Aliadas da beleza: Conheça as frutas que ajudam nos cuidados da pele e dos cabelos


Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, o morango e o mamão são algumas das frutas importantes que auxiliam na beleza da pele, cabelo e, até mesmo, das unhas

Os cuidados com a pele vão muito além do skincare. Uma alimentação saudável com alimentos ricos em antioxidantes é o principal passo para tratar da pele de dentro para fora, deixando-a com um aspecto iluminado e uma textura macia, como é o caso das frutas que são fontes de vitamina A: “O mamão, o morango, a manga e o melão, por exemplo, favorecem a ação da elastina, auxiliando na diminuição da flacidez”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.


Com a chegada do inverno, a pele começa a ficar um pouco mais seca e sem hidratação. Pensando nisso, a nutricionista explica que, ao incluir essas frutas na alimentação e bebendo bastante água, todos os dias, elas podem garantir efeitos terapêuticos em várias desordens de pele, reduzindo, assim, a produção das glândulas subáreas (sebo) e promovendo a eliminação de toxinas.


Já para a saúde dos cabelos, a vitamina C é indispensável. “Laranja, acerola, caju e goiaba contribuem para a formação do colágeno, favorecendo a sustentação da pele”, complementa a nutricionista. A falta de ferro, associada a deficiência dessa vitamina, pode levar a queda de cabelo, uma vez que essas proteínas são fundamentais para a saúde capilar

“As frutas vermelhas, o mamão, a uva, a ameixa, a laranja e a acerola são antioxidantes e fontes de vitamina E, que atuam diminuindo os radicais livres e protegendo as células do organismo do estresse oxidativo”, ressalta. Em especial, o morango possui flavonoides, um composto que auxilia a prevenir o envelhecimento cutâneo causado pela exposição ao sol e às lâmpadas. E o mamão também possui ação cicatrizante, ajudando no processo de regeneração das células.

De acordo com Renata, a má nutrição celular, o stress, a autoimunidade deficiente, os fatores hormonais e até a idade interferem no envelhecimento da pele, cabelos e unhas. Por isso, uma dieta equilibrada, muita hidratação e exercícios físicos fazem parte de uma rotina saudável para quem busca uma melhor qualidade de vida.

A nutricionista também aborda que os nutrientes das frutas são melhor absorvidos quando consumidos crus ou in natura. Porém, para quem quer inovar na cozinha e garantir um sabor delicioso e saudável em qualquer momento do dia, Renata Guirau listou abaixo 3 receitas para a saúde da pele e dos cabelos, e que também ajudam no fortalecimento das unhas.


SUCHÁ DE HIBISCUS COM FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes:

500 ml de água

4 colheres de sopa de folhas desidratadas de hibiscus

1 fatia de gengibre

1 xícara de chá de frutas vermelhas picadas (morango, amora, mirtilo, framboesa) - podem ser congeladas

Modo de preparo:

Aqueça a água com o gengibre até começar a ferver. Desligue o fogo e acrescente as flores de hibiscus. Deixe descansando por 10 minutos e, em seguida, leve à geladeira por 30 minutos. Acrescente as frutas vermelhas e sirva em seguida!

VINAGRETE DE ABACATE

Ingredientes:

1 avocado

1 maxixe

5 tomates cereja cortados ao meio

1/2 cebola roxa fatiada

Pimenta dedo de moça a gosto

Folhas de coentro a gosto

1 Limão