Anat Cohen & Marcello Gonçalves lançam Reconvexo


Reconvexo é uma palavra inventada por Caetano Veloso, combinando côncavo, convexo e Recôncavo Baiano - região da Bahia onde ele nasceu. O Recôncavo Baiano é um símbolo da identidade afro-brasileira, aberta ao mundo através da baía localizada nesta área de formato côncavo. E é "Reconvexo" que dá nome ao segundo álbum da clarinetista Anat Cohen e do violonista de 7 cordas Marcello Gonçalves, disponível em 15 de outubro nos aplicativos de música, pelo selo Anzic Records. As versões em CD e vinil estão à venda no site do selo. Em 29 de outubro, às 21h, eles fazem o show online de lançamento na plataforma Bandcamp e na sequência recebem o público para um bate-papo ao vivo no Zoom.


Os artistas responderam ao isolamento forçado causado pela quarentena de 2020 de várias maneiras em todo o mundo. No Brasil, estrelas como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Gilberto Gil (que completam 80 anos em 2022) compartilharam performances de suas casas, tocando seus sucessos para os fãs, de uma sala para outra. A apresentação nesse novo formato, para pessoas que precisavam do conforto que a música pode proporcionar, reforçou ainda mais o já profundo impacto dessas melodias e letras na cultura brasileira.

Entre esses fãs estavam Anat Cohen e Marcello Gonçalves, em quarentena no Rio. Como Marcello coloca: "Tenho sonhado com Anat cantando essas palavras através de seu clarinete, imaginando o quão potente seria sua maneira única de interpretar melodias transmitindo a mensagem das letras a qualquer pessoa familiarizada com elas, mesmo quando tocadas instrumentalmente". Ao ouvir essas apresentações em tempo de quarentena, "cada um desses concertos me lembrava músicas que eu poderia tocar com Anat, o que deu ainda mais sentido para que este projeto fosse feito neste momento", completa o violonista.

Tendo como pano de fundo um país e um mundo voltando-se para dentro, destilando a importância da música na vida de tantos, a dupla se propôs a gravar um disco inspirado na beleza do Brasil e no espírito de seu povo. O resultado é ao mesmo tempo íntimo e virtuoso, triste e esperançoso, embebido com o sentimento expresso unicamente na língua portuguesa como saudade - agridoce, ao mesmo tempo profundamente feliz e triste, e cheio de emoção.

As nove canções escolhidas para "Reconvexo'' vêm de alguns dos maiores compositores do Brasil, entre eles os citados Caetano, Milton e Gil, e também de Dorival Caymmi, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá. Fechando o álbum, "Never Dreamed You'd Leave in Summer", de Stevie Wonder.

A obra do artista plástico brasileiro Ernesto Neto estampa a capa de "Reconvexo". Assim como os compositores do álbum, a arte de Neto se aprofunda na cultura brasileira e está conectada ao mundo ao mesmo tempo. É a representação visual que a dupla desejava para o trabalho - que chega cinco anos após o lançamento de "Outra Coisa: The Music of Moacir Santos", o primeiro do duo, que foi indicado ao Grammy na categoria "Best Latin Jazz Album", em 2017.


SERVIÇO

LIVE / SHOW DE LANÇAMENTO "RECONVEXO"

ARTISTAS: ANAT COHEN & MARCELLO GONÇALVES

Data: 29 de outubro de 2021 (sexta-feira)

Horário: 21h (horário de Brasília)

Exibição online, pela plataforma Bandcamp. Após a transmissão haverá bate-papo com os artistas no Zoom, em link que será compartilhado durante o show.

Valor: $5 dólares (cerca de R$ 27,80) ou mais (para quem desejar pagar mais pelo ingresso)

Link: https://anatcohen.bandcamp.com/merch/reconvexo-album-release-event