A Arte de Viver as Mudanças é tema de novo curso da Unipaz


Para a psicoterapeuta Juliana Bley, especialista em processos de crises e transições, é possível passar por transformações individuais e coletivas sem colapsar no meio do caminho, mas é preciso se preparar

Um espaço para refletir sobre como vivemos as mudanças, como podemos aprender sobre quem somos a partir delas e como podemos vivê-las com lucidez,” fora da normose, sem se anestesiar”. Essa é a proposta de “A Arte de Viver as Mudanças”, curso on-line, ao vivo, que será facilitado pela psicoterapeuta Juliana Bley, a partir de 9 de março, na Universidade Internacional da Paz (Unipaz), unidade Baixada Santista.


Segundo Juliana, o curso é baseado “numa boa conexão” entre psicologia, neurociências, gestão de mudanças e tradições antigas de sabedoria. Tem como propósito conectar sabedorias ancestrais com os desafios atuais e apoiar os participantes a navegarem suas crises pessoais e coletivas com consciência e autocuidado.


“É um lugar para pessoas buscadoras, em processo de autoconhecimento. Um espaço onde é possível ganhar um olhar mais amplo para si e o mundo e encontrar posições para que suas velas sejam mais favoráveis durante as travessias”, disse Juliana.


Especializada em manejo de crises e transições, Juliana é consultora de processos de mudança de comportamento e cultura junto a grandes empresas do País. Essa experiência permitiu o refinamento de métodos, abordagens e técnicas que apoiam pessoas e grupos a gerenciarem, com saúde e integridade, suas próprias travessias.


“Quando um velho ciclo encerra, uma crise se inicia. Surge um buraco, um vazio. Podemos estar mais preparados, conscientes e resilientes para viver as ondas individuais e as gigantes que estão acontecendo conosco. A pandemia é uma delas, mas há outras, como as mudanças climáticas, o futuro do trabalho. A forma como a gente pensa a carreira está em profunda transformação, assim como as relações afetivas. Temos tendência em encontrar segurança naquilo que é fixo, conhecido”, ressaltou Juliana.


A Arte de Viver as Mudanças é uma síntese de mais de 20 anos de estudos da psicoterapeuta com o tema e sua prática profissional. “A gente começa do macro para o micro, olhando essa grande transição planetária e humanitária, que a gente está vivendo, e vem descendo as camadas para ver onde ela nos afeta”, explicou a psicoterapeuta.


Ainda de acordo com a especialista, haverá vivências individuais, exercícios, e compartilhamento de histórias. A intenção é aproximar os participantes do universo das transformações. “Quando a gente se prepara para lidar com isso, arruma uma pranchinha para navegar nessas ondas gigantes, consegue não se afogar e nem cair na tentação de se agarrar naquilo que não serve mais à vida, ganha mais clareza e discernimento do que estrutura nosso jeito de ser, de qual é o nosso papel.”


O curso será realizado em quatro encontros: 09, 16, 23 e 30/03, sempre às quartas-feiras, das 20 às 22 horas, ao vivo, pelo Zoom. Para se inscrever, basta preencher o formulário: https://forms.gle/TrYdGFZdmFfJCke67, também, disponível nas redes sociais da Unipaz Baixada Santista. Outras informações pelo telefone (13) 98181-3013.