top of page

Biblioteca Demonstrativa promove lançamento de livro com poesias haicai dos alunos da Escola Classe 305 Sul



A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, será palco do lançamento de um livro especial de haicais, criado pelos alunos da Escola Classe 305 Sul que participaram de uma oficina de Haicai, realizada no dia 17 de maio deste ano. A atividade foi conduzida por David Rodrigues, professor de educação especial, escritor, pesquisador, doutor pela Universidade de Lisboa e curador da Biblioteca Demonstrativa. 

Durante a oficina, mais de 40 crianças de 10 a 11 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, mergulharam na leitura de haicais e foram estimuladas a criar seus próprios poemas, inspiradas pela observação e imaginação do mundo ao seu redor. A experiência proporcionou um momento lúdico e marcante, trazendo uma nova perspectiva criativa sobre este estilo poético japonês. “As crianças têm formas distintas e alternativas de olhar o mundo e quando têm oportunidade de exprimir estas visões deparamo-nos com recortes de enorme dimensão de beleza e poética”, ressalta David Rodrigues. 

O livro, composto pelos haicais dos próprios alunos, será lançado no dia 5 de setembro, às 14h, na Biblioteca Demonstrativa (EQS 506/507, Asa Sul), em Brasília-DF. A iniciativa faz parte da programação cultural da Biblioteca Demonstrativa e visa incentivar e valorizar a produção literária dos alunos, além de prestigiá-los por suas criações poéticas. "Criança é Poesia. Poesia é como criança. Doce, leve, às vezes um agito aqui, tira um sono ali, criança e poesia me remetem à vida. Que grande oportunidade trabalhar com crianças que criam poesias. Tenho muita sorte!", destaca a escritora e diretora-presidente do Instituto Incluir, Carina Alves. 

Sobre a programação cultural da BDB 

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração Nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Comments


bottom of page