top of page

Barilla ensina duas receitas para trazer sorte na virada de ano

O ano novo é marcado por muitas tradições. Há quem pule ondinhas, escolha as cores da roupa e até coma alimentos que tragam sorte para o próximo ano. Pensando nisso, a Barilla, líder mundial em massas, te mostra logo a seguir, duas receitas clássicas que trazem a união perfeita de sabor e sorte.

 

Começamos com uma sopa elbows com lentilha e alecrim, e a origem da superstição da lentilha na virada do ano, é italiana e foi trazida ao Brasil pelos imigrantes. Na Itália, existe até um ditado popular que diz: "Lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo" (“Lenticchie a capod´anno franchi tutto l´anno"). Há quem acredite que isso se deve ao fato de o formato do grão se assemelhar a uma moeda.

 

Já o segundo prato é uma tradicional lasanha, super consumida nas festas de final de ano, porém com um toque especial, lasanha de bacalhau com natas e tapenade de azeitonas pretas. O bacalhau, assim como outros peixes, é muito consumido na noite da virada, por esta superstição de consumi-los nestas datas para ter um ano-novo próspero, que realmente “vá para a frente”.

 

Está com água na boca para aproveitar essas receitas e surpreender seus convidados? Então acompanhe o passo a passo logo a seguir.


Rendimento: 3 porções

 

INGREDIENTES

200g de Elbows Barilla Grano Duro

4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 alho poró picado

1 cenoura em cubos pequenos

1 cebola pequena em cubos

1 dente de alho picado

1 ramo de alecrim

200g de tomate cereja cortado ao meio

1 xícara de lentilha

1 colher de sopa de salsinha fresca picada

Sal e pimenta do reino preta a gosto

 

INSTRUÇÕES

Em uma panela grande, refogue o alho poró, a cenoura, a cebola, o alho e o alecrim no azeite de oliva por cerca de cinco minutos em fogo alto.

 

Adicione os tomates, a lentilha e 3 litros de água.

 

Tempere com sal e pimenta e cozinhe até que as lentilhas estejam macias, cerca de 15 minutos.

 

Junte a massa e cozinhe pela metade do tempo indicado na embalagem. 

Desligue o fogo, tampe a panela e deixe a sopa descansar por dez minutos.

 

Antes de servir regue com azeite e junte a salsa fresca.

 

Polvilhe as sementes de abóbora sobre cada tigela de sopa, antes de servir.

 

Lasanha de bacalhau com natas e tapenade de azeitonas pretas


Rendimento: 10 pessoas

 

INGREDIENTES

400g de Lasanha Barilla

1l e ½ de leite

100g de farinha de trigo

100g de manteiga

500g de bacalhau cozido e desfiado

350g de natas ou mascarpone

200g de azeitonas pretas

2 dentes de alho

250g de muçarela de búfala

80g de Parmesão

80ml de azeite de oliva extra virgem

Pimenta calabresa

Ervas frescas: alecrim, orégano, manjericão e salsinha

Sal e pimenta do reino preta a gosto

 

INSTRUÇÕES

Comece colocando uma frigideira em fogo bem baixo, com um fio de azeite, pimenta calabresa a gosto e os dentes de alho (em lâminas ou inteiros).

 

Juntar o bacalhau cozido e desfiado e deixar aromatizando, em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Adicionar a nata e cozinhar por mais 5 minutos.

 

Enquanto isso, preparar o molho bechamel: em uma caçarola, derreter a manteiga e acrescentar a farinha. Cozinhar até que comece a fazer uma espuma esbranquiçada.

 

Em seguida, acrescentar o leite aos poucos - mexer com um fuet. Quando a mistura estiver homogênea, acender o fogo novamente e deixar engrossar. Temperar com um pouco de parmesão ralado, noz moscada e pimenta do reino. 

Tapenade: picar as azeitonas sem caroço e as ervas frescas. Deixar em pedaços pequenos, mas não tanto quanto uma pasta. 

Montagem da lasanha: forrar o fundo da assadeira com uma concha de molho bechamel, ainda quente. Dispor as folhas de lasanha sobre e cobrir com mais um pouco de bechamel. Colocar uma pequena porção de mozzarella di búfala, bacalhau desfiado e tapenade. Repetir esse processo por mais 4 ou 5 camadas. 

Finalizar com uma camada generosa de Parmesão para gratinar bem.

 

Levar a lasanha ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos, então aumentar a temperatura ao máximo (modo grill) e deixar por 5 minutos ou até gratinar bem.

 

Retirar do forno e deixar descansar 5 minutos antes de servir.

 

Sobre a Barilla

Líder mundial na fabricação de massas, a Barilla é uma empresa familiar, não listada na bolsa de valores, e presidida pelos irmãos Guido, Luca e Paolo Barilla. Em 1877, foi fundada pelo bisavô do trio, Pietro Barilla, que abriu uma loja de massas e pães na região de Parma, na Itália. Anos depois, a companhia conquistou consumidores em mais de 120 países devido à excelência de seus produtos alimentícios, que são inspirados na Dieta Mediterrânea e no estilo de vida italiano.

 

Quando Pietro inaugurou sua loja há mais de 140 anos e iniciou a operação da Barilla, seu objetivo primordial foi produzir uma comida boa e de qualidade. Hoje, esse princípio se tornou o modo de fazer negócios da Barilla. O conceito "Bom para você, bom para o planeta" oferece benefícios para os consumidores, ao incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, melhorar constantemente a oferta de produtos e o acesso das pessoas à comida de qualidade, e ao meio ambiente, ao promover o consumo consciente e cadeias de fornecimento sustentável que valorize os recursos naturais, reduza as emissões de CO² e economize água. Para mais detalhes, acesse.


Posts Relacionados

Ver tudo

Confira a programação do Cine Drive In de 22 a 28/02

PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA DE  22 a 28/02/2024. “MARSHA E O URSO–DIVERSÃO EM DOBRO!” DUBLADO Direção: Artyom Naumov, Vasiko Bedoshvili ELENCO: Mariya Bolshakova ANIMAÇÃO/AVENTURA  – CLASSIFICAÇÃO – LIV

bottom of page