top of page

Aulas gratuitas de treino funcional estão sendo oferecidas no Reserva do Vale, no entorno do DF


Não é novidade que a prática regular de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças em qualquer faixa etária. Mas um recente estudo encabeçado por três universidades espanholas e publicado em 2022 no Journal of Sports Science & Medicine revela que quando os exercícios são feitos ao ar livre, os benefícios são ainda maiores e mais intensos. A pesquisa analisou durante alguns meses o cérebro e o nível de estresse de cerca de 50 pessoas, com idades entre 18 e 65 anos, logo após uma série de atividades feitas em espaços abertos e com verde e em locais fechados. A conclusão foi de que o estresse observado em quem se exercitou ao ar livre foi bem menor do que entre os que treinaram em espaços fechados.

A explicação, segundo o estudo, é que fazer exercícios na rua ou em parques permite mais distração e redução da ansiedade, portanto, menos foco no esforço físico, na dor ou no cansaço. Em consonância à pesquisa feita na Espanha, o Reserva do Vale, que está em implantado em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, está oferecendo, em parceria com profissionais de educação física, aulas de exercícios funcionais gratuitos para a população.

As aulas ocorrem três vezes por semana: às terças e quintas-feiras, das 07h30 às 08h30; e no sábado, é feito um aulão das 8h às 09h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio local, que está adicionando um item a mais ao projeto: a uma vista exuberante da reserva natural que envolve todo o empreendimento.

“Todas as aulas são muito prazerosas pois estamos cercados pela natureza”, diz o educador físico Jardel Mário, que está à frente do projeto. Ele conta que, durante uma visita ao Reserva do Vale, ficou encantado com a bela e enorme área verde que a cidade criativa possui, o que o motivou a buscar pela parceria do empreendimento para receber as aulas.

Desde o ano 2000, Jardel Mário comanda um grupo que pratica regularmente treinamento funcional. Ele criou o grupo depois que viu a influência positiva do tratamento de câncer por que passou sua esposa. Com ajuda de um amigo, ele decidiu levar este benefício para mais pessoas.

"O grupo começou com pessoas mais próximas, mas ganhando mais adeptos. E isso é muito bom, um sinal de que mais gente está entendendo os benefícios da atividade física", diz ele, ao elencar alguns destes benefícios: diminuição de doenças metabólicas, melhoria do condicionamento físico, força, equilíbrio e flexibilidade, aumento do convívio social e da auto estima, prevenção de doenças psicossomáticas.

Para o Reserva do Vale, as aulas de exercícios funcionais são uma forma de compartilhar os benefícios do Reserva do Vale com toda a comunidade. “Como um dos nossos pilares é proporcionar bem-estar, queremos que todos façam parte. Além das aulas de funcional, em breve teremos uma grade com mais atividades”, diz a gestora de marketing com o Reserva do Vale, Gilmara Duarte.

O Reserva do Vale fica 40 quilômetros de Brasília, tem um acesso privilegiado pela BR-040, e já possui dois condomínios horizontais em obras. Com 56 alqueires de área, o que corresponde a 6,5 quilômetros lineares, o empreendimento conta com uma área de aproximadamente 2,35 milhões de metros quadrados (m²) de extensão. Condomínios horizontais, condomínios verticais, parques ambientais, uma área comercial e espaços de conexão e integração para abrigar hubs de esportes, saúde e educação, entre outros serviços. Até o fim da implantação, o projeto terá capacidade de abrigar até 50 mil pessoas.


Commentaires


bottom of page