Artista lança catálogo da mostra "Na Estrada", e convida para visitas orientadas


Em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, artista convida para lançamento do catálogo da exposição e visitas orientadas por ele

Com curadoria assinada por Marília Panitz, a mostra apresenta 88 registros fotográficos de Fernando Barros. A exposição convida o espectador ao exercício de um olhar preciso e ao encontro de originalidades significativas.

Na terça-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 19h, curadora e artista convidam para lançamento do catálogo, que traz imagens e textos sobre a exposição. Na Estrada fica em cartaz na Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo até 30 de janeiro de 2022.

Além da oportunidade de conversar com o artista, no dia do lançamento do catálogo, ele se programou para estar presente na Galeria às quartas e sábados, das 16h às 19h, até 15 de dezembro. Quando irá receber os visitantes e os/as acompanhará por uma visita orientada entre suas obras.

Sobre seus registros, segundo Marília Panitz, “eles provocam o olhar a constituir versões possíveis para a articulação de fragmentos que recolhe, estes mantendo o anonimato do local de recolhimento”, avalia a curadora, que destaca: “é aí que esse conjunto de fotos deixa o estatuto de registro documental de viagem e se torna proposta poética”.

Na Estrada está compartilhada em seis núcleos, com em média 14 fotos cada, e duas delas estabelecem certa pedagogia de leitura. Com composição semelhante, a parede europeia pintada há séculos e o carro de frutas de uma ilha na África se aproximam pela paleta de cores e motivo, eliminam distâncias, porém, mantém as diferenças.

Visitantes da exposição já tecem comentários elogiosos, a exemplo de Walter Silveira, diretor da Rádio Cultura FM, que escreveu para Fernando: “Exposição primorosa. Imagens deslumbrantes e intrigantes. Às vezes compondo ideogramas. Gostei muito das escalas das fotos, os blocos. Surpreendente! Parabéns a você e à Marília.”, enalteceu Silveira.

Já a poeta Maria Lúcia Verdi, quando da abertura da exposição, avaliou, “a mostra de Fernando Barros, nestes tempos tristes, nos traz um ar, nos dá um gás. O gás que vem do prazer de ver o registro dos detalhes e surpresas que a vida traz, que a vida, apesar de tudo, continua a oferecer”.

Por fim e não menos importante, o amigo do fotógrafo Frederico Porto, destacou, “por estar [a exposição] sendo apresentada num momento como esse que atravessamos, a mostra torna-se ainda mais significativa pois abre ' janelas' para a beleza da vida no mundo”.


Serviço:

Exposição fotográfica: Na Estrada Local: Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo

Endereço: CRS 508 Bloco A - Asa Sul, Brasília

Lançamento do catálogo: dia 7 de dezembro, terça-feira, às 19h

Visita orientada com o artista: quartas e sábados, das 16h às 19h, até 15 de dezembro.

Temporada: até 30 de janeiro de 2022

Visitação: de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h

Classificação indicativa: livres para todos os públicos

Informações: (61) 3244.0411