top of page

5 pontos que você precisa saber para contratar um influenciador

O Brasil é o segundo país do mundo que mais segue influenciadores, cerca de 44,3% dos usuários, de acordo com o Hootsuite. Outro dado importante, apontado pelo Opinion Box, afirma que 86% das pessoas na faixa etária entre 16 e 29 anos seguem algum influenciador nas redes sociais. As marcas acompanham essa tendência e investem cada vez mais no marketing de influência, uma área que, apesar da massificação, ainda não possui legislação própria e o risco na contratação é o mesmo de um profissional liberal. 

A advogada Julyana Neiverth, do escritório Salamacha, Batista, Abagge & Calixto – Advocacia, recomenda dois cuidados primordiais ao contratar um influenciador: o primeiro é verificar as credenciais e a legitimidade desse influenciador e o segundo é buscar formalizar a contratação de maneira escrita, prevendo os direitos e obrigações de ambos no papel. 

“Todo documento firmado entre pessoas capazes, com um objeto lícito, possível e determinado ou determinável e tenha sua forma prescrita e não defesa em lei possui validade jurídica”, afirma Julyana. 

Confira 5 dicas para contratar um influenciador e ter uma campanha de sucesso: 

Pesquise se o influenciador é alinhado a sua marca

Realize uma pesquisa para identificar os candidatos alinhados ao nicho da sua marca. O ideal é elaborar uma lista considerando pessoas que abordam temas relacionados ao produto da empresa. Em seguida, deve-se analisar a consistência e autenticidade do conteúdo produzido. Este processo é crucial para o sucesso da estratégia, a autenticidade da conexão entre o influenciador e seu seguidor é um dos pilares essenciais do marketing de influência. Durante a escolha, é aconselhável analisar as mais diferentes opções, levando em conta não apenas a afinidade temática, mas também fatores como orçamento e a abordagem que cada influenciador utiliza para realizar a publicidade.

 

Estabeleça um briefing 

Para garantir uma colaboração eficaz com os influenciadores, é fundamental estabelecer um briefing claro e completo. Nesse documento, devem-se incluir informações sobre a sua marca, delineamento dos objetivos e KPIs (indicadores de desempenho) específicos da campanha. Também especificar o público-alvo e discutir o conteúdo esperado, seja fotos, vídeos ou posts patrocinados. Isso permite que o influenciador também compreenda as expectativas e crie um conteúdo alinhado com a visão e posicionamento da marca. 

Conheça seu público-alvo  

Compreender o público-alvo de um influenciador digital vai além de analisar o número de seguidores e curtidas em suas postagens. A qualidade da interação e o alinhamento do público com a marca ou nicho são aspectos fundamentais para firmar uma parceria eficaz. Identificar a faixa etária, localização geográfica, gênero e outros dados demográficos ajuda a determinar se o perfil do público coincide com o perfil do consumidor da marca. 

Verifique a autenticidade 

A prática de comprar seguidores falsos por parte de alguns influenciadores é preocupante e distorce a credibilidade das métricas de popularidade nas redes sociais. Essa atitude pode comprometer a autenticidade de campanhas de marketing de influência. Para não correr o risco, é essencial avaliar as métricas, além do número de seguidores, como taxa de engajamento real e veracidade dos comentários. Observar o padrão de crescimento ao longo do tempo, verificar a conta do influenciador e investigar parcerias anteriores. Ao adotar essa seleção de influenciadores, as marcas podem garantir campanhas seguras e parcerias alinhadas aos seus objetivos de marketing de influência. 

Monitore o desempenho 

Após fechar o contrato com o influenciador e dar início a campanha, é essencial manter um monitoramento regular do desempenho da ação. Isso envolve avaliar os KPIs estabelecidos e ajustar estratégias conforme necessário para atingir os objetivos. Além disso, também é recomendado manter uma comunicação constante com o influenciador. É fundamental para assegurar que o conteúdo esteja alinhado com as expectativas e metas. 

Para os que buscam publicidades monitoradas com influenciadores digitais a startup Mundo Mapping oferece um serviço completo de cotações, acordos, permutas e contratação de influenciadores digitais para parcerias e campanhas. A startup realiza uma criteriosa avaliação de cada influenciador cadastrado em busca de parceiros de divulgação com análise no seu desempenho. Por sua vez, as marcas e empresas podem sugerir campanhas após analisar a performance de cada perfil. Após a campanha estabelecida, a plataforma notifica, em tempo real, os avanços e resultados da campanha. 

Com um ano de operação, a Mundo Mapping conta com mais de 8.000 influencers cadastrados, sendo esses de 60 nichos, presentes em 26 estados e 1500 cidades. A startup já contou com grandes marcas como: Jurema Águas Quentes, Palladium Hotel Group, TAAG - Linhas Aéreas de Angola, AssistCard, Wyndham Hotels, GT Foods, Nacional Inn, Destino Bariloche, entre outros, mas vêem se destacando como a mais democrática e completa para pequenas e médias empresas, que querem começar a contratar influenciadores.

 

Sobre a Salamacha Advocacia A Salamacha, Batista, Abagge & Calixto - Advocacia atua há mais de 40 anos com serviços jurídicos no Paraná. Sua equipe conta com mais de 40 integrantes em três grandes áreas: direito civil, trabalhista e tributário. Com sedes em Ponta Grossa, Curitiba e Castro, atende a empresas de médio e grande porte, de âmbito regional e nacional, tendo ainda um grande foco no agro, inclusive na elaboração de projetos de sucessão familiar.

Comments


bottom of page