top of page

Botiverso: a inovação do Boticário para descobrir novos talentos


De acordo com o Censo dos Criadores de Conteúdo do Brasil, realizado pela Squid, o país possui mais de 500 mil creators, dos quais 73% fazem parte do TikTok. Diante deste cenário, o Boticário amplia seu investimento no mercado de marketing de influência e anuncia a segunda edição do Botiverso, laboratório de criadores de conteúdos virtuais, voltados para o TikTok. A marca de beleza mais amada dos brasileiros* criou um formato inovador para engajar nano e micro influenciadores em uma das principais plataformas de conteúdo da atualidade. Antenado ao poder da “creator economy”, que movimentou aproximadamente R$82 bilhões no mundo, segundo informações Collabstr, o Boticário está em busca de novos talentos para potencializar o alcance da marca nas redes sociais e criar conexão com novos públicos. Em sua segunda edição e em cocriação com a agência SoWhat, o Botiverso contará com várias missões de criação de conteúdo de forma gamificada, nas quais os influenciadores serão avaliados de acordo com o desempenho. Qualidade, quantidade, engajamento e performance serão alguns dos critérios avaliados para a seleção dos finalistas. O grande vencedor da segunda edição ganhará um prêmio de R$50 mil, um contrato anual e a oportunidade de participar de uma campanha do Boticário. Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, conta que a marca acompanha as tendências de comportamento de consumo e percebeu uma oportunidade que, até então, não era explorada por outras empresas do setor de beleza. “O TikTok é uma ferramenta poderosa de entretenimento, conversa, compra, trends e convencimento. Sabemos do potencial da plataforma e, por meio do Botiverso, queremos aprofundar nosso relacionamento com criadores de conteúdo da plataforma, criando um cenário mais inclusivo e fazendo com que nossa marca chegue a novos lugares e novos consumidores”, conta a executiva. Para isso, a marca amplia em 2900% o número de vagas: em 2022, foram 10 creators selecionados para o projeto e, neste ano, 300 nomes farão parte do Botiverso. De forma mais estratégica, e com apoio de influenciadores experientes como Vivi Wanderley, Adam Mitch, Marina Cristofani, Matheus Pasquarelli e Tassiane Cruz para recrutar e orientar os participantes, O Boticário foca em reviews de produtos – um formato muito conhecido e com enorme potencial de entretenimento, conversa e conversão de leads. “Na última edição, tivemos mais de 1700 inscritos e perfis com grandes chances de crescimento nas plataformas, para apenas 10 vagas. Agora, mais creators terão a oportunidade de mergulhar nesse universo criativo conosco e, consequentemente, conquistar maior visibilidade nas redes sociais”, ressalta De Masi. Com a expansão do Botiverso, a empresa mostra o interesse em investir, cada vez mais, em um ecossistema em ascensão. Mundialmente, o mercado de criadores de conteúdo cresce mais de 40% ao ano desde 2019, aponta a Collabstr. Segundo a consultoria Influencity Marketing Hub, o Brasil tem cerca de 9 milhões de influenciadores digitais – montante equivalente à população total de Paraíba, Espírito Santo e Roraima, juntos.

Passaporte para o Botiverso Com inscrições abertas até 10 de setembro, o programa selecionará criadores que publicarem um review criativo de qualquer produto da marca no Tiktok, com a hashtag #EudeBoti e a #oBoticario. O objetivo da iniciativa é seguir atraindo, desenvolvendo e apoiando pequenos influenciadores do universo de beleza e, assim, estimular a criatividade para gerar conteúdos cada vez mais originais, além de ampliar o ecossistema de relacionamento da empresa com influenciadores digitais.

Para garantir que toda a essência do povo brasileiro seja representada no projeto, e acompanhar a capilaridade do Boticário, que está presente em mais de 4 mil pontos físicos por todo o país, a marca escolherá influenciadores de todas as regiões do Brasil. Além disso, ao menos 50% dos criadores de conteúdo farão parte de algum grupo de diversidade: raça, gênero, idade, Pessoas com Deficiência (PCD) e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). “Buscamos perfis autênticos, que tenham conhecimento sobre beleza e sejam capazes de apresentar a marca ao seu público de forma inovadora. Vamos explorar a diversidade e encontrar pessoas que estejam conectadas, de alguma forma, com o nosso portfólio. Temos diferentes marcas, cada uma com suas linhas de produtos, e que conversam com diferentes tipos de pessoas. Por isso escolhemos o TikTok, uma rede social muito plural, que tem potencial de engajar diferentes comunidades”, complementa a executiva. Uma pesquisa conduzida pela Nielsen, para o TikTok, revela que 76% dos usuários estão abertos a consumir conteúdos sobre novos produtos e 72% participariam de tendências/hashtags de marcas. Marcela destaca que, esta abertura da audiência é fundamental para desenvolvimento do Botiverso como uma comunidade que amplia o alcance da marca, e, ao mesmo tempo, fomenta novos criadores de conteúdo. “Entendemos a relevância da plataforma na construção de narrativas originais, engajamento do público, captação de leads, geração de tendências em lifestyle e influência na jornada de potenciais consumidores. São fatores importantes para a criação de conexões verdadeiras e profundas, que é o que buscamos, tanto com nossos consumidores quanto com os creators”, completa De Masi. Para mais informações sobre a campanha, acesse o perfil oficial da marca no TikTok: @oboticario  Serviço Botiverso – Aceleradora de creators do Boticário Inscrições gratuitas Prazo: até 10/09 Mais informações: TikTok Oficial da marca @Oboticario Convite: https://www.tiktok.com/@oboticario/video/7270255490515422470 #OndeTemAmorTemBeleza


Sobre O Boticário O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país, com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 45 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

Comments


bottom of page