top of page

“A magia dos Pixels: Espelhos Animados da Realidade”, no Cine CCBB Brasília


Sucessos de bilheteria em todo o mundo, as animações da Pixar Studios conquistam adultos e crianças a cada lançamento, marcando gerações e estando na memória das pessoas. Então, nada melhor que reunir os grandes sucessos da Pixar em uma mostra. A Magia dos Pixels: Espelhos Animados da Realidade exibirá 29 filmes em 38 sessões, e ficará em cartaz no Cine CCBB Brasília, até 20 de agosto, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), sendo que as sessões acessíveis são gratuitas.


Na segunda semana de mostra, os destaques são a exibição do vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2018, Viva: A Vida é uma Festa, no dia 27 de julho; e o debate “Como acontece a Magia dos Pixels?”, realizado no dia 28 de julho, com os convidados Cecília Barroso e Lino Meirelles e mediação do curador da mostra, Fabrício Duque. O debate terá como tema o universo das animações, tão populares entre públicos de todas as idades.

A mostra, em cartaz no Cine CCBB Brasília desde 14 de julho, tem em sua curadoria outros grandes sucessos do estúdio, como as sequências de Toy Story, Os Incríveis, Carros, Monstros S.A. e Procurando Nemo.

Programação para o público de todas as idades, os filmes da mostra serão dublados em português. Também serão apresentadas sessões acessíveis, sendo uma com audiodescrição (Toy Story) – para acessibilidade de pessoas cegas; uma com interpretação em Libras (Ratatouille) – para acessibilidade de pessoas surdas; e uma sessão azul (Up: Altas Aventuras) – para o público no espectro (TEA).

Além da exibição dos filmes, a mostra oferece outras atividades gratuitas, como oficinas lúdicas voltadas para o público infantil e uma sessão do filme Wall-E comentada por Eduardo Reginato, também curador do projeto.

A Magia dos Pixels conta ainda com duas sessões ao ar livre, no jardim do CCBB, nos dias 19 e 20 de agosto. Essas sessões, além de gratuitas, serão iniciadas com curtas produzidos em Brasília, em coprodução com a Villa-Lobos Produções.

Depois da temporada no CCBB Brasília, a mostra A Magia dos Pixels: Espelhos Animados da Realidade seguirá para o CCBB RJ, BH e SP.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:


Semana 2

25 de julho – terça-feira

15h – Carros 3 – 102 min – Livre

26 de julho – quarta-feira

15h – Os Incríveis 2 – 118 min – Livre

27 de julho – quinta-feira

15h – Viva: A Vida é uma Festa – 105 min – Livre

28 de julho – sexta-feira

17h – Divertida Mente – 95 min – Livre

Seguido do debate com o tema “Como acontece a Magia dos Pixels?” com Cecília Barroso e Lino Meirelles. Mediação do curador Fabrício Duque. Entrada gratuita no debate.

29 de julho – sábado

14h – Oficina Lúdica para Crianças – 120 min – Livre (Evento gratuito)

17h – Monstros S.A – 92 min – Livre

30 de julho – domingo

15h - Procurando Nemo – 100 min – Livre

Semana 3

01 de agosto – terça-feira

15h – Procurando Dory – 97 min – Livre

02 de agosto – quarta-feira

15h – Universidade Monstros – 104 min – Livre

03 de agosto – quinta-feira

15h – Divertida Mente – 95 min – Livre

04 de agosto – sexta-feira

17h – WALL-E – 98 min – Livre (Sessão gratuita)

Seguido de Sessão Comentada com o curador Eduardo Reginato

05 de agosto – sábado

15h – Valente – 93 min – Livre

06 de agosto – domingo

15h – Vida de Inseto – 95 min – Livre

Semana 4

08 de agosto – terça-feira

10h30 – Sessão Azul: Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre (Sessão gratuita)

