top of page

Biblioteca Demonstrativa recebe lançamento do site Praça Clóvis e exposição sobre literatura brasileira

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, será palco de uma importante celebração da literatura brasileira contemporânea. Como parte de sua programação cultural, o espaço recebe, no dia 19 de maio, o lançamento do site Praça Clóvis, um mapeamento crítico da produção literária nacional das últimas cinco décadas, além de uma exposição de ilustrações e um ciclo de debates que discutem romances marcantes da história recente do país.

O projeto Praça Clóvis foi idealizado por um coletivo de pesquisadores ligados ao Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC), da Universidade de Brasília (UnB), sob coordenação da professora Regina Dalcastagnè. Ao longo de três anos, mais de 300 pessoas participaram da iniciativa, resultando em uma plataforma aberta ao público que reúne resenhas e análises de romances brasileiros publicados de 1970 até os dias atuais. O objetivo é oferecer uma ferramenta acessível e crítica para pesquisadores, professores, estudantes, bibliotecários, profissionais do mercado editorial e leitores em geral.

Como parte das ações de lançamento, a Biblioteca receberá a exposição Praça Clóvis – literatura e artes visuais, que apresenta cerca de 50 ilustrações baseadas nas obras resenhadas no site, com curadoria do artista visual e escritor Léo Tavares. A abertura acontece no dia 19 de maio, às 19h, com coquetel, apresentação musical de Ana Reis e Trio e visita guiada gratuita. A mostra segue aberta para visitação até o dia 26 de junho, com entrada franca.

A programação também inclui o ciclo de debates "Encontros na Praça: romances para pensar o Brasil", que vem sendo realizado presencialmente e com transmissão ao vivo no canal @bdbcultural no YouTube. A atividade propõe uma leitura crítica de romances brasileiros significativos desde os anos 1970 até os dias atuais, com mediação de pesquisadoras do projeto e participação de convidados. Em maio, os encontros debatem O cachorro e o lobo, de Antônio Torres (08/05), e Becos da memória, de Conceição Evaristo (22/05). Em junho, o ciclo aborda O que deu para fazer em matéria de história de amor, de Elvira Vigna (05/06), e Onde pastam os minotauros, de Joca Reiner Terron (26/06). A atividade é gratuita, aberta ao público e oferece certificado aos participantes.

"O site Praça Clóvis é uma importante cartografia da produção literária do Brasil. Levar a exposição, os encontros junto à comunidade e o lançamento do site para uma biblioteca pública é uma forma de ampliar o debate e os olhares sobre o Brasil de hoje e o país que queremos ajudar a construir", afirma a professora e coordenadora do projeto, Regina Dalcastagnè. 


Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Serviço:

Lançamento do site Praça Clóvis e abertura da Exposição

Data: 19 de maio (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Biblioteca Demonstrativa - 506/507, Asa Sul, Brasília-DF

Entrada gratuita

Transmissão ao vivo: canal oficial da @bdbcultural no YouTube


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page