessível ao brasileiro e permite, inclusive, que o consumidor faça uma pausa no pagamento de suas mensalidades”, explica Eduardo. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a cada 10 financiamentos, sete são recusados.

3. Não perde dinheiro com a inflação

Um ponto muito importante sobre o consórcio é que ele tem uma correção anual. Isso é essencial para garantir que o crédito seja atualizado e mantenha o seu poder de compra. 

No caso dos automóveis, o reajuste pode ser pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Já no consórcio de imóveis, o indicador mais utilizado é o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). A administradora também pode optar por outros critérios, como o preço sugerido pela montadora ou fabricante. Essa regra é muito utilizada no consórcio de veículos. Nesse caso, o valor do crédito será corrigido sempre que a montadora sugerir um novo preço ao mercado.

4. Transparência e aquisição 100% digital

Fazer um plano de consórcio é muito simples e leva apenas alguns minutos. Uma contratação pode ser feita 100% pelo site ou app e o consorciado pode escolher o valor e o número de parcelas que deseja. Um levantamento da Kantar com usuários do consórcio mostra que o acompanhamento do pós-venda foi o que mais chamou a atenção de 41% dos entrevistados, seguido de atendimento com informações mais claras (40%) e atendimento personalizado (34%), ou seja esses fatores são importantes para aprimorar a relação cliente/administradora de consórcio.

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Sobre o Klubi

O Klubi é a única fintech autorizada pelo Banco Central para operar como administradora de consórcios. O Klubi tem o propósito de inclusão e educação financeira com uma experiência digital, simples, transparente e segura. Fundado por Eduardo Rocha, o Klubi tem o apoio de investidores institucionais relevantes - Igah Ventures, Vivo Ventures e Parallax Ventures - e empreendedores de renome - Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas (99), Guilherme Bonifácio (iFood) e Elie Horn (Cyrela).


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