15h – Viva: A Vida é uma Festa – 105 min – Livre

09 de agosto – quarta-feira

15h – O Bom Dinossauro – 93 min – Livre

10 de agosto – quinta-feira

15h – WALL-E – 98 min – Livre

11 de agosto – sexta-feira

15h – Monstros S.A – 92 min – Livre

12 de agosto - sábado

15h – Procurando Nemo – 100 min – Livre

17h – Procurando Dory – 97 min – Livre

13 de agosto - domingo

15h – Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre

17h - Os Incríveis – 115 min – Livre

Semana 5

15 de agosto – terça-feira

10h30 – Ratatouille – 111 min – Livre – Intepretação em Libras (Sessão gratuita)

15h – Toy Story – 81 min – Livre – Audiodescrição (Sessão gratuita)

16 de agosto – quarta-feira

15h – Valente – 93 min – Livre

17 de agosto – quinta-feira

15h – Vida de Inseto – 95 min – Livre

18 de agosto – sexta-feira

15h – Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica – 102 min - Livre

19 de agosto - sábado

19h – sessão ao ar livre: Toy Story 4 – 100 min – Livre – Legenda descritiva (Sessão gratuita)

20 de agosto - domingo

19h – sessão ao ar livre: Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre - Legenda descritiva (Sessão gratuita)

Sobre Oficina Lúdica para Crianças

Será oferecida uma experiência de arte onde as crianças participantes serão convidadas e estimuladas a fazerem desenhos e se expressarem tendo como base materiais simples (papel sulfite A4 e giz de cera curto cores variadas). O diferencial está justamente na simplicidade do método (manchas e texturas). Todos os desenhos produzidos poderão ser levados pelas crianças ao final da oficina. Para associar a vivência artística à mostra de cinema da Pixar, personagens diversos (Nemo, Toy Story, Monstros S.A. entre outros) poderão ser usados como tema nos desenhos.

Professores do Instituto de Arte Amilcar Mendes

O I.A.A.M. é um instituto de arte que há 19 anos é casa para crianças e adultos poderem mergulhar no mundo da arte e desenvolver suas capacidades, por meio de um método que abrange diversas técnicas, materiais e professores preparados para dar um atendimento individualizado que proporciona um melhor direcionamento de interesses e objetivos.

Sobre os curadores e convidados

Eduardo Reginato Curador, palestrante sessão comentada, editor catálogo

Diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando cinema e literatura de horror e fantasia. Na televisão foi diretor e roteirista do programa Cinema Mundo (2006) do extinto canal Cine Brasil TV e produtor dos programas (Re)corte Cultural e Arte com Sérgio Britto da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores das mostras Bertrand Blier e a Comédia da Provocação (2017) na Caixa Cultural SP, Mel Brooks – Banzé no Cinema (2020), Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror (2021), Terry Gilliam – O Onírico Anarquista (2022) e Frank Capra (2023) no CCBB, entre outras.

Fabrício Duque

Curador, mediador debate, editor catálogo

Jornalista e pós-graduado em Cinema, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), filiado à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Em 2009 fundou o website Vertentes do Cinema, no qual cobre os principais festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Festival do Rio, Brasília, Mostra de São Paulo, Tiradentes, Gramado, entre outros. Publicou textos nos catálogos das mostras “Stephen King: o medo é seu melhor companheiro”, “Fábrica de Sonhos”, ”Mel Brooks: Banzé no Cinema”, e “Tim Burton”, todas do CCBB, e “Nos Embalos de Uma Parceria”, do MAM-Rio, entre outras. Escreveu artigo-capítulo no livro publicado “Um Porto no Purgatório” sobre o cinema do cineasta maranhense Frederico Machado. Já realizou a curadoria da mostra “Truffaut em 35mm: uma semana de cinefilia” na Cinemateca do MAM-RJ. E das mostras: Semana Vertentes Online; Festival Recine de Cinema de Arquivo; da edição de 30 anos do Curta Cinema; do Festival Estação Virtual 35 Anos; da I Mostra de Cinema de Maricá, durante o período da quarentena, 2020 e 2021, além de participar de debates sobre Ingmar Bergman, na PUC-Rio e no SESC, e outros diretores.

Cecilia Barroso

Debatedora

Jornalista e crítica de cinema. Em 2001 fundou o site Cenas de Cinema, onde é editora e redatora até os dias de hoje. Já fez parte da comissão de seleção do Curta Brasília, da Retrospectiva do Cinema Brasileiro do CineSesc e foi curadora internacional do Filmaê– Festival de Cinema Móvel de Brasília. Participou de júris em festivais e mostras e foi debatedora e mediadora em vários eventos. Ministrou cursos sobre crítica cinematográfica, história do cinema e cineastas. Participou como autora em publicações diversas, como livretos, catálogos e em séries de livros da Abraccine, além das publicações “Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras”, de 1930 a 2018, e “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil”. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), On-line Film Critics Society (OFCS) e foi uma das fundadoras do Elviras — Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Lino Meireles

Debatedor

Lino Meireles é um diretor, produtor, roteirista e crítico audiovisual natural de Brasília. Reúne em sua trajetória seis títulos de curta, média e longa-metragem, entre eles Passeio e Candango: Memórias do Festival. Este último, documentário sobre o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, virou livro e inspirou a primeira enciclopédia digital do país sobre um festival de cinema, a FBCBusca, criada por Meireles e equipe.

Participa de restaurações e digitalizações de obras marcantes para a história cinematográfica brasileira ao lado de nomes de peso da cena artística do país. Em 2019, após anos de um mergulho profundo na história do cinema brasileiro, Lino se juntou a Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha, para restaurar em versão 4K uma das grandes obras do cinema brasileiro, "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

Sinopses

Longas-metragens:

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Onward, 2020, Estados Unidos, 102 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Dan Scanlon.

Em um mundo no qual as criaturas não dependem mais da magia para viver, dois irmãos elfos recebem um cajado de bruxo de seu falecido pai, capaz de trazê-lo de volta à vida. Inexperientes, Ian e Barley não conseguem executar o feitiço e acabam gerando uma criatura sem cabeça.

Toy Story 4 (2019, Estados Unidos, 100 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Josh Cooley.

Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma embarcam em uma viagem com Bonnie e um novo brinquedo chamado Forky. A aventura logo se transforma em uma reunião inesperada quando o ligeiro desvio que Woody faz o leva ao seu amigo há muito perdido, Bo Peep.

Os Incríveis 2 (Incredibles 2, 2018, Estados Unidos, 118 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Brad Bird.

A família Pêra enfrenta novos desafios quando Helena é escolhida para liderar uma campanha para trazer os super-heróis de volta. Enquanto isso, Beto fica em casa cuidando das crianças, incluindo o bebê Zezé, que começa a manifestar seus próprios poderes.

Viva: A Vida é uma Festa (Coco, 2017, Estados Unidos, 105 minutos, Cor, Livre). Dirigido porLee Unkrich, Adrian Molina.

O filme segue a história de Miguel, um menino mexicano que sonha em se tornar um músico famoso, mas sua família proíbe a música. Ele acaba entrando colorida Terra dos Mortos e precisa encontrar um parente falecido para obter a bênção da família.

Carros 3 (Cars 3, 2017, Estados Unidos, 102 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Brian Fee.

Durante mais uma disputa eletrizante nas pistas, o campeão Relâmpago McQueen acelerou demais e acabou perdendo o controle. Agora, após ter capotando várias vezes, o vermelinho terá sua vida alterada para sempre. O acidente foi tão grave que McQueen talvez tenha que se aposentar de vez.

Procurando Dory (Finding Dory, 2016, Estados Unidos, 97 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Andrew Stanton, Angus MacLane.

