Afro em Movimento promove ciclo Painéis Aquilombar


O projeto Afro em Movimento segue para sua segunda etapa de ação no mês de julho, com o ciclo Painéis Aquilombar, espaço seguro para debater temas relevantes à população negra do DF, com o objetivo de entender cenários presentes e esboçar perspectivas de futuro positivo.

A construção de quilombos foi uma prática de resistência e sobrevivência da população negra desde a época da escravização. E tais espaços eram formatados de forma a se constituírem como ambientes de segurança emocional e social para a população negra que o habitava, numa busca de reconstrução do território de onde haviam sido arrancados.

“O aquilombamento segue sendo uma estratégia de sobrevivência para a população negra, quer seja na conformação geográfico-cultural das periferias, quer seja na construção de espaços que conectam e aglutinam pessoas negras, a partir e para o fortalecimento de sua negritude, em espaços físicos e virtuais”, explica Leandro de Carvalho, coordenador dos Painéis Aquilombar.

Os Painéis Aquilombar trarão à discussão nove temas, divididos em 3 eixos, em formato de mesa de debate, realizados no Copa Network, com entrada gratuita mediante inscrição prévia pelo Sympla:

Diáspora - Contemplando tema que levem à uma reflexão sobre a chegada do negro no Brasil, os links entre o Brasil e a África e as contribuições do negro para a construção do Brasil enquanto nação.

Resiliência - A grosso modo, resiliência é a capacidade de se adaptar às situações difíceis. No eixo resiliência trataremos exatamente disso, das (sobre)vivências e aspectos pertinentes às ferramentas e estratégias de sobrevivência do negro em um país onde o racismo está instalado no cerne da estruturação da sociedade.

Afeto – É urgente pensarmos uma sociedade plenamente justa onde o afeto esteja inserido. Conceber uma humanidade em que sejamos capazes de, individual e coletivamente, nos afetar com o que atinge outras pessoas. O afeto e como ele nos toca, em sua dimensão individual e coletiva, serão o norte deste eixo.

O projeto Afro em Movimento tem realização do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade (@institutojanelasdaarte), e fomento da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (@sejus_df). Durante o primeiro semestre, promoveu ciclo com 11 cursos de capacitação para empreendedores negros que se encerra agora. O projeto inclui também palestras, lives, painéis, feira de empreendedorismo afro e apresentações artísticas, afim de não somente combater o racismo, mas desenvolver mais e mais uma consciência antirrascista em nossa sociedade.

Programação Painéis Aquilombar

Eixo Diáspora

05/07 - O Brasil é uma pequena África?

A diáspora africana e a presença negra no Brasil.

Quem é negro no Brasil?

O que difere o Brasil de outros países destino de negros da diáspora africana?

O que seria do Brasil sem o povo negro?

Painelistas - Dalila Negreiros e Wanderson Flor do Nascimento

Moderador – Leandro de Carvalho

06/07 - Não só negro, brasileiro.

Pessoas negras no Brasil e o Estado.