Arte e tecnologia é tema de oficina gratuita que explora as possibilidades do videomapping


Grupo de pesquisa e criação artística Sentidos compartilha processo inovador em videomapping na Oficina “Corpos e Imagem”, que acontece em formato online e gratuito

O digital e o humano se fundem nas experiências e experimentações do grupo artístico Sentidos, que utiliza de software, videomapping e dança para criar performances artísticas inovadoras. O grupo irá compartilhar seus processos e criações em arte e tecnologia em atividades abertas ao público, do dia 22 de abril ao dia 06 de maio. A programação começa com a palestra “Corpos e Tecnologia em Cena”, com Renata Ferraz, e segue com a oficina “Corpos e Imagem”. Todas as atividades são gratuitas, abertas para todos os públicos sob inscrição via formulário no site do grupo (abaixo).

Apresentações que se utilizam de projeções para criar conexão entre o digital e o artístico já são exploradas e mostradas ao público há um tempo, uma nova linguagem que ainda se desenvolve e encontra seu lugar na expressão de cada criador. O diferencial na elaboração do grupo Sentidos, porém, está na interação em tempo real. Conforme o movimento acontece em cena, a projeção reage e propõe novas ações, ali, em conexão instantânea entre artista e corpo digital. Assim, além de permitir o improviso e a espontaneidade, cria também uma interação inédita, pessoal e livre.

"Temos como inspiração a técnica Klauss Vianna." contam os criadores. "Através de proposições que conduzam a um estado de presença e disponibilidade corporal, cria-se uma interação, de forma autoral e singular". A pesquisa desenvolvida pelo grupo tem como elementos técnicos luz infravermelha, códigos específicos e um processo cheio de detalhes tecnológicos em prol da formação de um conjunto visual que crie diálogo. A conversa fica, assim, aberta entre artistas em cena, tecnologia e público.

As atividades têm como objetivo compartilhar sobre as possibilidades de criação artística para o público geral, assim como propor que artistas, criadores e fomentadores culturais conheçam e possam imaginar como aplicar tecnologia em sua arte. A troca proposta é fundamental para descobrir os caminhos possíveis quando se exploram novas linguagens, aproveitando ainda do alcance possível a diversos lugares e pessoas através dos encontros virtuais. SERVIÇO Palestra online | “Corpos e tecnologias em cena” com Renata Ferraz Dia 22 de abril, sexta-feira, às 19 horas Gratuita Link direto: https://youtu.be/GBDZwDaJRD0 Renata Ferraz é Mestre em Arte Multimídia (Audiovisuais) e doutora em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Universidade de Lisboa (Portugal). Autora de diversos textos publicados na área de teatro e cinema. Como atriz trabalhou com grupos de teatro de pesquisa em São Paulo e, mais recentemente, atua e dirige filmes em Portugal. Oficina online | “Corpos e imagem” com Camila Andrêo, Daniel Corbani e Roseane Diniz Dia 24 de abril, domingo, das 16h às 19h Formulário de Inscrição: https://forms.gle/PsdQ7Sn57kFu4DdD7 Dia 06 de maio, sexta-feira, das 19h às 22h Formulário de Inscrição: https://forms.gle/pSeyR65bNcyZfXaX7 Maiores informações e links: www.paletai.com.br/sentidos