top of page

9 receitas fáceis de fazer para acompanhar o tradicional churrasco

O churrasco é uma ótima opção para o preparo de uma carne macia, suculenta e saborosa. E, para que a refeição fique completa, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que é importante agregar outros nutrientes. Arroz, mandioca e batata-doce cozidas, batata assada na churrasqueira ou na maionese e as farofas são ótimos exemplos. “Para completar, acrescentar vegetais faz toda a diferença. Saladas de rúcula ou alface, e vinagretes, que podem ter componentes além dos tradicionais cebola e tomate, costumam agradar bastante”, diz.  

Renata ensina que outros itens podem ser preparados na churrasqueira e agregar sabor e variedade nutricional à refeição. “Pimentão recheado, milho na manteiga, berinjela, aspargos e cogumelos assados, e espetinhos de legumes, entre outros, são ótimas opções para variar o consumo dos vegetais e equilibrar os nutrientes ingeridos no churrasco. Inclusive frutas como o abacaxi e a banana com canela ficam muito saborosas quando assadas na grelha”. 

Para o preparo, cortes já prontos para ir direto para assar são muito práticos e saborosos. “Mas é importante se assegurar que o produto tenha boa procedência, tanto do ponto de vista de qualidade microbiológica (de contaminação) quanto do ponto de vista sensorial para que seja uma carne saudável, macia, saborosa e suculenta”, ressalta a especialista.

 

A nutricionista ensina os cuidados que se deve ter na hora da compra. “Geralmente, as melhores carnes para churrasco são embaladas a vácuo. Além de garantir um nível de maturação maior, o que dá mais maciez, permite que você possa conferir a data de validade, procedência e aparência”.

 

Uma série de cortes especiais na linha Oba Reserve, diferenciados pela embalagem, maturação, qualidade e garantia de procedência, está disponível no Oba Hortifruti.

 

Renata ensina 9 receitas fáceis de fazer de acompanhamentos saborosos e nutritivos para o churrasco

 

Espetinho de carne com legumes

1 pimentão amarelo2 cebolas roxas2 tomates pequenosCubos de carne bovinaSumo de 2 limõesSal e pimenta a gosto  

Modo de preparo:  Corte os pimentões em quadrados de 3x3 centímetros. Corte as cebolas e os tomates em rodelas grossas. Tempere os legumes e a carne com sal, limão e pimenta a gosto. Monte os espetinhos em sequência: carne, cebola, tomate, pimentão. Leve para assar com a churrasqueira já bem quente até que a carne fique ao ponto.   

Molho chimichurri caseiro para salada 

10g de salsinha desidratada10g de alho e cebola desidratados5g de pimenta calabresa desidratada200ml de azeite100ml de vinagre de vinho branco5g de cebolinha desidratada5g de louro em pó5g de orégano desidratado 

Modo de preparo:Misture tudo e deixe descansando de um dia para o outro na geladeira antes de servir.   

Molho barbecue caseiro para costela   

1 peça de costela pequena1 cebola ralada2 dentes de alho ralados2 colheres de sopa de açúcar mascavoAzeite para refogar100ml de vinagre de arroz100ml de água2 colheres de sopa de molho inglês2 xícaras de chá de ketchup1 colher de sopa de mostarda amarela2 colheres de sopa de mel1 pitada de páprica picante 1 colher de café de sal  

Modo de preparo:Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o vinagre, o ketchup, o açúcar, a água, a mostarda, o mel e o molho inglês. Misture bem até que tudo incorpore. Tempere com o sal, o cominho e a páprica. Misture novamente. Deixe o molho apurando por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Asse a peça de costela na churrasqueira e passe o molho na carne ainda bem quente.  

Pão de queijos para churrasco

5 pães de leite1 pote de requeijão150g de queijo parmesão150g de queijo muçarela50g de queijo gorgonzola2 colheres de sopa de manteiga  

Modo de preparo:

Derreta a manteiga, rale os queijos e misture tudo até formar uma pasta. Faça cortes nos pães para rechear com o creme de queijos. Asse na churrasqueira até que os queijos derretam, e o pão fique gratinado.  

Espetinho de vegetais

1 pimentão amarelo cortado em cubos1 cenoura média cortada em fatias finas1 batata-doce roxa cortada em cubos de 1cm de espessura2 cebolas médias cortadas em 4 partesEspetinhos de churrasco  

Modo de preparo:

Monte os espetinhos com pimentão amarelo, cenoura, batata-doce e finalize com a cebola. Tempere com azeite e sal, e leve para a churrasqueira até que os vegetais fiquem bem dourados e macios. Sirva para acompanhar carnes fatiadas e arroz branco.  

Discos de abobrinha

1 abobrinha brasileiraSal, azeite e orégano a gosto 

Modo de preparo:

Corte uma abobrinha brasileira em rodelas de 1cm de espessura. Tempere com azeite, sal e orégano a gosto. Leve para a churrasqueira até que os discos de abobrinha fiquem bem dourados. Sirva como acompanhamento de espetinhos de carne ou frango e salada de batata com maionese.  

Batata com alecrim

20 batatas bolinhasRamos de alecrimSal e azeite a gosto

Modo de preparo:

Corte as batatas bolinhas ao meio com a casca. Tempere com alecrim, azeite e sal. Leve para a churrasqueira até que fiquem macias. Sirva com linguiça grelhada, farofa e salada de folhas temperada com vinagrete.   

Cogumelos grelhados

5 cogumelos portobelo1 dente de alho amassado2 colheres de sopa de azeiteSal e pimenta-do-reino a gosto  

Modo de preparo:

Faça uma pasta com o azeite, o sal, a pimenta e o alho amassado. Tempere os cogumelos. Deixe-os com o caule para cima e leve para a churrasqueira até que fiquem dourados. Sirva com arroz temperado e carnes fatiadas.    

Vinagrete de rúcula

1 xícara de chá de cebola cortada em cubos1 xícara de chá de tomate cortado em cubos1/2 xícara de folhas de rúcula cortadas ao meio2 colheres de sopa de cheiro verde fresco picado2 colheres de sopa de azeite50ml de suco de limão50ml de água1 colher de chá de sal  

Modo de preparo:

O ideal é que essa receita seja preparada pelo menos uma hora antes de servir e que fique armazenada em geladeira. 

Misture delicadamente todos os ingredientes. Sirva com salada de folhas, linguiça assada, pães ou torradas.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. 

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha. 

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro. 

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.


Comments


bottom of page