Brasília Moto Festival celebra os 62 anos de Brasília com vasta programação gratuita


A primeira edição do Brasília Moto Festival (BMF 2022) acontece de 20 a 24 de abril de 2022 no Parque de Exposições da Granja do Torto com entrada franca e doação voluntária de 1kg de alimento que será encaminhado ao Instituto Reciclando o Futuro, que desenvolve relevante trabalho social no DF.

O BMF 2022 vai reunir motociclistas, triciclistas, jipeiros e motoclubes de todo o país em torno da paixão pelo universo das rodas, Rock ́n Roll, luta livre com a Trupe do Trovão, Cigano Globo da Morte, Praça de Alimentação com gastronomia, cervejas artesanais e multimarcas, Parque Infantil Diversom do Circo Teatro Udigrudi, exposição de carros antigos, acessórios, tatuadores, espaço dos motoclubes com tendas e suas estruturas, área de camping para triciclistas e motor homes, além de estacionamento gratuito para motos, carros antigos, jipes e carros de passeio.

A maratona ainda vai contar com Feira de Adoção de cães e gatos e uma grande Feira de Artesanato com nomes do DF e Entorno. O BMF 2022 é Pet Friendly e segue o lema “Traga seu amigo pet para curtir com você!".

A programação musical vai de quarta a sábado (20 a 23 de abril) e conta com 24 bandas que se revezam entre o Palco principal e “Celeiro Bar” em uma maratona de cinco dias. No dia 20 de abril (quarta) se apresentam no Palco as bandas Cloning Stones, Simple Man e a Banda Magoo com a Orquestra Filarmônica de Brasília. Já no “Celeiro” rolam os shows de Bartô, Geriatric Band e Ligação Direta.

Na quinta (21 de abril) é a vez de Sol Leles e Banda, Mr. Hyde e Old is Cool no Palco. O “Celeiro” recebe Cerrado Kentucky, Moraes Brothers e Rota Capital. No dia 22 (sexta) tem Haroldinho Mattos e Baú Revirado e Brazilian Blues Band no Palco e Solange, Bazar Band e Caça Níqueis no “Celeiro Bar”.

No sábado (23) o Palco traz Quinta Essência, Estágio Probatório e Caça Níqueis. Já o "Celeiro" apresenta Procurados Blues Band e Jack Walker e Ray Titto e os Fabulosos Calabares.

A programação ainda conta com performances de Luta Livre com a Trupe do Trovão nos dias 22 e 23 de abril, às 21 horas.

“O BMF surgiu depois de dois anos de afastamento das pessoas por conta da pandemia, e chega com a intenção de que triciclistas e motociclistas pudessem se encontrar novamente em um ambiente aconchegante, de amizade e com a cara daqueles encontros lá do início do movimento”. Conta Marco Portinho, organizador do Brasília Moto Festival.

“Os primeiros encontros de moto em Brasília começaram em meados de 2000 e aconteciam na orla do Lago Sul, perto da Concha Acústica. Eram eventos simples, mas sempre muito gostosos, com esse clima de fraternidade. Depois de alguns anos desse movimento, o número de motos e triciclos na cidade aumentou e os eventos seguiram esse mesmo caminho”. Conta Portinho, que foi organizador do Brasília Moto Capital e agora está em carreira solo, em busca de resgatar o estilo, dessa pegada mais roots, mais raiz do motociclismo. Por isso o slogan do evento é “De volta às origens" e se reafirma como uma ode ao espírito motociclista que une simplicidade e experiência de muitas milhas rodadas.


O Brasília Moto Festival também valoriza a arquitetura e urbanismo de Brasília, com suas vias amplas e paisagens estonteantes que têm o céu do Planalto como cenário. “Brasília é perfeita para o motociclismo, não é à toa que a Secretaria de Turismo do DF lançou recentemente a ‘Rota Brasília Sobre Rodas’, que apresenta locais especiais para se visitar de moto”. Celebra Marco Portinho.

Durante a realização do BMF 2022 no Parque de Exposições da Granja do Torto, outro evento acontece em paralelo, o Brasília Bike Camp, que vai contar com circuitos de Mountain Bike, ou seja, serão dois eventos do mundo das rodas para se curtir no mesmo espaço simultaneamente.

O Brasília Moto Festival tem o apoio da Secretaria de Turismo (SETUR-DF) e produção da Espírito Livre Produções Ltda e Arara Azul Gestão e Eventos, com realização da Habra (Associação do Homem de Bem de Amanhã do Brasil).

Programação:

20 de abril (quarta):

Palco:

20:00 às 21:15 - Cloning Stones - Tributo Rolling Stones

21:30 às 22:45 - Simple Man - Tributo Lynyrd Skynyrd

23:00 às 00:15 – Magoo com a Orquestra Filarmônica de Brasília - Tributo Queen

Celeiro Bar:

22:00 às 23:15 - Bartô - Rock & Roll

23:30 às 00:45 - Geriatric Band - Rock & Roll

01:00 às 02:15 – Ligação Direta - Blues autoral

21 de abril (quinta):

Palco:

20:00 às 21:15 - Sol Leles e Banda - Rock & Roll

21:30 às 22:45 - Mr. Hyde - Rock & Roll

23:00 às 00:15 - Old is Cool - Rock & Roll

Celeiro:

22:00 às 23:15 – Cerrado Kentucky - Country Rock

23:30 às 00:45 - Moraes Brothers - Rock & Roll

01:00 às 02:15 – Rota Capital - Rock & Roll

22 de abril (sexta):

Palco:

20:00 às 21:15 - Haroldinho Mattos - Tributo Jimi Hendrix

21:30 às 22:45 - Baú Revirado - Tributo Raul Seixas

23:00 às 00:15 – Brazilian Blues Band - Blues autoral

Celeiro:

22:00 às 23:15 - Solange - Rock nacional

23:30 às 00:45 - Bazar Band - Rock & Roll

01:00 às 02:15 - Caça Níqueis - Rock autoral</