top of page

A revolução no home office: Neuroarquitetura eleva o bem-estar e a produtividade


A Neuroarquitetura, uma disciplina em crescimento que combina os princípios da neurociência com o design arquitetônico, está se destacando como um recurso essencial para otimizar o ambiente de trabalho em casa. Com a ascensão do home office, essa abordagem oferece um novo horizonte para melhorar a produtividade e o bem-estar dos profissionais que agora passam mais tempo em casa.


O termo Neuroarquitetura nada mais é do que a interseção da neurociência com a arquitetura e o design de interiores. Ela se baseia na compreensão de como o ambiente físico afeta nosso cérebro e nossas emoções. Ao aplicar os princípios da Neuroarquitetura ao design de espaços de trabalho em casa, é possível criar ambientes que promovem o foco, a criatividade e o equilíbrio emocional.


As arquitetas brasilienses Ana Luisa Zinato e Juliana Oliveira trouxeram a neuroarquitetura dentro do home office em um dos 49 ambientes do CASACOR Brasília 2023. O STUDIO ATOS, um espaço exclusivo da OLZI ARQUITETURA, presta homenagem ao estilo brasileiro, revisitando a história do design nacional e celebrando a autenticidade cultural do nosso país. Segundo as responsáveis, o espaço é uma harmoniosa fusão entre a elegância do passado e a sofisticação do design contemporâneo.

“O ambiente home office convida os visitantes a explorar uma jornada através do tempo entrelaçada com toques de inovação, resgatando peças de antiquário de valor histórico criadas por designers icônicos, como Sergio Rodrigues, Percival Lafer e Jorge Zalszupin”, explica Ana Luisa.


Segundo Juliana Oliveira, a metragem de 45m² do espaço, abriga a essência da cultura brasileira, com o teto de muxarabi em madeira que remete à tradição e artesanato. “A paleta de cores, destacando a elegância do preto e a autenticidade de elementos naturais como pedra e couro, se une para criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada. A iluminação minuciosamente planejada realça cada detalhe do ambiente, estimulando o bem-estar e a criatividade durante o trabalho”, reforça.


Três etapas


As arquitetas explicam que dentro da neuroarquitetura a criação de um projeto deve passar por três etapas: a biofilia, que consiste na conexão da natureza com o ser humano, seja por meio de plantas ou objetos naturais; a experiência do usuário (em inglês, user experience), que consiste em gravar, de forma positiva, um determinado ambiente na memória do usuário; e a neurociência das cores, que determina como o cérebro se comporta diante de informações captadas visualmente.


“Na Neuroarquitetura, os espaços de trabalho são cuidadosamente planejados levando em consideração a natureza das atividades a serem realizadas em cada área. Isso é feito de modo a influenciar e potencializar positivamente as ações dos indivíduos. Estudos indicam que o cérebro humano reage de maneira distinta ao perceber cores quentes e frias. Enquanto as cores quentes estimulam as áreas relacionadas às emoções e ao instinto, as cores frias ativam o lado mais racional e intelectual do cérebro”, explica a arquiteta Ana Luisa.


Dicas para transformar o seu espaço


Para auxiliar na transformação do seu lar, as especialistas Ana Luisa Zinato e Juliana Oliveira separaram cinco dicas para trazer a Neuroarquitetura para o seu Home Office:


Luz Natural e Espaços Abertos: A exposição à luz natural e espaços abertos promove a produtividade, melhora o humor e ajuda a regular o ritmo circadiano. Janelas amplas e áreas de trabalho bem iluminadas são fundamentais.


Cores e Elementos Naturais: Cores suaves e elementos naturais, como madeira e plantas, criam um ambiente calmo e inspirador, reduzindo o estresse e aumentando a criatividade.


Ergonomia Personalizada: Móveis ergonômicos adaptados às necessidades individuais promovem o conforto e previnem problemas de saúde relacionados ao trabalho, como dores nas costas.


Espaços Multifuncionais: Projetar espaços que possam acomodar várias atividades, como trabalho, exercício e relaxamento, estimula a flexibilidade e o equilíbrio.


Redução de Distrações: Soluções de design que minimizam distrações visuais e sonoras são essenciais para manter a concentração e a eficácia no trabalho.


Serviço:

CASA COR BRASÍLIA 2023

Onde: Studio Atos, Arena BRB Mané Garrincha.

Data: 1º de setembro a 5 de novembro

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h.

Commentaires


bottom of page