top of page

Benjamín Mora (ARG) apresenta Música Popular Extranjera no Eye Patch Panda

No dia 12 de julho (sexta), o músico argentino Benjamín Mora desembarca em Brasília para lançar o EP autoral Música Popular Extranjera - MPE. O show ao vivo vai ocupar o espaço Eye Patch Panda, na Asa Sul, a partir das 20h, envolvendo o público com live-looping de música sul-americana. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.


Benjamin Mora é multi-instrumentista, cantor, compositor, produtor e gestor cultural, nascido na Patagônia. Artista nômade, há mais de sete anos pesquisa ritmos tradicionais argentinos, brasileiros e latino-americanos. MPE é seu primeiro disco e foi gravado na Chapada dos Veadeiros com recursos do FAC-Goiás. O EP apresenta um recorte da pesquisa musical que permeia a caminhada do artista pelo Brasil e América do Sul, desde 2017. 

MPE explora conceitos como estrangeiridade, identidades culturais, misturas e multiculturalidade nas obras de artistas migrantes, evidenciando recursos de composição e arranjos com sonoridades diversas. Além da música, é a poesia a que dá sentido e unidade a este trabalho, que viaja pelo tempo e conversa com obras de artistas como Atahualpa Yupanqui, Mercedes Sosa, Violeta Parra, Manu Chao, Bob Dylan e Caetano Veloso.

O show Música Popular Extranjera já foi apresentado em festivais no estado de Goiás, como o Ilumina 2023, Chapada Rock n' Blues 2022 e Jazz na Vila 2021. Também já passou em eventos culturais no Piauí e na Bahia. Durante a pandemia, foi apresentado em formato virtual no YouTube Live, com o apoio da Lei Aldir Blanc Goiás. O EP homônimo é um resumo do show, composto por quatro canções autorais.


+ Sobre o Disco



Atualizando a sonoridade da música nômade, Música Popular Extranjera - MPE entrega um som tão familiar quanto contemporâneo, que aceita tanto regionalismos quanto linguagens globalizadas. É um som de fora e daqui. Um disco autoral que promove a mistura e a troca, a aproximação e a diferença. Quem ouve, pode identificar batidas de cumbia com sonoridade de piseiro, samba jazz em espanhol, folclores argentinos com timbres de neo-soul e blues rock recitado em versos de milonga. Ouve ainda congas, gaitas, güiros e baterias gravadas em estúdio como também em samples e teclados gravados digitalmente, além de cantos de pássaros e efeitos que acompanham a guitarra e a voz de Benjamín Mora.



Com letras, voz e guitarra de Benjamín Mora, a gravação do disco contou com a participação de Flávio Marciano no contrabaixo e de Raphael Mosquito na percussão e bateria. A mixagem é de Ricardo Mosca, ganhador de dois Grammy Latino, e a masterização é de Daniel Tapia, indicado ao Grammy Latino 2018. O EP está disponível nas principais plataformas digitais de áudio e no YouTube, com legendas LSE e interpretação em Libras.



+ Sobre Benjamín Mora


Músico latino-americano e nômade nascido na Patagônia argentina e atuante no mercado brasileiro desde 2017. Em shows ao vivo, explora a técnica do live-looping, onde grava e mixa, em tempo real, camadas sonoras com guitarras, baixos, gaitas, percussões, vozes e samples que nos fazem viajar por toda América Latina. Se apresenta tanto em formato solo, duo ou banda, evidenciando uma versatilidade musical individual e coletiva. Sua caminhada e pesquisa musical não ignoram nem os lugares e nem o momento por onde passa, confluindo numa musicalidade nômade contemporânea.


SERVIÇO

Benjamín Mora lança MPE no Eye Patch Panda

Quando: 12 de julho, às 21h30

Onde: Eye Patch Panda -  514 Sul, Bloco A, Loja 16

Comments


bottom of page