Após trajetória em festivais, “Despedida” estreia em Brasília e em Porto Alegre
Os cineastas Luciana Mazeto e Vinícius Lopes são responsáveis pelo filme “Irmã”, primeiro longa-metragem da dupla, que teve estreia mundial no 70º Festival de Cinema de Berlim, integrando a mostra Generation Kplus da Berlinale em 2020.
Nesta quinta-feira (3), a dupla criativa volta aos cinemas com seu segundo longa, “Despedida”, que estreia no Cine Brasília, com sessões às 10h, e na Cinemateca do Capitólio, em Porto Alegre - com sessão seguida de debate com os diretores no sábado, 05 de agosto, às 18h30.
Antes de chegar aos cinemas, “Despedida” foi o vencedor das categorias Melhor Atriz e Melhor Direção de Arte, do Festival de Gramado (2022), e vencedor de Melhor Longa na Competição Nacional, do Fantaspoa (2022). O filme também esteve presente na 45ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo (2021) e Olhar de Cinema de Curitiba (2021).
Com distribuição da Elo Studios e produção da Pátio Vazio, o longa convida o público jovem ao drama familiar de Ana (Anaís Grala Wegner) que acaba de perder a avó. Ao viajar até o interior do Rio Grande do Sul, para o funeral, situações nada comuns começam a acontecer, quando a garota avista a figura de sua avó entrar na floresta perto de casa. Curiosa, Ana decide segui-la entre as árvores e descobre um mundo nunca antes visto.
No caminho, a garota percebe que, para resolver uma antiga desavença da família, precisa resgatar o mundo imaginário de sua mãe que foi abandonado e esquecido na mata onde enterrou sua infância. Mas, neste caminho, Ana esbarra em bruxas, criaturas estranhas, vilões de fábulas e um cão feroz que guarda a passagem para esse mundo fantástico.
"Foi um longo e intenso processo das primeiras páginas de roteiro até esse momento. Estamos muito felizes de poder mostrar para o público o universo que criamos junto com a nossa equipe e elenco. Fizemos o Despedida pensando nos filmes que nos emocionaram quando éramos pequenos, nas aventuras e mundos mágicos que nos encantaram e povoaram para sempre o nosso imaginário. A gente torce para que o Despedida possa emocionar e encantar os grandes e pequenos de hoje. Então, fica o convite para o público mergulhar nessa fantasia junto com a Ana", comentam os diretores, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes.
O filme, que reúne diversas sequências em animação e utiliza efeitos visuais especiais, responsáveis por envolver ainda mais o público, participou dos encontros de coprodução Plataforma Lab, em 2016, e Brasil CineMundi, em 2017, onde recebeu uma menção honrosa do júri.
Sinopse
Durante o carnaval, Ana, uma menina de 11 anos, viaja ao interior do Rio Grande do Sul para o funeral de sua avó. À noite, pela janela, ela vê o fantasma da avó entrando na floresta perto da casa da família. Quando Ana decide segui-la entre as árvores, descobre um mundo de fantasia e mistério.
Ficha Técnica
PRODUTORA: Pátio Vazio
DISTRIBUIDORA: Elo Studios
DIRETORES: Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
MINUTAGEM: 91 minutos
ANO DE PRODUÇÃO: 2021
GÊNERO: Fantasia
ELENCO: Anaís Grala Wegner, Patricia Soso, Sandra Dani, Ida Celina, Marielly da Cruz, Kiko Ferraz, Silvia Duarte, Clemente Viscaino, Frederico Machado e Kauã Machado.
ROTEIRO: Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
PRODUÇÃO: Jaqueline Beltrame
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Jaqueline Beltrame UPEX, Eduardo Piotroski
PRODUTOR ASSOCIADO: Eduardo Piotroski
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Lívia Pasqual
DIREÇÃO DE ARTE: Gabriela Burck
CENOGRAFIA: Eder Ramos
FIGURINO: Gabriela Guez
1º ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Daniela Strack
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Leandro Engelke
PREPARAÇÃO DE ELENCO: João Pedro Madureira
PRODUÇÃO DE ELENCO: Laura Leão
DESENHO DE SOM: Kevin Agnes
MIXAGEM: Kevin Agnes
TRILHA ORIGINAL: Caio Amon
ESTÚDIO DE SOM: KF STUDIOS
EFEITOS DIGITAIS: MACHINA FILMES
3D / COMPOSING / CORREÇÃO DE COR: Rafael Duarte
DIREÇÃO DE ANIMAÇÃO 2D: Rodrigo John
MONTAGEM: Luciana Mazeto
MONTAGEM ADICIONAL: Bruno Carboni
FINALIZAÇÃO: Jonatas Rubert
DESIGN GRÁFICO: Leo Lage
ILUSTRAÇÃO CARTAZ: Martina Nickel
Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
Luciana Mazeto e Vinícius Lopes são diretores e roteiristas de Porto Alegre. Dirigiram diversos curtas e dois longas ("Irmã" e "Despedida"). Seus trabalhos foram exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais como a Berlinale, New York, Viennale, Rotterdam, São Paulo, Tiradentes, Gramado e La Habana. São sócios fundadores da Pátio Vazio.
Pátio Vazio
A produtora surgiu na cidade de Porto Alegre, em 2012. Ao longo de sua trajetória produziu diversos curtas e dois longas (Irmã e Despedida), exibidos em festivais nacionais e internacionais como a Berlinale, NYFF, Viennale, IFFR, Visions du Réel, DOK Leipzig, Mostra de Cinema de São Paulo, Olhar de Cinema de Curitiba, Mostra Tiradentes e Festival de Cine de La Habana, entre outros.
Seus filmes foram premiados em festivais como o Cinéma du Réel (melhor curta), IndieLisboa (melhor curta de documentário e prêmio da Anistia Internacional), Encounters (melhor curta), Amiens (melhor curta), Fantaspoa (melhor longa na competição nacional) e Gramado (melhor atriz e direção de arte), entre outros.
Atualmente a produtora desenvolve o projeto de longa-metragem Vocês, Brancos, não têm Alma, contemplado na linha de desenvolvimento PRODAV 05, do FSA, e a série infantil Júlia e a Máquina do Tempo, contemplada no edital de desenvolvimento SAV/Minc.
Elo Studios
A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.
Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros.
A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras - SELO ELAS - e outras iniciativas que valorizam a diversidade de estórias na frente e atrás das telas.
Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Depois da Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente Miss” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D'amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas).
Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo.
Comments