top of page

Alterações hormonais durante a gravidez causam manchas na pele


Grávida de oito meses, a influenciadora digital Viih Tube, não esconde as mudanças que seu corpo vem passando. Diariamente ela exibe as marcas do seu corpo, ela revela o quanto engordou, aparecimento de celulite, crescimento da auréola e pigmentação escura na cicatriz e comenta as dificuldades que enfrenta na sua primeira gestação, fruto do relacionamento com o Ex-BBB Eliezer. "O máximo que eu posso fazer é tentar ajudar as mamães, tendo o parceiro ou não do lado, a estarem encarando essa transformação do corpo de uma forma positiva. Eu tô feliz com a minha função assim sabe? Mostrar que é normal. E mais do que isso, mostrar que é bonito, né? É um sinal de que tipo, você viveu aquilo, você passou por aquele processo, você superou aquilo", detalhou em entrevista ao Fantástico.

A Dra. Patrícia Castro, médica dermatologista, explica que durante a gestação o corpo da mulher passa por diversas transformações, causadas por hormônios que estão contribuindo para gerar mais uma vida. Entre as mudanças, algumas mulheres sofrem com as manchas na pele, que são chamadas de melasma ou cloasma. Todavia, algumas pessoas desenvolvem o melasma fora da gestação, principalmente, em virtude da exposição solar ao longo dos anos e por uma predisposição individual. E é importante ressaltar que o uso de anticoncepcionais também pode estimular o aparecimento de melasma.

A médica explica que na maioria das vezes o melasma surge na região das bochechas, testa e região supralabial. “Mesmo durante a gestação é possível usar o filtro solar e alguns clareadores mais suaves, como o ácido azelaico. Já após a gestação, podem ser utilizados os medicamentos clareadores mais potentes, como os ácidos glicólico e retinoico, a hidroquinona, antioxidantes orais e diversos peelings químicos”, explica.

Nos casos mais difíceis e quando não for possível o clareamento apenas com as medicações, pode ser utilizado os lasers, que tem um protocolo próprio para clareamento do melasma em 12 sessões semanais.

Para quem ainda não tem manchas na pele, a orientação primordial é evitar a exposição solar, fazendo uso regular de protetores solares com fator de proteção FPS 30 ou superior.

Dra. Patrícia Castro – Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998-2003), Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Regional da Asa Norte -HRAN/SES (2004-2005), Residência Médica em Dermatologia no Hospital Universitário de Brasília -UnB (2007-2008), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Serviço:

Viva Dermatologia

SHIS QI 15 Bloco O Sala S14A e S16A Ed. Victoria Medical Center – Lago Sul

Contato: (61) 3365-1065 / 9 9870-1065

留言


bottom of page