Arte|Fato - Série de eventos virtuais mescla arte, cidadania e solidariedade


Uma série de eventos virtuais com apresentações de artistas - representantes da diversidade cultural do Distrito Federal - intercaladas por falas potentes de personalidades de nossa região

A interrupção das atividades culturais, com o fechamento de seus espaços de fruição em razão da pandemia de Covid-19, a exemplo do Teatro dos Bancários, levou uma extensa classe de profissionais ao desemprego. Como forma de mitigar a precariedade em que se encontram esses trabalhadores, a organização sindical de bancários e bancárias idealizou o projeto Arte|Fato.

Com edições virtuais, transmitidas a cada quinze dias e veiculadas em canal no YouTube do Sindicato dos Bancários, o Arte|Fato apresenta uma coletânea de vertentes artísticas. Na programação estão shows musicais, performances cênicas, poéticas, literatura e muito mais. Personalidades das artes e ativistas também se inserem na programação com falas afirmativas acerca de temas da atualidade.

A iniciativa consiste em uma ação objetiva de solidariedade ao setor cultural em toda a sua amplitude, que envolve artistas, técnicos, comunicadores e assistentes residentes no Distrito Federal. Todas e todos os profissionais envolvidos são remunerados.

Na quarta edição do projeto, que estreia dia 20 de abril (terça-feira), a partir das 19h, as participações ficam por conta do Quarteto Zimbatera, formado por Iza Berg, nos vocais, Betão, no contrabaixo, Zimba, na bateria, e Cláudio Truzzi, na guitarra, seguido das atrações Rene Bonfim, cantor, e do cantautor Cleyson Batah. A apresentação fica por conta da atriz Sheila Campos.

Pelo palco do Arte|Fato já passaram expoentes como Alessandra Terribili, Chinelo de Couro, Cangaceiros do Cerrado, Lucélia Santos, Miqueias Paz, Noélia Ribeiro, Som de Papel, Thabata Lorena, Vanderley Costa e Virgílio Mota. Todas as edições podem ser assistidas aqui.

O projeto também convida a comunidade a participar na campanha “Quem tem Fome, Tem Pressa!”, do Comitê de Solidariedade Bancária de Combate ao Coronavírus, com doações. Criada em maio do ano passado, a iniciativa presta assistência a entidades de auxílio a catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, quilombolas, pessoas LGBTQIAP+, bem como abrigos para a terceira idade, creches e categorias profissionais impactadas pela Covid 19.

Serviço:

Projeto: Arte|Fato, 4ª Edição

Estreia: Dia 20 de abril, quarta-feira, às 19h

Transmissão gratuita: www.youtube.com/user/bancariosbsb

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos