Bailes da Saudade: festejo de rua celebra a cultura popular e ocupa tradicional espaço cultural do Gama
- Rodrigo Carvalho
- 30 de mai.
- 3 min de leitura
No dia 22 de junho, das 12h às 22h, o Gama-DF será palco do Bailes da Saudade, um vibrante festejo de rua que promete resgatar a tradição dos festivais populares da cidade por meio de uma programação diversa e gratuita. O evento ocupará a histórica Praça Lourival Bandeira, também conhecida como Praça do Cine Itapuã, com DJs, artistas da cena local, performances, cortejo e feira de vivências artísticas.
Com idealização do produtor, DJ e artista Fábio Jorge, o Bailes da Saudade é um convite ao reencontro da comunidade com a memória afetiva e criativa da cidade. “A proposta nasce do desejo de celebrar as expressões artísticas que marcaram o Gama, como os bailes charme, a cultura hip hop, a arte circense e o carnaval alternativo, valorizando artistas independentes da região e do entorno do DF” destacou o produtor.
A programação contará com nomes como a Cia. Pilombetagem, com teatro e palhaçaria; Wash com o melhor da música black tocando em vinil, o grupo Coco de Quebrada, que leva a tradição do coco nordestino às periferias; além das potentes discotecagens de Andyva Divã, Fufy dy Siryus, o duo Mandi e Lais, o coletivo Afrobixas, e da apresentação especial “Bailes da Saudade”, conduzida pelo próprio Fábio Jorge. Também está previsto um cortejo artístico pelas ruas da cidade, promovendo a interação entre artistas e a comunidade.
Além do caráter festivo, o projeto tem um forte compromisso com a valorização do patrimônio cultural e da economia criativa local. O Cine Itapuã, fechado há 18 anos, volta a ser lembrado como símbolo da vida cultural do Gama. Ao todo, o evento deve gerar cerca de 40 empregos diretos e indiretos no setor cultural.
O Bailes da Saudade é um projeto realizado com recursos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF. A entrada é gratuita e todas as ações do evento são acessíveis, com presença de intérpretes de Libras e coleta seletiva de resíduos.
ATRAÇÕES
Cia. Pilombetagem
Criada no Gama (DF) em 2005, a Cia. Pilombetagem é um grupo de teatro e palhaçaria que encanta públicos de todas as idades. Misturando música ao vivo, teatro de bonecos e elementos circenses, a companhia apresenta um trabalho popular e divertido, que celebra o riso como ferramenta de conexão e transformação.
Wash
DJ e produtor musical do DF, Wash é conhecido por seus sets envolventes e ecléticos, que passeiam por batidas brasileiras, afrobeat, funk e eletrônico. É presença constante em festas independentes e culturais da cidade, conectando diferentes públicos com sua pesquisa musical refinada e dançante.
Coco de Quebrada
O grupo Coco de Quebrada reúne jovens artistas das periferias do DF que mantêm viva a tradição do samba de coco nordestino. Influenciados por mestres como Martinha do Coco e Mãe Beth de Oxum, espalham a cultura popular por praças, ruas e eventos, com batuques que ecoam identidade, ancestralidade e resistência.
Andyva Divã
Big mamma da cena alternativa de Brasília, Andyva Divã é a drag queen criada pela multiartista Andy Souza. Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes, acumula premiações e atuações em projetos culturais desde 2010. No palco ou na pista, entrega arte, presença e discotecagem potente.
Fufy dy Siryus
DJ, performer e produtora cultural, Fufy di Siryus é natural de Luziânia (GO) e vive em Brasília. Com formação em artes cênicas, atuou por anos na Festa Baile Dionisíaco e hoje integra a Casa de Onijá. Seus sets são experiências sensoriais que misturam som, cor e expressão com identidade ballroom e estética queer.
Mandi e Lais
Dupla musical do Gama-DF, Mandi & Lais exploram sonoridades brasileiras com forte presença vocal e batidas pulsantes. Unindo afeto, crítica e performance, criam um repertório autoral e envolvente, conectando o público com a energia das ruas e das raízes culturais do DF.
Afrobixas
Coletivo de DJs formado por bixas negras do DF, o Afrobixas promove empoderamento, representatividade e celebração da negritude LGBTQIAPN+ através da música. Seus sets trazem a potência da cultura preta das quebradas, com batidas que conectam corpos e histórias diversas com orgulho e liberdade.
Fábio Jorge apresenta Bailes da Saudade
Idealizador do festival, Fábio Jorge é DJ, produtor e artista com trajetória marcada por projetos culturais de forte impacto, como o Baile Dionisíaco. Com as mixtapes Bailes da Saudade, Fábio Jorge resgata memórias, sonoridades e vivências ancestrais. No palco, transforma nostalgia em festa e identidade em arte.
PROGRAMAÇÃO:
12h00 - Cia Pilombetagem
13h00 - Wash
14h00 - Coco de Quebrada
15h00 - Andyva Divã
16h00 - Fufy dy Siryus
17h00 - Mandi e Lais
18h00 - Afrobixas
19h00 - Fábio Jorge apresenta Bailes da Saudade
SERVIÇO:
Bailes da Saudade
22 de junho de 2025 (sábado) - 12h às 22h
Praça Lourival Bandeira, Cine Itapuã – Gama (DF)
Entrada gratuita
Instagram: @bailesdasaudade
Classificação Indicativa: Livre
Comments