top of page

Artista brasiliense Nati Maia lança campanha “Novembro Azul” em prevenção à saúde do Homem


O Novembro Azul começou na Austrália, no ano de 2003. No Brasil, essa campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011. Hoje, ela é uma das maiores do país relacionada ao tema “Saúde do Homem” e faz parte do calendário nacional. E nesse mês que faz um alerta à saúde dos homens e, em especial, ao câncer de próstata, a artista Nati Maia lança a campanha “Novembro Azul”. O lançamento faz parte da iniciativa nomeada C.A.P – Calendário Artístico Preventivo que, desde janeiro de 2024, visa conscientizar, de forma artística, sobre a importância de cada mês de prevenção por meio de fotos sobre doenças e causas sociais durante todos os dias e meses do ano. Todas as campanhas podem ser conferidas pelo Instagram: @calendario_art_prev. Gratuito.

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, o C.A.P chega ao décimo primeiro mês do projeto com a temática de suma importância.

 “Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres.  Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma”, destaca Maia.

Na campanha artística, a artista maquiou Camilo Lima, fotografado do mês.  Fotografias por José Eduardo Ferreira. Produção de Jefferson Leão realizada com parceria do Estúdio Laje.

Nati alerta ainda sobre a idade como fator de risco para o câncer de próstata, já que a incidência e a mortalidade crescem depois dos 50 anos. “ Outros fatores também podem estar relacionados a direta com gordura animal, obesidade, contato com produtos químicos, como amina aromática”, pontua.

Sobre o C.A.P- Em 2018, com a parceria da fotógrafa Kakau Lossio, a artista e maquiadora brasiliense Nati Maia realizou uma sessão de fotos com o tema Outubro Rosa não apenas para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas também para valorizar a mulher por meio de fotos e maquiagens que realçam o empoderamento feminino. A iniciativa foi um sucesso e viralizou nas redes sociais das artistas.  Agora, Maia resolveu estender o projeto para os outros meses que também são de suma importância social.

No total, serão 12 meses de postagens diárias – 365 dias - e 12 ensaios fotográficos que já começaram a ser produzidos em 2023 e tiveram estreia no dia 1º de janeiro de 2024. Cada ensaio utiliza técnicas de maquiagem artística – feitas pela própria Nati Maia – e convida 12 fotógrafos para retratar cada mês de conscientização, com as cores pré-determinadas de acordo com os meses do ano.

Ações - Além dos ensaios fotográficos produzidos de acordo com a temática e cores de cada mês do ano e suas respectivas postagens, Nati Maia divulgará cada tema por meio da entrega de panfletos físicos em locais estratégicos do Distrito Federal, redes sociais e outros meios de comunicação. Ao final do ano, será criado um calendário da campanha para ser utilizado no ano de 2025. O mesmo será entregue em instituições que trabalhem os temas em comum com o projeto. Haverá ainda um coquetel com exposição final, para distribuição gratuita deste Calendário, no Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul, com todas as fotografias registradas em Dezembro de 2024.


Serviço: Artista brasiliense Nati Maia lança campanha “Novembro Azul”

Local: Instagram: @calendario_art_prev

Gratuito

Livre para todos os públicos

 


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page