top of page

A musculação de homens e mulheres deve ser diferente?

Que todos podem se beneficiar da musculação não há dúvidas. Mas será que existem diferenças significativas na maneira com que ela deve ser praticada por homens e mulheres? Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército analisou as particularidades dos dois sexos e deu direcionamentos importantes para a montagem de programas de treinamento.

Utilizando uma base de dados composta por estudos publicados em bibliotecas científicas conceituadas como a Medline e a PubMed, o trabalho identificou diferenças sensíveis na fisiologia e na funcionalidade dos organismos de homens e mulheres.

"Estudos têm demonstrado que a fadiga da musculatura periférica em função do exercício é maior nas mulheres do que nos homens. Em relação à força muscular absoluta, a da mulher média é 63,5% da força do homem. Já em relação à capacidade aeróbica, a diferença em valores absolutos no consumo máximo de oxigênio é de aproximadamente 30%", apontaram os pesquisadores Marcos de Sá Rego Fortes, Runer Augusto Marson e Eduardo Camillo Martinez.

O mesmo trabalho compilou, no entanto, resultados de pesquisas que concluíram que as mulheres respondem de maneira mais acentuada a programas de musculação contínuos com duração a partir de 8 semanas. Segundo a publicação, isso mostra, em resumo, que as diferenças naturais entre os sexos podem ser reduzidas por meio da prática consistente do treinamento físico.

Para o treinador da Smart Fit Bruno Silva, os achados científicos reforçam um elemento para o qual os profissionais de educação física já se atentam há muito tempo: a necessidade de observar as particularidades de cada aluno.

"O que existe é definição de treinamentos pensando na individualidade biológica e na capacidade física daquele momento de cada pessoa (...) Diante disso, se ajusta a carga adequada, a intensidade e os exercícios específicos a serem realizados", afirmou Silva.

O treinador destaca, no entanto, que essas particularidades não devem alterar questões de base da modalidade, como a necessidade de trabalhar o corpo como um todo, evitando, por exemplo, acreditar em mitos como o de que 'os homens devem treinar mais os membros superiores, enquanto o foco das mulheres tem de estar nos inferiores'.

"Os músculos, tanto de membros inferiores quanto de superiores são os mesmos nos homens e nas mulheres e, sendo assim, assim merecem a devida atenção quando se fala de movimento e exercício", alertou, reforçando que o impacto desse trabalho completo vai muito além da estética e é fundamental para ajudar homens e mulheres a serem mais saudáveis e funcionais nas atividades do dia a dia.

Que tal começar o ano com um treino unissex? Confira abaixo e no link do treinador Bruno Silva:

  • Treino com o objetivo de hipertrofia para Intermediários.

  • Treino A intercalado por seguimento, mínimo de execução 4x por semana.

Agachamento com carga – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaSupino com halter – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaAfundo – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaRemada curvada fechada – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaStiff – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaDesenvolvimento aberto – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaElevação pélvica – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaTríceps testa – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaRosca direta com halter – 4x 12 repetições, 1 minuto de pausaAbdominal remador – 3x 15 repetições, 1 minuto de pausa


Sobre o Grupo Smart FitO Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit e Bio Ritmo, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House, além dos produtos digitais Total Pass e Queima Diária. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em setembro de 2023, o número de clientes ativos chegou a mais de 4,4 milhões nas mais de 1300 unidades do grupo. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 15 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.


Posts Relacionados

Ver tudo

Confira a programação do Cine Drive In de 22 a 28/02

PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA DE  22 a 28/02/2024. “MARSHA E O URSO–DIVERSÃO EM DOBRO!” DUBLADO Direção: Artyom Naumov, Vasiko Bedoshvili ELENCO: Mariya Bolshakova ANIMAÇÃO/AVENTURA  – CLASSIFICAÇÃO – LIV

bottom of page