A recuperação do foco e da concentração no pós-pandemia


Mercado pós-pandemia abre espaço para empreendimentos voltados para o foco e para a concentração

O mercado das salas de estudos em Brasília é relativamente recente, mas ganhou notoriedade, principalmente, com a pandemia. Isso porque, apesar de a cidade contar com algumas bibliotecas públicas, muitas estão inativas por força da disseminação da Covid-19. Após o período do isolamento social, com o início do plano de vacinação e a flexibilização das regras de convívio coletivo, diversas pessoas sentiram a necessidade de mudar de ambiente com segurança. Todos vivenciamos um período de dificuldades, inclusive psicológicas, que gerou um forte impacto no nosso desempenho intelectual.

Com a retomada das atividades cotidianas, inúmeros profissionais e estudantes viram a necessidade de investir em espaços que ajudassem na recuperação da concentração e da disciplina. Os servidores públicos que foram colocados em teletrabalho buscaram espaços que mantêm a privacidade em ambientes coletivos. Muitos estudantes que foram forçados a render em casa procuraram salas de estudos, cuja estrutura alia praticidade e desempenho com cabines individuais planejadas.

A “capital dos concursos”, como é conhecida a capital federal, agrega um público diferenciado que busca otimizar sua produtividade nos estudos. Isso se deve, principalmente, à quantidade de concursos públicos realizados na cidade.

Atendendo à crescente demanda de pessoas que buscam reforçar o desempenho nos concursos, as salas de estudos se propõem a manter um local adequado para estimular a disciplina e o foco. Além disso, o ano de 2022 já vem com inúmeras promessas de realização de certames públicos que foram adiados em virtude da pandemia. São dezenas de concursos previstos para o ano. Recentemente, acompanhamos a publicação do tão esperado edital do TJDFT e a autorização para o concurso da PMDF. Há inúmeras outras promessas de publicações de edital para a seleção de servidores, inclusive para o cargo de Policial Penal do DF. Rafaela Reis, sócia da Alcateia – cabines de estudo, conta que a iniciativa de abrir a empresa no início de 2022 está totalmente relacionada à atual necessidade de readaptação dos espaços de trabalho e de estudos.

Rafaela conta que “a pandemia intensificou a busca de profissionais e estudantes por novos espaços. A intenção de investir no aumento de produtividade e reforço da concentração e da disciplina reflete na adoção de padrões modernos de comportamento”.

“As salas de estudos são ambientes que preservam a individualidade, mas fornecem espaços coletivos com conforto e estrutura. A pandemia afastou as pessoas que, cansadas de viverem todos os aspectos da vida dentro do ambiente doméstico, buscam por novas soluções cotidianas”, relatou.

A ordem do dia, agora, é divulgar esse novo estilo de vida: “inauguramos nossa sala na região administrativa do Cruzeiro, que tem um fácil acesso por estar localizada próximo ao Plano Piloto. O bairro, que não conhecia essa nova proposta, acaba de ganhar mais uma alternativa. A Alcateia Cabines de Estudo apresenta uma proposta inovadora no mercado. Idealizada por concurseiros de verdade, foi pensada para aliar tudo o que um estudante precisa em sua rotina com o melhor preço da região e funcionamento 24 horas, todos os dias do ano”.

Um dos destaques da Alcateia é que ela foi projetada com um design moderno, no estilo industrial, e conta com instalações como ampla sala com 30 cabines, copa equipada (micro-ondas, cafeteira, sanduicheira, chaleira elétrica, geladeira de uso comum), banheiro, boa iluminação, circulação de ar e climatização, além de serviços de venda de produtos alimentícios e papelaria.

A dica de Rafaela é que as pessoas estejam receptivas a essa proposta e que conheçam o ambiente e os serviços oferecidos. “São muitos turnos e muitas possibilidades de melhorar o seu estilo de vida”, afirma.

Outra novidade é que não só os concurseiros são bem-vindos! A proposta é oferecida para quem realiza teletrabalho, busca estudar para vestibulares, cursos de pós-graduação e profissionais de setores que exigem constante aprimoramento.

SERVIÇO: Alcateia – cabines de estudo Ed. Centro Comercial Cruzeiro, sala 325 – Cruzeiro Velho Brasília/DF Instagram: @cabinesalcateia https://alcateiacabines.com.br/