BEYOND VAN GOGH em Brasília no ParkShopping


Apesar de uma carreira e de uma vida curta, marcada por tropeços e desilusões, Vincent Van Gogh criou uma obra tão deslumbrante que com o passar dos anos sua importância e magnitude o transformaram em um verdadeiro patrimônio da história mundial das artes plásticas.

Depois de impressionar e encantar o público em diversos países do mundo e ser vista por mais de 10 milhões de pessoas, a Exposição Imersiva “Beyond Van Gogh” chegou em São Paulo em 17 de março e tamanho foi o sucesso que a temporada foi prorrogada até 3 de julho. Assim a estreia em Brasília foi adiada para 4 de agosto, quando a exposição desembarcará no ParkShopping.

A edição paulistana, ainda em curso, já computa mais de 300 mil visitantes. Os ingressos para a temporada de Brasília estarão disponíveis a partir de 15 de junho em www.vangoghbrasil.com.br

“Beyond Van Gogh” é uma viagem extraordinária e envolvente, um misto de luz, arte, cor, música e formas, projetadas no chão e nas paredes, dando ao visitante a sensação de estar dentro das obras do pintor. Para abrigá-la, será construído um enorme pavilhão de 2.500 metros quadrados no estacionamento do ParkShopping. “Estamos ansiosos por receber Beyond Van Gogh. Brasília é uma capital modernista, admirada mundialmente por seus traços, pela sua dinâmica e pelas suas obras expostas a céu aberto. O ParkShopping está a caminho de completar 40 anos na cidade. Como um centro de experiências, fomentador da cultura e da arte, ter as obras de Van Gogh em nosso espaço é um presente para o PKS e para os brasilienses”, observa Natália Vaz, superintendente do ParkShopping.

Embalada por uma trilha sonora contemporânea, que inclui nomes como Miles Davis, Pat Metheny, John Hopkins e o vencedor do Oscar Alexander Desplat, e usando os sonhos, pensamentos e palavras do artista, a exposição conduz a uma nova apreciação do trabalho do mestre holandês e traz uma reflexão de como o artista continua influenciando e se relacionando com os amantes da arte no mundo todo.

https://open.spotify.com/playlist/0o9CxXVDyDHqZ33cNEhUp5

Em sua “versão brasileira”, a exposição faz parte das comemorações oficiais do Aniversário de 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, influenciada pela obra do artista holandês. Beyond Van Gogh foi inaugurada no Brasil exatamente 121 anos depois da primeira grande retrospectiva da obra do pintor em Paris, no dia 17 de março de 1901, que lançou definitivamente sua obra ao estrelato, atraindo críticos de toda a Europa, organizada por sua cunhada Joanna Van Gogh, que herdou as telas do mestre.

Beyond Van Gogh, uma Experiência Imersiva Extraordinária

Vivida por milhões de pessoas ao redor do mundo, a experiência Beyond Van Gogh usa tecnologia de projeção de ponta para criar uma viagem sensorial extraordinária, apresentando cerca de 350 obras do artista que, livres de molduras, ganham vida, aparecem e desaparecem, fluem por múltiplas superfícies, projetadas no chão e nas paredes que se envolvem em luz, cor e formas para revelar flores, cafés, paisagens.

Para isso, a configuração de projeção brilha por meio de 332.000 lumens – que determina a intensidade da luz – de 40 projetores, cada um classificado para 10.000 lumens. Cada projetor, por sua vez, se conecta a um dos 12 computadores com monitores utilizando a premiada tecnologia “Watchout” de várias telas. O sofisticado equipamento utiliza três distribuições completas que ultrapassam 100 amperes com 1000 metros de cabos e mais de 400 metros de estrutura suspensa e mais de 500 metros quadrados de tecidos espalhados por todo o pavilhão, para transformá-lo em uma grande tela móvel.

Idealizada pelo Normal Studio de Montreal, Canadá, a experiência Beyond Van Gogh é uma realização da Blast Entertainment, empresa da DCSET Group, que já promoveu, entre outras exposições, a Elvis Experience, mostrando pela primeira vez fora de Graceland itens pessoais do Rei do Rock, e a Space Adventure, um enorme sucesso que trouxe pela primeira vez à America Latina mais de 300 itens originais da NASA para contar a história da aventura do homem no espaço.

Beyond Van Gogh” tem patrocínio oficial do Lenovo e Intel. E conta ainda com o apoio do ParkShopping e parceria de Flix Media, JCDecaux e Portal Metrópoles.