Barilla ensina duas receitas para trazer sorte na virada de ano
O ano novo é marcado por muitas tradições. Há quem pule ondinhas, escolha as cores da roupa e até coma alimentos que tragam sorte para o próximo ano. Pensando nisso, a Barilla, líder mundial em massas, te mostra logo a seguir, duas receitas clássicas que trazem a união perfeita de sabor e sorte.
Começamos com uma sopa elbows com lentilha e alecrim, e a origem da superstição da lentilha na virada do ano, é italiana e foi trazida ao Brasil pelos imigrantes. Na Itália, existe até um ditado popular que diz: "Lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo" (“Lenticchie a capod´anno franchi tutto l´anno"). Há quem acredite que isso se deve ao fato de o formato do grão se assemelhar a uma moeda.
Já o segundo prato é uma tradicional lasanha, super consumida nas festas de final de ano, porém com um toque especial, lasanha de bacalhau com natas e tapenade de azeitonas pretas. O bacalhau, assim como outros peixes, é muito consumido na noite da virada, por esta superstição de consumi-los nestas datas para ter um ano-novo próspero, que realmente “vá para a frente”.
Está com água na boca para aproveitar essas receitas e surpreender seus convidados? Então acompanhe o passo a passo logo a seguir.
Rendimento: 3 porções
INGREDIENTES
200g de Elbows Barilla Grano Duro
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 alho poró picado
1 cenoura em cubos pequenos
1 cebola pequena em cubos
1 dente de alho picado
1 ramo de alecrim
200g de tomate cereja cortado ao meio
1 xícara de lentilha
1 colher de sopa de salsinha fresca picada
Sal e pimenta do reino preta a gosto
INSTRUÇÕES
Em uma panela grande, refogue o alho poró, a cenoura, a cebola, o alho e o alecrim no azeite de oliva por cerca de cinco minutos em fogo alto.
Adicione os tomates, a lentilha e 3 litros de água.
Tempere com sal e pimenta e cozinhe até que as lentilhas estejam macias, cerca de 15 minutos.
Junte a massa e cozinhe pela metade do tempo indicado na embalagem.
Desligue o fogo, tampe a panela e deixe a sopa descansar por dez minutos.
Antes de servir regue com azeite e junte a salsa fresca.
Polvilhe as sementes de abóbora sobre cada tigela de sopa, antes de servir.
Lasanha de bacalhau com natas e tapenade de azeitonas pretas
Rendimento: 10 pessoas
INGREDIENTES
400g de Lasanha Barilla
1l e ½ de leite
100g de farinha de trigo
100g de manteiga
500g de bacalhau cozido e desfiado
350g de natas ou mascarpone
200g de azeitonas pretas
2 dentes de alho
250g de muçarela de búfala
80g de Parmesão
80ml de azeite de oliva extra virgem
Pimenta calabresa
Ervas frescas: alecrim, orégano, manjericão e salsinha
Sal e pimenta do reino preta a gosto
INSTRUÇÕES
Comece colocando uma frigideira em fogo bem baixo, com um fio de azeite, pimenta calabresa a gosto e os dentes de alho (em lâminas ou inteiros).
Juntar o bacalhau cozido e desfiado e deixar aromatizando, em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Adicionar a nata e cozinhar por mais 5 minutos.
Enquanto isso, preparar o molho bechamel: em uma caçarola, derreter a manteiga e acrescentar a farinha. Cozinhar até que comece a fazer uma espuma esbranquiçada.
Em seguida, acrescentar o leite aos poucos - mexer com um fuet. Quando a mistura estiver homogênea, acender o fogo novamente e deixar engrossar. Temperar com um pouco de parmesão ralado, noz moscada e pimenta do reino.
Tapenade: picar as azeitonas sem caroço e as ervas frescas. Deixar em pedaços pequenos, mas não tanto quanto uma pasta.
Montagem da lasanha: forrar o fundo da assadeira com uma concha de molho bechamel, ainda quente. Dispor as folhas de lasanha sobre e cobrir com mais um pouco de bechamel. Colocar uma pequena porção de mozzarella di búfala, bacalhau desfiado e tapenade. Repetir esse processo por mais 4 ou 5 camadas.
Finalizar com uma camada generosa de Parmesão para gratinar bem.
Levar a lasanha ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos, então aumentar a temperatura ao máximo (modo grill) e deixar por 5 minutos ou até gratinar bem.
Retirar do forno e deixar descansar 5 minutos antes de servir.
Sobre a Barilla
Líder mundial na fabricação de massas, a Barilla é uma empresa familiar, não listada na bolsa de valores, e presidida pelos irmãos Guido, Luca e Paolo Barilla. Em 1877, foi fundada pelo bisavô do trio, Pietro Barilla, que abriu uma loja de massas e pães na região de Parma, na Itália. Anos depois, a companhia conquistou consumidores em mais de 120 países devido à excelência de seus produtos alimentícios, que são inspirados na Dieta Mediterrânea e no estilo de vida italiano.
Quando Pietro inaugurou sua loja há mais de 140 anos e iniciou a operação da Barilla, seu objetivo primordial foi produzir uma comida boa e de qualidade. Hoje, esse princípio se tornou o modo de fazer negócios da Barilla. O conceito "Bom para você, bom para o planeta" oferece benefícios para os consumidores, ao incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, melhorar constantemente a oferta de produtos e o acesso das pessoas à comida de qualidade, e ao meio ambiente, ao promover o consumo consciente e cadeias de fornecimento sustentável que valorize os recursos naturais, reduza as emissões de CO² e economize água. Para mais detalhes, acesse.
Posts Relacionados
Ver tudoEm setembro, Brasília enfrenta sua fase mais seca do ano, com umidade do ar abaixo dos 20%. O aumento das queimadas agrava problemas...
O Aurora Fest, o único festival de gastronomia e cultura asiática que coloca a mulher asiática como protagonista, retorna para sua 2ª...
O GSH Banco de Sangue de Brasília está enfrentando uma situação crítica. Os estoques de bolsas de sangue, que já vinham passando por...
Comments