Atacadistas reúnem-se com secretário de Economia do DF


Representantes do setor atacadista estiveram reunidos nesta quinta-feira (24), com o secretário de Economia do DF, José Itamar Feitosa, para tratar de assuntos de interesse da categoria. Entre os temas abordados, estavam a prorrogação do prazo de recolhimento do ICMS-ST; o crédito outorgado nas transferências interestaduais e produtos com Substituição Tributária no DF; o impacto do Ato Declaratório Interpretativo 02/2021; a substituição tributária de tintas, vernizes, telhas, cumeeiras, aparelhos de barbear, lâmpadas, ração animal e sorvetes; e a retirada da Substituição Tributária em peças de bicicletas.


Participaram do encontro o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF); Lysipo Gomide; o presidente eleito para o próximo mandato à frente do sindicato, que começa no mês que vem, Álvaro Jr; o diretor executivo do Sindiacatadista/DF, Anderson Nunes; o assessor jurídico do Sindiacatadista/DF, Dr. Jacques Veloso; além do secretário executivo da Fazenda, Marcelo Alvim; do subsecretário da Receita do DF; Esio Araújo; e do assessor especial da Sefaz, Hélio Sabino.


“Nossos pleitos foram bem recebidos pelo governo, que ficou de estudar internamente quais podem ser acatados e quando podemos viabilizá-los”, explica o presidente do Sindiatacadista/DF, Lysipo Gomide.


Sobre o Sindiatacadista/DF - O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) representa todo o comércio atacadista de Brasília, entre os quais estão: gêneros alimentícios, autosserviço, autopeças, material de construção, drogas e medicamentos. Ao todo, são, aproximadamente, 400 empresas representadas pela entidade sindical sem fins lucrativos. E, atualmente, sua base é composta de 187 empresas associadas.


Além de coordenar, proteger, apoiar, integrar e representar legalmente o segmento de atacado e distribuição em todo o Distrito Federal exerce um papel relevante no crescimento da representatividade de seus associados e parceiros. É filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal.


A entidade é o elo entre o setor atacadista, governo, varejistas e a sociedade em geral, além de defender os interesses e anseios de seus associados, agregar forças na criação de melhorias e promover a integração da classe atacadista.