top of page

Biblioteca Demonstrativa promove oficina on-line de revisão textual para escritores

Nos dias 8, 9 e 10 de julho, das 19h às 21h, o canal oficial da BDB Cultural no YouTube transmitirá ao vivo a oficina “Revisão Textual para Escritores”, ministrada pela preparadora e revisora Priscila Calado. A atividade integra a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, e é voltada a escritores iniciantes e experientes, interessados em aprimorar suas práticas de escrita e revisão.

Com quase duas décadas de atuação na área, Priscila Calado é revisora, preparadora de originais, assistente editorial e parecerista na Avá Editora. Atualmente é também mestranda em Literatura na Universidade de Brasília (UnB), professora, mediadora de leitura e escritora. Em sua trajetória, já trabalhou com textos acadêmicos, publicitários e jornalísticos, mas desde 2019 dedica-se exclusivamente ao setor editorial.

Durante os três encontros virtuais, os participantes terão contato com todas as etapas do trabalho de revisão, desde o processo de produção de um livro até os limites e responsabilidades de cada profissional envolvido. Serão abordados temas como o fluxo de produção de um original, as partes que compõem uma obra, padronizações e orientações importantes para quem escreve, o passo a passo da revisão textual, criação de diálogos e pontos gramaticais essenciais.

A oficina é gratuita, aberta ao público, com inscrição prévia via formulário disponível aqui. Para participar, basta acessar o canal oficial da BDB Cultural no YouTube nos dias e horários programados. A coordenadora cultural da Biblioteca Demonstrativa, Marina Mara, destaca que a oficina contribui diretamente para o fortalecimento da cadeia do livro e da formação literária no país. “A proposta é oferecer ferramentas práticas para escritores que desejam não apenas escrever bem, mas compreender todo o processo editorial. Essa oficina é mais uma ação da BDB Cultural para democratizar o acesso ao conhecimento e valorizar o trabalho técnico e criativo que existe por trás da literatura”, afirma.


Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Comentarios


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page