Alimentação natural: conheça os principais benefícios para seu cão


Método consiste em uma dieta equilibrada, respeitando as necessidades do animal

É comum que os humanos busquem sempre uma dieta mais saudável e equilibrada, costume esse que tem se popularizado também no mundo canino. Muitos donos de cães têm considerado a alimentação natural como a melhor opção para seus pets, principalmente devido à concentração de conservantes e corantes nas rações industrializadas. Não há problema em oferecer alimentos naturais para seu cãozinho, mas para isso, é preciso a orientação de um médico veterinário.


A veterinária Joana Barros, da Gaia Veterinária Integrativa, explica que esse tipo de alimentação é feita a partir de ingredientes naturais e minimamente processados, além de serem suplementadas de forma que não falte vitaminas e minerais essenciais. “É uma dieta 100% natural que conta com carnes, legumes, verduras e a depender do caso, cereais de alta qualidade. Têm níveis ideais de proteína, carboidratos não inflamatórios, gorduras saudáveis e nenhum tipo de aditivo químico”, diz a profissional.


Outro ponto salientado pela médica é que, mesmo que a alimentação natural seja indicada para cães de qualquer idade e raça, as quantidades oferecidas aos filhotes não podem ser as mesmas dos adultos. “As necessidades são diferentes em cada fase do animal. É preciso, por exemplo, fazer um reajuste mensal na dieta para os filhotes, com mudanças principalmente nas quantidades”, alerta Joana.


Animais com problemas de saúde também se beneficiam muito desse tipo de escolha alimentar, uma vez que, por ser individualizada, prioriza os nutrientes que o animal necessita. A dieta pode ser útil ainda para pets com dificuldade de comer durante um tratamento de saúde ou com problemas de dentição. Por fim, a alimentação natural é uma alternativa viável, mas precisa ser bem trabalhada, com acompanhamento profissional, para não prejudicar os bichinhos ou ser feita por um tutor que estuda muito antes de aplicar.


Sendo assim, Joana Barros ressalta alguns dos benefícios de se optar pela alimentação natural:

Maior concentração de água, aproximadamente 70%, facilitando a digestão dos alimentos e protegendo os rins.

Reforça o sistema imunológico e reduz a ocorrência de doenças de pele e alergias.

Oferece a possibilidade de variação do cardápio de acordo com as necessidades do pet.

Dentição mais saudável, principalmente no estilo Crua com Ossos

Pelagem mais saudável e brilhante.