Um ano após ajudar Marlin a reencontrar seu filho Nemo, Dory relembra sua amada família. Com saudades, decide fazer de tudo para reencontrá-los. Ela acaba esbarrando com amigos do passado e cai nas perigosas mãos dos humanos.

O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur, 2015, Estados Unidos, 93 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Peter Sohn.

Depois que um evento traumático perturba o animado dinossauro Arlo, ele parte em uma jornada notável. No caminho para voltar para casa, ele acaba ganhando um companheiro improvável: um menino humano chamado Spot.

Divertida Mente (Inside Out, 2015, Estados Unidos, 95 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Pete Docter, Ronnie Del Carmen.

Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.

Universidade Monstros (Monsters University, 2013, Estados Unidos, 104 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Dan Scanlon.

Mike e Sulley, alunos promissores da Universidade Monstros, são forçados a se unirem quando sua disputa acirrada pelo posto de aluno mais assustador da turma foge ao controle e eles acabam sendo expulsos da faculdade.

Valente (Brave, 2012, Estados Unidos, 93 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Mark Andrews, Brenda Chapman, Steve Purcell.

Uma aventura de uma jovem chamada Merida, filha do rei Fergus e da rainha Elinor. A princesa desafia as tradições e o destino imposto pela sua mãe. Para mudar o seu futuro, Merida precisa usar suas habilidades de arqueira, enfrentar ferozes criaturas místicas e descobrir a verdadeira valentia.

Carros 2 (Cars 2, 2011, Estados Unidos, 106 minutos, Cor, Livre). Dirigido por John Lasseter, Bradford Lewis.

O astro das corridas, Relâmpago McQueen, e o carro-guincho, Mate, viajam para disputar o primeiro Grand Prix Mundial, que irá revelar o carro mais veloz do planeta. Nessa jornada imperdível, Mate se envolve com um grupo de espionagem e vive grandes aventuras com seus amigos.

Toy Story 3 (2010, Estados Unidos, 103 minutos, Cor, Livre). Dirigido porLee Unkrich.

Andy está prestes a ir para a faculdade e precisa decidir o que fazer com seus brinquedos. Woody, Buzz e seus amigos são doados para uma creche, onde enfrentam novos desafios e fazem novas amizades, mas os pequenos são incontroláveis e Woody e sua turma decidem planejar uma grande fuga.

Up: Altas Aventuras (Up, 2009, Estados Unidos, 96 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Pete Docter, Bob Peterson.

Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, Carl vira ameaça pública. Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo.

WALL- E (Wall-E, 2008, Estados unidos, 98 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Andrew Stanton.

Após poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou a Terra e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que os robôs limpassem em poucos anos. Wall-E é o último destes robôs, até que um dia ele encontra o moderno robô: Eva.

Ratatouille (Ratatouille, 2007, Estados Unidos, 111 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Brad Bird, Jan Pinkava.

Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

Carros (Cars, 2006, Estados Unidos, 117 minutos, Cor, Livre). Dirigido porJohn Lasseter, Joe Ranft.

Ao viajar para a Califórnia, o famoso carro de corridas Relâmpago McQueen se perde e vai parar em Radiator Springs, uma cidadezinha na Rota 66. Ele conhece novos amigos e aprende lições que mudam sua forma de encarar a vida.

Os Incríveis (The Incredibles, 2004, Estados Unidos, 115 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Brad Bird. Depois do governo banir o uso de superpoderes, o maior herói do planeta, o Sr. Incrível, vive de forma pacata com sua família. Apesar de estar feliz com a vida doméstica, o Sr. Incrível sente falta dos tempos de super-herói, e sua grande chance de voltar é quando surge quando um velho inimigo volta a atacar.

Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003, Estados Unidos, 100 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Andrew Stanton, Lee Unkrich.

Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai super protetor, Nemo é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo.


Comments


bottom of page