Brasília celebra o Dia Mundial da Filosofia com Palestra e Encontro de Orquestras e Coros

O mês de novembro presenteia Brasília com sabedoria e música em alusão ao Dia Mundial da Filosofia. Os professores Lúcia Helena Galvão e Luís Carlos Marques Fonseca, renomados palestrantes nacionais, se apresentam em programação gratuita que abrange o Encontro de Orquestras e Coros com a Filarmônica Ipearte do Pará, Filarmônica Juvenil e Coro Juvenil Criança para o Bem, Orquestra Metropolitana, Movimento Sinfônico de Brasília, Orquestra Alberto Nepomuceno e o Coro de Câmara de Brasília. As atividades acontecem, respectivamente, no Auditório do Museu Nacional da República e no Teatro Plínio Marcos, nos dias 14 e 18, ambos com entrada franca.
A programação especial celebra o Dia Mundial da Filosofia, promovido anualmente pela Organização Internacional Nova Acrópole há 18 anos, desde que a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2005. Este ano o tema abordado é "Filosofia em Ação".
A profa. Lúcia Helena Galvão (@profluciahelenagalvao) falará sobre “Filosofia: lucidez para enfrentar os desafios do mundo atual". “A filosofia como modo de vida pode nos ajudar a colocar luz em tudo que fazemos e nos ajudar a tomar decisões mais conscientes”, esclarece a filósofa que é uma das mais respeitadas pensadoras contemporâneas do Brasil. Já o Prof. Luís Carlos Marques Fonseca, professor de filosofia há mais de 40 anos, fará a palestra magna abordando os princípios para aplicar a Filosofia em Ação, tema do evento.
Concerto
O Encontro de Orquestras conta com quatro orquestras e dois coros com a condução dos maestros Mário Brasil (Universidade de Brasília) e Ricardo Sousa-Castro (Movimento Sinfônico de Brasília). O concerto será a conclusão de um Workshop de Prática Orquestral que acontecerá em Brasília nos dias 16 e 17 reunindo Orquestras e Coros profissionais da Capital Federal e filarmônicos juvenis de dois projetos sociais – o Programa Criança para o Bem de Brasília e Ipearte de Marituba do Pará.
A iniciativa é uma realização da Nova Acrópole em parceria com a Universidade de Brasília, o Movsinfo, Ipearte e a Secretaria de Cultura do GDF.
Serviço:
Terça, 14/11 às 20h
Palestra com a Profa. Lúcia Helena Galvão
Filosofia: lucidez para enfrentar os desafios do mundo atual
Auditório do Museu Nacional da República
Sábado, 18/10 às 19h
Encontro de Orquestras e Coros
Teatro Plínio Marcos, Complexo Íbero-Americano
Orquestras: Filarmônica Ipearte (Pará) Filarmônica Juvenil Nova Acrópole (Brasília) Metropolitana (Brasília), Alberto Nepomuceno (Brasília) Coros: Câmara de Brasília, Criança para o Bem e Ipearte.
Sábado, 18/11 às 20h
Filosofia em Ação: Princípios para a aplicação da Filosofia
Palestra com Luis Carlos Marques Fonseca
Teatro Plínio Marcos, Complexo Íbero-Americano
Todos os eventos do Dia Mundial da Filosofia em Brasília são gratuitos.
Para mais informações, visite www.diamundialdafilosofia.com.br.