ABPIP premiará instituições com estudos e tecnologias inovadoras no setor de petróleo e gás natural



A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) acaba de lançar o edital para o Prêmio ABPIP Inova, que visa reconhecer os esforços de Instituições de Ensino Superior (IES) em contribuir na disseminação de estudos e tecnologias com foco na inovação no setor de petróleo e gás natural. As inscrições serão abertas no dia 15 de fevereiro, seguirão até 15 de março e poderão ser feitas gratuitamente por meio de link que será disponibilizado no site e nas redes sociais da associação. Podem participar IES nacionais ou estrangeiras.

Segundo Anabal Santos Jr., Secretário Executivo da ABPIP, o prêmio possibilitará a apresentação de contribuições e projetos que estejam relacionados ao desenvolvimento de inovação na cadeia produtiva de petróleo e gás. “Os trabalhos serão analisados pelos membros do Comitê de Inovação e Relacionamento com a Academia (CIRA), formado por representantes das empresas associadas e membros da Secretaria Executiva da Associação”, explicou.

O Prêmio ABPIP Inova vai explorar o conhecimento científico e tecnológico associado ao resultado gerado, de modo a avaliar o impacto dos estudos e soluções inovadoras desenvolvidos pelas IES participantes para melhorias da indústria de óleo e gás. Para tanto, os inscritos poderão eleger um dos temas relacionados aos pleitos defendidos pela Associação que, segundo Santos Jr., são de extrema importância para a exploração e produção de campos de petróleo e gás natural:

§ Revitalização de Campos Maduros de Exploração e Produção;

§ Dados técnicos disponibilizados pelo BDEP/ANP;

§ Fomento à Indústria de Bens e Serviços;

§ Exploração de Recursos Não Convencionais no Brasil;

§ Licenciamento ambiental no Brasil;

§ Os hidrocarbonetos e a transição energética;

§ REATE;

§ PROMAR;

§ Novo Mercado de Gás;

§ Utilização de ferramentas BI para Gestão de Processos na ANP.

Após realizadas as inscrições, as instituições participantes terão até o dia 11 de novembro de 2022 para apresentar seus trabalhos e informações. O resultado será divulgado no dia 30 de novembro de 2022. As instituições que conquistarem a primeira e segunda colocação no prêmio vão receber uma placa, certificados e uma visita técnica às instalações de uma das empresas associadas da ABPIP. A vencedora poderá, ainda, indicar um aluno para fazer um estágio de seis meses na ABPIP ou em uma empresa associada.