Biblioteca Demonstrativa recebe palestra “Literatura na Música”, de Cátia de França no dia 3 de julho
- Rodrigo Carvalho
- 26 de jun.
- 3 min de leitura

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, recebe no dia 3 de julho (quinta-feira), das 18h às 20h, a multiartista Cátia de França para a palestra “Literatura na Música”, que une música, poesia, ancestralidade e memória cultural em uma vivência única. O evento, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da @bdbcultural no YouTube, faz parte da programação do projeto BDB Cultural e promete uma noite de encontros marcantes entre arte e ancestralidade.
A iniciativa é uma parceria com o projeto Brasilidade Candanga, e reforça o compromisso com a valorização da produção artística brasileira e dos saberes populares. Natural de João Pessoa (PB), Cátia de França é indicada ao Grammy Latino 2024 com o álbum No Rastro de Catarina, reafirmando seu lugar entre as vozes mais inventivas da música brasileira. Com sete discos lançados entre 1979 e 2024, sua trajetória é marcada por experimentações sonoras, lirismo e parcerias icônicas com artistas como Zé Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Chico César, Elba Ramalho e Bezerra da Silva.
Mais do que cantora e compositora, Cátia é também escritora, sonoplasta e diretora musical, com uma carreira que transita pelas artes cênicas, visuais e literatura. A palestra na Biblioteca Demonstrativa será uma oportunidade rara de mergulhar em sua trajetória multifacetada, que atravessa décadas e biomas culturais do Brasil.
A abertura do evento contará com a performance poética do poeta e trovador Manoel Cavalcante de Souza Castro, natural de Pau dos Ferros (RN), cuja obra celebra a literatura de cordel e a poesia popular nordestina. Vencedor do título de “Magnífico Trovador” em Nova Friburgo (2019), Manoel levará ao público suas performances que unem lirismo e oralidade, sempre com um olhar sensível para as narrativas da inclusão.
A mediação será conduzida por Gui Cerradim (Guilherme Rabello), cantor, compositor, violeiro, educador musical e produtor cultural com forte atuação na valorização da cultura popular e do bioma Cerrado. Fundador do coletivo Cerradims, Gui conduz há mais de uma década ações artísticas em espaços públicos, promovendo o encantamento por meio da arte de rua, da música e da poesia.
“Celebrar Cátia de França na Biblioteca Demonstrativa é a materialização de nossa missão, a de enaltecer a literatura brasileira. Cátia é, sem dúvida, o maior ícone da literatura nordestina e do cancioneiro popular contemporâneo”, ressalta Marina Mara, poeta e coordenadora-geral do projeto BDB Cultural.
Com entrada franca sujeita à lotação do espaço, o evento reforça o papel da Biblioteca Demonstrativa como centro de promoção da diversidade artística e do pensamento crítico. Uma celebração da força da música, da palavra e da cultura viva brasileira. A Biblioteca Demonstrativa fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Serviço:
Palestra Literatura na Música
Data: 03 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: das 18h às 20h
Local: Biblioteca Demonstrativa, 506/507, Asa Sul, Brasília
Entrada gratuita sujeita à lotação
Transmissão ao vivo pelo canal da @bdbcultural no YouTube
Comments