top of page

Abrasce: 1.376 marcas inauguram novas lojas em shoppings de todo o Brasil

Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.376 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no terceiro trimestre de 2023. Esse montante representa um aumento de 20,3% no total de marcas inauguradas em comparação com o 2° trimestre de 2023 (1.143). No 1T23, esse número chegou a 831 marcas. 

De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram entre julho e setembro, foram: Alimentação e Bebidas (26%), seguido por Vestuário (20%), Perfumaria e Cosméticos (6%), Acessórios (5%), Entretenimento (5%), Calçados (4%), Serviços Estéticos (4%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (3%), Telefonia e Acessórios (3%), Relojoaria e Joalheria (3%), Artigos Esportivos (2%) e Óticas (2%). 

A seguir estão as 10 primeiras colocadas, entre as 1.376 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 3T23, que mais inauguraram novas unidades entre todos os segmentos mapeados: 1ª - Fini (Alimentação e Bebidas), 2ª - Milky Moo (Alimentação e Bebidas), 3ª - Natura (Perfumaria e Cosméticos), 4ª - Vivara / Life by Vivara (Relojoaria e Joalheria), 5ª - Kekala Custom Picolé (Alimentação e Bebidas), 6ª - Reebok (Artigos Esportivos), 7ª - Bagaggio (Artigos de viagens), 8ª - Crocs (Calçados), 9ª - Lupo / Lupo Sports (Vestuário) e 10ª - MBOX (Artigos para o Lar, Decoração e Presentes), Touti Cosmetics (Perfumaria e Cosméticos) e Live! (Vestuário). Vale destacar que as marcas Reebok, Bagaggio, Crocs, Lupo / Lupo Sports e MBOX, estrearam no ranking das top 10 que mais inauguraram novas lojas no setor de shopping centers. 


 

Destaques por segmento – Entre as 1.376 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 3T23, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em pelo menos mais de uma região. 

O segmento de Alimentação e Bebidas alcançou a 1ª colocação, com 26% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 360 marcas diferentes foram identificadas, e, dentre elas, as franquias representaram a grande maioria. Entre os destaques, estão: Fini, Milky Moo, Kekala Custom Picolé, Ice Cream Roll, Nutty Bavarian, t.donuts , Capitão Donuts, Kopenhagen, Go Coffee, Divino Fogão, Cosechas, Outback e Popeyes. 

O segmento de Vestuário ocupou a 2ª colocação, com 20% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 268 marcas distintas foram mapeadas e, entre as que mais se destacaram neste trimestre, são: Lupo / Lupo Sports, Live!, Farm, Criatiff, Lofty Style, Caedu, Carter's e Youcom. 

Marcas estreantes: Além das marcas que mais inauguraram no setor, novas empresas passaram a atuar em shopping center, e com isso foram destaque no terceiro trimestre de 2023. As marcas abaixo foram escolhidas, por se tratarem de um lançamento de mercado ou por terem sua estreia anunciada no setor de shopping center: Grão de Gente (Brinquedos e Artigos Infantis), uma marca digital que abriu sua primeira loja física em shopping neste ano, e Oriba (Vestuário), conhecida por sua abordagem sustentável e que já anunciou plano de expansão nos empreendimentos para 2024. 

"É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e atraídas por um ambiente em constante evolução. Os shoppings são, atualmente, grandes plataformas de viver, somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras, e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos", finaliza Glauco Humai, presidente da Abrasce, que avalia que a evolução no modelo de negócios dos shoppings incrementa novas opções de lazer, entretenimento e serviços, atraindo mais visitantes e proporcionando às marcas mais motivação para expandirem seus negócios nos empreendimentos.

Posts Relacionados

Ver tudo

Especialista explica sobre holding familiar

Holding familiar é uma empresa que possui participação acionária significativa em outras empresas, geralmente com o objetivo de administrar e controlar o patrimônio familiar, bem como facilitar a suce

bottom of page