“Brasília, Outro Planeta” revela olhar único e inovador da capital no Conjunto Nacional


Exposição com obras fotográficas de Bento Viana celebra os 62 anos de Brasília, com acesso gratuito

O olhar único e inovador do fotógrafo Bento Viana sob a cidade de Brasília pode ser conferido na exposição "Brasília, Outro Planeta”, no Conjunto Nacional, até o dia 15 de maio. A exibição das 15 obras do artista é resultado de uma parceria do shopping com o SESC DF e com a Bento Viana Galeria, em comemoração ao aniversário de 62 anos da capital. O acesso é gratuito.


O conceito ‘Brasília, Outro Planeta’, foi criado por Bento Viana inspirado pela frase do astronauta Yuri Gagarin quando viu a cidade pela primeira vez: ‘A impressão que eu tenho é a de estar chegando a um planeta diferente’. “A mostra oferece uma homenagem a essa original cidade ao contemplar ângulos inesperadamente belos e interessantes de monumentos e símbolos comumente conhecidos”, explicou Viana.


As imagens capturadas por drone compõem uma coleção de fotografias imaginadas por Bento há alguns anos, e que somente puderam ser concretizadas após um longo período de maturação de ideias, evolução técnica e tecnológica.


Bento Viana é carioca e chegou em Brasília em 1979, aos oito anos de idade. Foi nessa época que o artista segurou uma câmera pela primeira vez, emprestada do fotógrafo Carlos Terrana, e vivenciou o sentimento de propósito. “É na fotografia que eu me realizo, ao traduzir essa Terra para a linguagem da luz”, contou. O profissional acumula mais de vinte e cinco anos de experiência e participou de cerca de 40 exposições individuais e coletivas. Em sua carreira, viajou por todo o Brasil, pela Antártica, América do Norte, América do Sul, Europa e África. Foi um dos criadores da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, vista por mais de120 mil pessoas em Brasília e São Paulo.


Seu olhar atento e curioso o levou a encontrar matizes e nuances originais de cores e silêncios, abrindo novas possibilidades para registros fotográficos de cidades. Em abril de 2014, lançou a exposição e o livro Do Céu, Brasília, reconhecido como uma das principais publicações de arte já produzidas sobre a Capital Federal. Possui cinco livros de fotos já publicados que imortalizaram cidades.

SERVIÇO:

Exposição “Brasília, Outro Planeta”

Data: De 21 de abril a 15 de maio de 2022

Hora: Visitação no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h

Local: 1º Piso do Conjunto Nacional, Ala Norte (próximo aos restaurantes Commo e Outback)

Acesso gratuito